O Dia da Independência do Brasil é, historicamente, um dos mais importantes da história do país, pois marca – como o próprio nome sugere, o dia em que o Brasil tornou-se independente de Portugal.
Considerado feriado em todo o território nacional, é importante saber em que dia ele é comemorado, além de toda a história por trás da data.
Por isso, confira a seguir qual a origem da data, algumas curiosidades e qual é, de fato, o dia da Independência do Brasil. Boa leitura!
Qual o dia da Independência do Brasil?
A Independência do Brasil é comemorada no dia 7 de setembro de cada ano.
A data marca o momento em que o Brasil declarou a independência de Portugal, no ano de 1822, e tem como um dos grandes marcos o grito “Independência ou morte!”.
Esse grito, que virou um bordão, foi, segundo a tradição, proferido por Pedro de Alcântara – Dom Pedro I – posteriormente coroado como Imperador do Brasil.
Em outras palavras, foi Dom Pedro I quem proclamou a independência do Brasil em relação a Portugal, no ano de 1822.
Sim! Desde 1946 o dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, é considerado, por lei, feriado nacional.
Em 2024, o dia 7 de Setembro cairá em um sábado.
Origem do dia da Independência do Brasil
Apesar de não ser uma obra fiel do dia da Independência do Brasil, o quadro “Grito do Ipiranga”, pintado por Pedro Américo, é uma das imagens que marcaram a data.
O Brasil, até 1822 colônia de Portugal, teve sua independência declarada por D. Pedro I, que na época era, apenas, Pedro de Alcântara, uma vez que foi coroado somente em 1º de dezembro do mesmo ano.
A chegada da família real portuguesa, em 1808, conhecida como Período Joanino, abriu diversas oportunidades ao país, sendo elas comerciais ou mesmo para a própria independência.
Curiosidades sobre o dia 7 de setembro
Existem alguns fatos que marcam uma série de curiosidades acerca do dia da Independência do Brasil. Confira alguns deles:
Apesar de ter proclamado a Independência no dia 7 de setembro, D. Pedro I só foi coroado em 1º de dezembro de 1822, quase 3 meses após a proclamação;
A pintura “Grito do Ipiranga” – famosa e conhecida por muitos – pintada por Pedro Américo, não é um retrato fiel do momento;
A frase “Independência ou Morte!” pode não ter sido, de fato, proferida por D. Pedro I – Pedro de Alcântara. Alguns historiadores, atualmente, entram em divergência sobre o fato;
Os Estados Unidos, apesar de haver interesses comerciais por trás, foram os primeiros a reconhecerem a independência do Brasil.
Comemoração do dia da Independência do Brasil
As comemorações da Independência do Brasil são, tradicionalmente, marcadas por grandes desfiles cívicos em todo o país, seja das forças armadas ou das escolas.
A foto acima, por exemplo, representa o desfile cívico das forças armadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e atraiu cerca de 20 mil pessoas de acordo com os dados desta pesquisa.
Quantos dias faltam para o dia da Independência?
Saber quantos dias faltam para uma determinada data nunca foi tão simples, pois atualmente existem ferramentas que facilitam a contagem desses dias.
O dia 7 de setembro é o feriado que marca o Dia da Independência do Brasil.
Em que dia vai cair o dia 7 de setembro?
O dia 7 de setembro, no ano de 2024, acontecerá em um sábado. Já em 2025, cairá em um domingo.
O que é o grito do Ipiranga?
Nos registros oficiais, o “grito do Ipiranga” foi, possivelmente, proferido por D. Pedro I às margens do riacho do Ipiranga, quando ele levantou a espada e gritou “Independência ou morte!”.
Esse ato foi um dos marcos da Independência do Brasil. No entanto, atualmente, alguns historiadores divergem opiniões – debatendo se ele realmente aconteceu ou não.
Que data marcou a independência do Brasil?
A data que marca a independência do Brasil é 7 de setembro de 1822, pois foi nesse dia que Dom Pedro nos declarou independentes de Portugal.
Considerações finais
O Dia da Independência do Brasil é uma data muito importante na nossa história, por isso existem muitas comemorações dessa data.
Conhecer nossa história e nossas origens é uma excelente forma de termos orgulho do nosso país e do nosso povo tão diverso.
Por isso, no feriado de 7 de setembro, é importante comemorar a data e relembrar o seu significado simbólico para todo o país.
Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.
Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.