Já sabe o que é correntista? Descubra agora o que significa este termo
O que significa ser correntista? Você já deve ter ouvido esse termo, mas talvez não saiba o que é. Por isso, leia o artigo e descubra.

Existem muitos termos bancários e do mercado financeiro que causam dúvidas, mas outros são bem simples e fáceis de entender. Por exemplo, o que é correntista.
Seria este o termo para definir a pessoa que abre a conta corrente ou aquela que administra? Tem alguma complexidade na explicação?
Certamente você já ouviu o termo correntista por diversas vezes. Mas, será que sabe ao certo do que se trata? Vamos te contar mais detalhes a seguir!
VEJA TAMBÉM: O banco pode retirar dinheiro da minha conta corrente?
O que é correntista?
Entender o que é correntista é bem fácil. Afinal, é basicamente o adjetivo usado para classificar quem é titular de uma conta corrente em um estabelecimento bancário.
Só isso? Sim, só isso. Se você tem uma conta corrente aberta em qualquer banco, você pode ser chamado de correntista e tem todos os direitos que são reservados.
Lembrando que correntista é apenas o titular da conta. Se outras pessoas forem atreladas, elas são chamadas de dependentes, mas somente o titular terá o livre arbítrio para abrir e fechar a conta corrente quando quiser e usufruir de todos os benefícios.
O que é conta corrente?
Os dois principais tipos de contas bancárias são: a conta corrente e a conta poupança. Ambas são semelhantes, mas ao mesmo tempo com características diferentes.
A conta corrente é um tipo de conta que oferece fácil acesso a todo e qualquer fundo ou valor depositado nela.
Por exemplo, geralmente as contas correntes proporcionam aos clientes saques e depósitos ilimitados, além de transações variadas.
Para quem quer algo mais dinâmico para o dia a dia e precisa estar sempre movimentando, a conta corrente é a melhor opção, já que a poupança é vista como um tipo de investimento que ajuda o seu dinheiro a render.
Na conta corrente, o cliente pode:
- Utilizar o serviço de internet banking: checar extrato, transferir dinheiro e/ou pagar boletos;
- Realizar visita à agência ou caixa eletrônico para fazer saques e depósitos;
- Fazer compras com um cartão de débito atrelado à conta;
- Realizar saques e depósitos com o cartão de caixa eletrônico;
- Receber um cartão de crédito que será vinculado à sua conta.
É possível que o seu banco cobre uma certa tarifa para cada um desses serviços, como também pode optar em oferecer algum deles gratuitamente – vai sempre depender do tipo de conta que possui. Em alguns casos, há níveis.
Dentre as contas correntes disponíveis no mercado, a conta do banco Santander se destaca, pois oferece muitas vantagens para seus clientes.
Quanto custa abrir conta corrente?
Se você deseja abrir uma conta corrente, saiba que é totalmente gratuito. Portanto, não é cobrado nenhum valor para se tornar correntista.
Basta que você escolha uma instituição financeira de preferência, veja os benefícios que oferece, se te atende enquanto cliente e profissional e solicite a abertura da conta.
Na maioria das vezes a conta é aberta, aprovada e liberada para uso no mesmo dia.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.