Andar de veículo novo é um dos grandes desejos e sonhos da maioria dos brasileiros e para realizar isso existem duas opções: alugar ou comprar um carro.
Qual dessas opções compensa mais? Você deve levar o IPVA em conta? A manutenção? E o combustível A resposta para essas e outras perguntas importantes você encontra ao longo deste texto.
Vamos lá?
VEJA TAMBÉM: Confira as melhores dicas para o seu dia a dia aqui!
Essa pergunta ronda a cabeça de quem pensa em adquirir um bem de valor desde sempre. Afinal de contas, é um valor alto, que precisa de muito planejamento financeiro.
Sendo assim, principalmente para a geração que está começando a dirigir agora, comprar ou alugar um carro não é algo que se faz por impulso.
Para te ajudar a resolver esse impasse, vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções e no final, seu bolso é quem vai tomar a decisão.
De um jeito ou de outro, dirigir um carro vai te trazer despesas mensalmente e você vai decidir se ela vai ser a parcela do financiamento ou a mensalidade da assinatura.
A parcela é algo que pode pesar nas suas finanças pessoais, principalmente sabendo que outros gastos como combustível e manutenção serão frequentes.
Além disso, o financiamento de veículo é um compromisso de anos e para você trocar de carro no meio do caminho, caso queira, é um processo um pouco mais complicado.
A mensalidade do aluguel, por outro lado, tem um prazo de validade mais curto e ao final do ciclo (semestral ou anual) você pode renovar o contrato e trocar de carro.
Manutenção e impostos
Outra coisa que também deve ser levada em consideração na hora da decisão são os gastos com manutenção e impostos que permeiam a posse de um carro.
Não dá pra ignorar a necessidade e os preços, da manutenção de um carro. Quer você queira ou não, o veículo precisa passar por uma periodicamente.
A diferença é que em um dos casos, na compra, esse gasto será seu e de mais ninguém. Na outra opção, a manutenção fica por conta da locadora.
O IPVA é outra questão importante a ser considerada. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é um custo no orçamento do dono do carro.
Novamente, ao optar pela compra, esse custo vai cair sobre os seus bolsos. Optando pela locadora, a sua única preocupação será a direção.
Outro ponto a se considerar é o valor do seguro do automóvel, que em caso de compra é de responsabilidade do comprador.
Neste contexto, um carro novo não é necessariamente um veículo zero e nem mesmo algo relacionado a status.
Significa apenas um veículo mais conservado, em um estado em que seus componentes (motor, pneu e peças em geral) não tenham sofrido tanto com o tempo.
Dessa forma, é mais seguro e prático para o motorista dirigir, sem se preocupar com defeitos prévios. Por isso, podemos dizer que além de tudo dirigir um carro novo é questão de segurança.
LEIA MAIS: Melhor consórcio de veículos: Conheça opções vantajosas
A ideia de possuir um carro é algo que vem tradicionalmente de gerações anteriores. Para quem nasceu entre 1950 e 1980, um veículo próprio era sinal de amadurecimento financeiro e pessoal.
Isso porque, como dissemos, existem muitos custos que andam ao redor da compra de um carro e quem quer que conseguisse arcar com eles era realmente adulto.
Hoje em dia isso não é tão mais importante, quem nasceu entre 1980 e 2000, e que está começando a dirigir agora, não está mais preocupado com a posse e sim com as experiências.
Graças a tecnologia, você não precisa ter uma casa na praia para fazer uma viagem ao litoral. É possível alugar um quarto direto pelo celular e aproveitar do mesmo jeito.
O mesmo vale para os carros, você não precisa passar pela burocracia de um financiamento se não quiser e isso não te impede de dirigir. Para isso você pode contar com as diversas locadoras do mercado.
Essa é uma resposta fácil, não é atoa que o mercado de locação de veículos está aquecido. Com a quebra na cadeia de produção por conta da pandemia, os preços de um carro estão cada dia mais altos.
Enquanto isso, as locadoras estão aproveitando para surfar na onda e aproveitar a oportunidade.
Sendo assim, é hora de você colocar na balança e descobrir se é mais importante alugar ou comprar um carro. Para andar de carro novo, você não precisa necessariamente ter um carro zero.
Além disso, as locadoras oferecem planos dos mais variados tipos: por quilometragem, por dia, por semana, por meses ou por anos.
Contudo, nem sempre a decisão é apenas financeira, por isso as duas opções devem ser bem analisadas para entender o que faz mais sentido para sua vida, certo?
LEIA MAIS: Melhor consórcio do Brasil: Conheça as melhores opções