Os Jogos Paralímpicos – ou Paralimpíadas – são realizados a cada quatro anos, na mesma cidade que sedia as Olimpíadas, que ocorrem alguns dias antes.
O evento mostra uma variedade de modalidades, o que destaca a importância da inclusão e da igualdade no esporte, reforçando a mensagem de que todas as pessoas podem competir.
Por isso, a seguir, saiba quando começam os Jogos Paralímpicos e acompanhe os atletas dos seus esportes favoritos.
Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Melhores mensagens de aniversário para amigo(a)
As Paralimpíadas de 2024 começam no dia 28/08, uma quarta-feira, com cerimônia de abertura às 20h (horário de Brasília) e às 15h (horário de Paris), realizada na Praça La Concorde e na Champs-Elysées.
De acordo com Thomas Jolly, Diretor Artístico das Cerimônias, a cerimônia será um espetáculo capaz de reunir espectadores e telespectadores do mundo inteiro:
“Embora a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024 seja a primeira do gênero, seu conceito monumental e popular é, para mim e antes de mais nada, uma magnífica fonte de inspiração. Da Champs-Elysées à Praça La Concorde, estou ansioso para criar este espetáculo que transformará o coração de Paris, com apresentações nunca vistas antes. Um espetáculo que mostrará os atletas paralímpicos e os valores que eles personificam. Um espetáculo que unirá espectadores e telespectadores de todo o mundo em torno do espírito único dos Jogos Paralímpicos”.
Thomas Jolly, Diretor Artístico das Cerimônias dos Jogos Olímpicos
Os Jogos Paralímpicos seguem até o mês de setembro, com sua cerimônia de encerramento no dia 08/09, no Stade de France, com o horário ainda a ser divulgado.
De acordo com o site Olympics, a transmissão ao vivo de todas as modalidades do evento acontecerá por meio do YouTube oficial do Comitê Paralímpico Internacional.
Além disso, haverá transmissão pelo canal Sportv 2 de algumas modalidades, como futebol de cegos, natação, ciclismo, judô, além das cerimônia de abertura e de encerramento.
Os Jogos Paralímpicos – ou Paraolímpicos – são um evento esportivo de cunho internacional que reúne atletas com deficiências físicas e intelectuais.
As Paralimpíadas acontecem a cada 4 anos, na mesma cidade que sedia o evento das Olimpíadas, com o objetivo de promover a igualdade e a inclusão dos atletas, mostrando ao mundo que todos podem competir.
Os atletas, por sua vez, podem mostrar suas principais habilidades, reforçando a conscientização sobre a capacidade das pessoas com deficiência.
As Paralimpíadas foram realizadas pela primeira vez na Itália, como forma de reabilitação tanto física quanto psicológica dos veteranos de guerra.
No fim da década de 40, precisamente em 1948, o médico britânico Sir Ludwig Guttmann organizou uma competição chamada de “Stoke Mandeville Games” (mesmo nome da vila na Inglaterra em que ficava o hospital) para pessoas portadoras de deficiência.
Após isso, a primeira edição oficial das Paralimpíadas foi em Roma, em 1960, e desde então os esportes paralímpicos só crescem, seja em número de atletas ou de modalidades, promovendo a inclusão e a conscientização sobre pessoas com deficiência.
Com 185 delegações participantes, confira a seguir a lista das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024:
A delegação brasileira conta com cerca de 254 atletas para 20 dos 22 esportes. Nos esportes paralímpicos de Tóquio, em 2021, o país ficou com a 7ª posição do quadro de medalhas, marcando um excelente resultado, com uma expressiva quantidade de pódios.
Quando é a abertura das Paralimpíadas de 2024?
A abertura das Paraolimpíadas de 2024 acontecerá no dia 28 de agosto, às 20h (horário de Brasília).
De onde vem o nome dos Jogos Paralímpicos?
O nome Paralímpico vem da junção da palavra “paraplegia” com a palavra “olimpíadas”. Dessa forma, acontece a designação do evento, que ocorre no mesmo ano e na mesma sede dos Jogos Olímpicos.
Qual o desempenho do Time Brasil nas Paraolimpíadas?
Na Paraolimpíada de Tóquio, em 2021, o Brasil conseguiu 22 medalhas de ouro e 72 pódios no total, assim como na Rio 2016.
Para esta Olimpíada, o time inteiro espera bater o record, com atletas muito bem preparados.
Em 2011, o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) decidiu unificar a terminologia do termo e criar, então, o que seria um alinhamento entre todos Comitês Paralímpicos Nacionais (CPN) para o termo em inglês paralympic.
Com isso, todos os comitês, inclusive o Brasileiro, adotaram o termo “paralímpico” ao invés de “paraolímpico”.
No entanto, a grafia nova ainda não é reconhecida pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), uma vez que o dicionário considera que a palavra “paralímpico”, sem a letra “o”, é uma má-formação vocabular.
VEJA TAMBÉM: Planejamento financeiro pessoal: organize as finanças!