CPF na nota aumentar score? Saiba se é mito ou verdade!
Colocar o CPF na nota aumenta ou não o score de crédito? Confira se é mito ou verdade!
Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 19 de Dezembro de 2023
O score de crédito é uma pontuação que influencia na disponibilidade de crédito para uma pessoa no mercado. Porém, muitos têm dúvida se CPF na nota aumenta score.
É importante ressaltar que o maior fator levado em consideração, para aumentar score de crédito, é o seu relacionamento com esse mercado.
Por isso, saiba como subir score e quais fatores realmente ajudam a melhorar a pontuação, além de saber também se CPF na nota aumenta o score. Boa leitura!
Colocar CPF na nota aumenta o score?
Colocar o CPF na nota fiscal não aumenta o score de crédito Serasa e de outras instituições. Portanto, esta afirmação é um mito.
Isso porque não é possível que os órgãos responsáveis pelo cálculo da pontuação utilizem uma nota fiscal, mesmo adicionando nela o CPF, como um fator de aumento.
Então, para que serve colocar o CPF na nota fiscal?
Como dito, colocar CPF na nota não aumenta o score. Porém, existem algumas vantagens e benefícios com a informação impressa na nota que podem variar de acordo com cada estado.
No Rio de Janeiro, por exemplo, existe o programa Nota Carioca, que beneficia os consumidores que adicionam o documento na nota fiscal com abatimentos no IPTU.
Para ter direito a esse abatimento, no entanto, o consumidor deve estar cadastrado no programa responsável por isso.
Além disso, ao optar pela inclusão do CPF na nota, é possível ter maiores garantias nas trocas ou devoluções de produtos ou serviços adquiridos.
Como o score de crédito aumenta?
O score de crédito aumenta de acordo com o seu relacionamento com o mercado, uma vez que ele reflete os seus comportamentos financeiros ao longo da sua vida de consumidor.
Por isso, para que haja um aumento considerável, é importante ter uma boa relação com o mercado de crédito, cultivando hábitos financeiros saudáveis e mantendo o controle financeiro.
Atualmente, é possível fazer esse controle de gastos de forma simples e prática, contando com aplicativos para isso.
O gerenciador financeiro da Mobills, por exemplo, é uma plataforma que oferece diversas ferramentas e recursos para que você controle seus gastos e mantenha as finanças em dia.
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
VEJA TAMBÉM: CUPOM Mobills: 30% de desconto no Mobills Premium
Como funciona o cálculo do score?
Agora que você sabe que o CPF na nota não aumenta o score de crédito, que tal saber como funciona o cálculo do score?
Para saber como funciona esse cálculo, é necessário primeiro saber que ele reflete o comportamento do consumidor, como a forma que ele tem utilizado o crédito desde que foi concedido.
Dessa forma, alguns fatores aumentam (ou diminuem) a pontuação, como:
- pagamento de crédito contratado;
- solicitações de crédito;
- histórico de dívidas e evolução financeira;
- pagamentos em dia.
Dessa maneira, colocar o CPF na nota fiscal não aumenta score, pois não entra para o cálculo e não funciona para aumentar score rápido e grátis, pois essa adição não reflete nenhum dos fatores considerados para o cálculo.
Quanto de score é bom?
Atualmente, estes são os níveis e seus respectivos status, que podem variar entre as nomenclaturas: baixo, regular, bom e excelente:
SCORE | QUALIFICAÇÃO | RISCO DE INADIMPLÊNCIA |
1.000 – 701 | Muito bom | 5 a 15% |
700 – 501 | Bom | 19 a 25% |
500 – 301 | Regular | 33 a 45% |
300 – 0 | Baixo | 90 a 83% |
Então, para saber qual a pontuação de score de crédito boa, basta tomar como base essas informações.
VEA TAMBÉM: Existe aplicativo para aumentar o score de crédito?
4 dicas para aumentar o score de crédito
Como você já deve saber, não existe uma fórmula mágica para aumentar o score de crédito.
Não é prudente, também, que você acredite em mitos, como este de que colocar o CPF na nota aumenta score ou que fazer Pix aumenta score, pois apenas bons hábitos financeiros podem conceder uma boa faixa de pontuação.
Por isso, confira 4 dicas essenciais para aumentar o seu score de crédito!
1. Livre-se das dívidas
Caso possua pendências financeiras e busque sair das dívidas para que o seu score volte a aumentar, o interessante é negociar.
Por isso, fazer uma negociação das dívidas deve ser o primeiro passo para que a pontuação aumente.
2. Pague as contas em dia
Pagar as contas em dia é o principal termômetro utilizado pelo mercado de crédito para saber se você tem ou não condições de receber crédito emprestado.
Dessa maneira, procure pagar as contas em dia, para aumentar score grátis e ter uma boa pontuação, além de uma relação boa com o crédito que o mercado pode oferecer.
VEJA TAMBÉM: Melhores sites para negociar dívidas – Conheça opções seguras
3. Mantenha seus dados cadastrais atualizados
Manter a atualização dos dados nos principais birôs de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista, é importante para os órgãos que cuidam do cálculo do score de crédito.
Afinal, esses são os birôs de crédito responsáveis pelo fornecimento de informações de crédito sobre os consumidores, o que influencia diretamente para o cálculo.
4. Tenha contas em seu nome
Ter contas cadastradas no seu nome é fundamental, uma vez que você pague todas elas em dia.
Afinal, como a pontuação do score indica se você é ou não um bom pagador, essa é uma excelente oportunidade de construir uma boa relação com o mercado de crédito.
VEJA TAMBÉM: Como aumentar o score em 7 dias: saiba se é possível e veja dicas
Dúvidas frequentes sobre o assunto
É verdade que colocar o CPF na nota aumenta o score?
Colocar o CPF na nota fiscal não aumenta o score, pois os órgãos de proteção ao crédito não levam em consideração esse tipo de informação sobre o seu perfil de crédito.
Dessa maneira, isso é um mito.
Qual o tipo de conta que aumenta o score?
Atualmente, ter contas em seu nome é algo positivo para que a pontuação do score de crédito seja positiva. Contas como a de água, luz, internet e telefone podem influenciar.
O que movimenta o score de crédito?
Por ser utilizado como um termômetro financeiro, que indica a possibilidade que uma pessoa tem de pagar ou não suas dívidas, o comportamento financeiro de uma pessoa é o que mais movimenta seu score de crédito.
O que diminui o score do CPF?
Um dos principais fatores para a diminuição de score é a inadimplência ou atraso no pagamento dos compromissos.
VEJA TAMBÉM: Juros abusivos: saiba quando a taxa de juros é considerada abusiva
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo
Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.
- Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.