Apesar de não serem tão frequentes, os códigos de erro da Caixa Econômica Federal podem acontecer a qualquer momento e impedir que você acesse sua conta via internet de uma hora para outra.
Seja qual for o código (05 55, 0545, ou 98), ainda é importante manter a calma e consultar as tratativas disponíveis para contornar o seu problema.
Neste conteúdo você encontrará todos os códigos de erro da Caixa e conhecerá algumas soluções para que você possa acessar o seu aplicativo ou internet banking novamente. Veja os detalhes a seguir.
LEIA TAMBÉM: Os melhores bancos digitais com taxa zero para abrir conta
Como já falamos aqui, além dos códigos de erro 0555, 98 e 0545, também existem outros problemas que podem afetar a sua conta Caixa.
Por isso, nós sugerimos que busque pelo código de erro Caixa que está sendo apresentado em sua tela abaixo para economizar o seu tempo:
O código de erro 0555 (COD 05 55) do cartão Caixa significa que o comprador não possui saldo suficiente para realizar uma transação.
No caso do cartão de crédito, é possível que este problema esteja atrelado ao limite do mesmo, que pode estar abaixo do valor do produto ou serviço desejado.
Para resolver, você deve verificar o limite disponível do seu cartão. Caso o erro persista, nós sugerimos que você tente passar a sua compra com outro cartão, uma vez que se a compra novamente for recusada, pode ser que seja um problema da maquininha.
Em contrapartida, o significado do código 0545 Caixa ainda é um pouco nebuloso, uma vez que a instituição não informa muitos detalhes sobre ele.
Entretanto, é bastante provável que o mesmo represente algum erro da sua conexão de internet ou aponte uma falha no servidor da Caixa.
Desativar a sua conexão via Wi-fi e tentar acessar a sua por 3G pode resolver o seu problema. Contudo, se mesmo assim ele persistir, será necessário aguardar algumas horas para tentar acessar sua conta Caixa novamente.
A Caixa não específica o que os códigos de erro 0219 (COD 02 19) e 0220 significam. De todo modo, ele está se tornando cada vez mais comum na vida dos correntistas da instituição.
Ainda que os problemas que causem essa falha não sejam especificados pela Caixa, existem tratativas que podem te ajudar a contornar o problema, como reinstalar o aplicativo.
No entanto, problemas como esse geralmente estão ligados ao próprio sistema da Caixa. Por isso, nestes casos não há muito a se fazer a não ser esperar o aplicativo normalizar novamente.
A falha na validação do limite 99 Caixa é outro problema que está atrelado a conexão de internet, que também pode ter causa na rede do usuário ou no servidor da instituição.
Por isso, para resolvê-lo, nós indicamos que você cheque a conexão do seu aparelho, tentando acessar outro site ou aplicativo para testar a conectividade do seu celular ou computador.
Verifique se o seu aplicativo Caixa está atualizado. Você pode checar essa informação na loja de aplicativo do seu celular, como Google Play e App Store.
Você também pode fechar e abrir o aplicativo para tentar novamente, e, caso o erro persista, a melhor alternativa será aguardar uma hora para tentar acessar novamente.
Além dos códigos de erro mais populares que já citamos aqui, existem outros tipos de falhas menos frequentes que podem impactar o seu aplicativo Caixa. Você pode consultar mais detalhes sobre eles a seguir.
O código de erro Retorno 43, indica que a Caixa Econômica Federal não permitiu uma transação ou compra por bloqueio do cartão.
Isso pode acontecer quando o cartão do titular é roubado ou furtado, e o banco faz o bloqueio para evitar fraudes ou usos indevidos do produto. Este, é um protocolo comum.
Sendo assim, caso queira desbloquear o cartão, você deve entrar em contato com a Caixa Econômica para resolver esse impasse.
O código de erro 01 no Caixa, tem relação com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do usuário. Geralmente, ele significa que o benefício já está disponível.
Desse modo, o cliente da Caixa e beneficiário, já pode sacar o valor que foi depositado. Mas, deve lembrar de verificar se a quantia está correta. Em seguida, pode utilizá-la como desejar.
Quando o Caixa Tem encontra algum erro, é comum que o app envie o código X5. Por exemplo, quando o CPF já está cadastrado em outro dispositivo ou tem atualizações que são necessárias.
Portanto, o código X5 já pode indicar no momento o que deve ser feito para continuar utilizando os serviços da plataforma.
Assim, ao entender o problema, o indivíduo pode seguir as orientações dadas e tomar as ações solicitadas por meio do contato com a Caixa Econômica Federal.
Por fim, o código de erro 98 no Caixa Tem. Este, é enviado quando algumas transações não são autorizadas, para explicar o que foi que impediu a movimentação.
Por exemplo, quando o aplicativo não libera o envio de uma determinada quantia. Para resolver isso, o indivíduo deve entrar em contato com o banco tradicional e ver o que pode ser feito.
VEJA TAMBÉM: Encontre o número da agência e conta Caixa e onde encontrá-los no cartão
Para gerar alguma senha ou habilitar serviços no Caixa Tem, é preciso utilizar o código autenticador do app. A sequência de números e letras visa proteger o usuário e os dados.
Mas, quando as letras e números não pode ser utilizados, a plataforma envia a mensagem “Código inválido”. Nesse caso, basta gerar um novo código com caracteres diferentes.
Se o erro persistir, entre em contato com a Caixa Econômica Federal e a acione para resolver o problema e você conseguir gerar seu código.
Como pôde ver, existem inúmeros códigos que podem ser usados no Caixa Tem, e cada um apresenta uma situação.
Por isso, não existe apenas uma maneira exata de resolver os erros. No entanto, a principal forma, e a que serve para todos os códigos, é entrando em contato com a Caixa Econômica para ela instruir no que fazer.
Às vezes, pode ser um código que indica um benefício depositado, ou cartão bloqueado. Portanto, para não ter dúvidas e não cometer um erro, vale a pena procurar a instituição financeira.
Caso o erro persista mesmo após fazer todas as tratativas que falamos aqui, as chances do problema estar relacionado ao própria sistema Caixa é extremamente alta.
Por ser um aplicativo de banco, ele está sujeito a falhas que podem acontecer por inúmeros motivos, fazendo com que os seus correntistas fiquem impedidos de acessar sua conta.
Você pode consultar se a sua falha está acontecendo com outras pessoas por meio do Downdetector, além de conseguir registrar sua queixa no site.
Nessas situações não sobra muitas opções a não ser esperar o app voltar a funcionar ou entrar em contato com a Caixa para obter o suporte adequado.
Em casos de dúvidas mais pontuais ou códigos de erro Caixa mais específicos, você pode entrar em contato com um atendente por meio do telefone Caixa Tem através dos seguintes números:
VEJA TAMBÉM: Não consigo entrar no Caixa Tem: como resolver?