Quando o mês de maio se aproxima, começa aquela dúvida: afinal, o certo é “Dia do Trabalho” ou “Dia do Trabalhador”?
Apesar de parecer uma simples questão de nomenclatura, esses dois termos carregam significados históricos e simbólicos diferentes.
Então, para responder essa dúvida, confira em neste artigo a origem de cada expressão, qual é a mais adequada para usar e por que essa data é tão importante para a sociedade. Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Dia do Trabalhador: saiba quando é e o que significa a data
A resposta é: os dois termos estão certos, mas com nuances diferentes. “Dia do Trabalho” é a nomenclatura oficial do feriado no Brasil e em vários outros países.
Para textos institucionais, documentos oficiais e comunicados, o ideal é usar “Dia do Trabalho”. Já em campanhas de marketing, homenagens e publicações mais próximas do público, “Dia do Trabalhador” pode soar mais humano e direto.
Vele ressaltar que, apesar de serem usados como sinônimos, “Dia do Trabalho” e “Dia do Trabalhador” têm origens e focos distintos.
Um destaca o conceito, o outro valoriza o indivíduo. Ambos são válidos e representam a mesma data: 1º de maio, um marco da luta por direitos e dignidade para quem trabalha.
VEJA TAMBÉM: Empréstimo consignado CLT: como funciona?
O “Dia do Trabalho” tem raízes no movimento operário do século XIX. Em 1º de maio de 1886, trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, organizaram uma grande greve geral para reivindicar melhores condições de trabalho e a jornada de oito horas diárias.
A manifestação ficou marcada por confrontos violentos, e alguns líderes sindicais foram presos e condenados à morte.
A data acabou ganhando força como símbolo da luta pelos direitos trabalhistas e passou a ser celebrada em vários países. Em 1889, a Segunda Internacional Socialista oficializou o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.
A expressão “Dia do Trabalhador” é uma forma mais personalizada de se referir à data, com foco nas pessoas que constroem o mundo com seu trabalho diário.
Enquanto “Dia do Trabalho” remete mais ao conceito, às condições e às conquistas relacionadas ao trabalho em si, “Dia do Trabalhador” destaca o indivíduo, o sujeito ativo dessa história.
No Brasil, os dois termos são usados como sinônimos, mas a forma mais comum e reconhecida oficialmente é Dia do Trabalho.
Foi o presidente Arthur Bernardes quem instituiu a data em 1925, e desde então, o 1º de maio se tornou feriado nacional. Durante o Estado Novo, no governo de Getúlio Vargas, a data também foi usada como palco de importantes anúncios políticos e trabalhistas.
Substituição do VA e VR pelo Pix
O que fazer se tiver descontos ilegais no INSS?
Trabalhador pode usar o FGTS para viajar?
Melhores aplicativos de cashback para a Páscoa
Governo Lula propõe aumento de salário mínimo