Apple Pay: Conheça o sistema de pagamento da marca
Entenda como funciona o Apple Pay, como ele funciona, como utilizá-lo e se vale a pena.
Artigo escrito por Thiago Sousa em 18 de Novembro de 2022
Os meios de pagamento hoje em dia são diversos e com isso, o pagamento por aproximação ganhou grande importância, como o Apple Pay.
Com esse sistema, fica muito mais fácil fazer os pagamentos do dia a dia, levar menos cartões no bolso e tudo de maneira segura.
Na verdade, ele não é só para fazer pagamento por aproximação, há outras utilidades que podem ser bem interessantes para você que usa algum aparelho da empresa da maçã.
O que é Apple Pay?
Como brevemente mencionado anteriormente, o Apple Pay é uma tecnologia que serve para pagamentos, transações e serve como uma carteira digital desenvolvida pela própria Apple e lançada em 2014.
A principal ideia é substituir sua carteira física que fica cheia de diversos cartões e dinheiro físico para armazenar tudo isso em apenas no seu celular ou outro dispositivo Apple.
Além de ser possível usá-lo para pagar uma conta no restaurante, é possível usá-lo até compras na internet.
VEJA TAMBÉM: AirTag Apple: como funciona? Conheça os detalhes
Quais lojas aceitam o Apple Pay?
Na verdade, não existem lojas específicas que aceitam o pagamento do Apple, até porque, você paga com o cartão de crédito/débito cadastrado no aplicativo.
Então, se você ver algum dos símbolos abaixo, é porque o estabelecimento aceita esse tipo de pagamento.
Mas de forma geral, é possível passá-lo em:
- Padarias;
- Posto de gasolina;
- Restaurantes;
- Supermercados e diversos outros.
Em alguns países (como China, Estados Unidos e Japão) é possível você cadastrar o cartão do transporte e pagar com o dispositivo por aproximação.
Inclusive, se o lugar aceita pagamento por aproximação, é possível usar seu cartão físico e só aproximá-lo também.
Quais cartões são aceitos no Apple Pay?
No Apple Pay você consegue cadastrar os seguintes cartões:
- Banco do Brasil
- Banco Inter
- Bradesco (cartões de crédito e débito Visa)
- BTG Pactual
- Itaú
- Nubank
- Porto Seguro
- Woop! Sicredi
Alguns cartões ainda estão sendo adicionados na plataforma, mas ainda faltam alguns bancos que o Google Pay, por exemplo, já tem disponível.
Apple Pay é diferente da Carteira?
Na verdade, o Apple Pay está dentro do aplicativo Carteira. Até porque, ele é um sistema de pagamento apenas, mas é nesse aplicativo que você vai armazenar seus cartões e até outras funcionalidades.
No app Carteira, além de armazenar o app Carteira, é possível colocar seus cartões de embarque, ingressos de shows e outras opções.
LEIA TAMBÉM: DV da conta Santander: O que é? Descubra agora!
Como instalar e usar o aplicativo
Apple Wallet
Facilite os pagamentos, guarde seus ingressos e mais com o Apple Pay.
Antes de mais nada, como o próprio nome indica, ele é voltado apenas para dispositivos da Apple: iPhone, iPad, Watch e Macs.
Para usá-lo, basta procurar pelo aplicativo Carteira que já vem instalado no dispositivo.
Depois disso, dentro do aplicativo você consegue adicionar seus cartões. Ao selecionar, será necessário colocar os dados do cartão e algumas informações para completar o cadastro – caso queira, é possível cadastrar o cartão virtual.
Quando quiser utilizar o aplicativo, basta pressionar o botão de ligar/desligar duas vezes seguidas (ou o botão do meio nos iPhones mais antigos). Para liberar o app, ele solicitará a autenticação do Face ID e manter uma segurança maior.
Apple Pay é seguro?
Sim! Ao passar o seu cartão pelo Apple Pay, a plataforma envia um código de transação para o estabelecimento ao invés dos dados do seu cartão.
Além disso, os cartões ficam associados ao ID Apple para ter mais segurança em gerenciá-los em diversos dispositivos, o que também pode ajudar em muito caso você perca o dispositivo e seu cartão se perca também.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Thiago Sousa Redator
Analista de conteúdo apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.