Os Correios oferecem o serviço da Caixa Postal para pessoas que desejam um endereço alternativo para guardar suas encomendas. Saiba como ela funciona!
Artigo escrito por Isabela Matsura
em 03 de Setembro de 2024
A Caixa Postal é um serviço que os Correios oferecem, para centralizar em apenas um local, suas correspondências e encomendas.
Embora ofereça muitos benefícios, principalmente para quem reside em um local de difícil acesso ou passa pouco tempo em casa, muitos ainda têm dúvidas acerca da funcionalidade.
Portanto, leia o conteúdo a seguir! Dessa forma, caso deseje um endereço alternativo para recebimentos, já saberá como fazer e como funciona o serviço.
O que é a Caixa Postal
A Caixa Postal não é um endereço físico, mas sim, uma caixa de correspondência em uma unidade dos Correios que estão disponíveis para pessoas físicas e jurídicas (PJ) assinarem.
Assim, indivíduos que não queiram receber as correspondências e encomendas em um endereço residencial ou em uma empresa, podem ter um endereço alternativo.
Desse modo, existe a Caixa Postal para pessoas físicas e jurídicas e a Caixa Postal Comunitária. Esta última, é destinada para os moradores de comunidades onde não há um endereço oficial.
A comunidade também, deve ter população superior a 500 habitantes em uma área de 3 quilômetros em zona rural e de 500 metros em área urbana.
Além disso, vale lembrar que os objetos que chegam à Caixa Postal são armazenados por 15 dias, e retornam para o remetente caso não sejam retirados dentro desse prazo.
Como funciona a Caixa Postal?
Clientes podem receber suas correspondências por meio do aluguel de uma Caixa Postal. Dessa forma, chegam avisos de chegada na Caixa Postal do assinante, que deverá retirar a encomenda com uma chave.
Entretanto, há a cobrança de taxas de manutenção para o uso desse serviço para pessoas físicas e jurídicas. O valor, no entanto, reduz a partir da quantidade do tempo da locação.
Assim, quanto maior o tempo de contrato, menor o valor da locação. Por isso, o preço depende do tipo de assinatura escolhida. Os valores são:
Assinatura/Renovação de Caixa Postal
Modalidade
Assinatura
Renovação
Semestral
97,20
97,20
Anual
164,15
164,15
Bianual
323,95
323,95
Chaves
39,65
39,65
Fechaduras
225,70
225,70
Preços vigente em 03/04/2024.
Além disso, é possível determinar o tamanho da Caixa Postal conforme a sua demanda. Normalmente, os tamanhos vão de extrapequena (cabem algumas cartas) a extragrande (cabem pacotes).
Contudo, o serviço da Caixa Postal Comunitária é gratuito. Basta que a pessoa jurídica representante legal da comunidade assine um Termo de Compromisso.
Neste termo, deve assegurar local adequado para instalação e se responsabilizar pela administração e manutenção do módulo de Caixas Postais Comunitárias.
Dessa maneiras, os moradores utilizam o endereço da Caixa Comunitária, informando o número da caixa individual que corresponde à chave que recebeu como complemento.
Quais as formas de pagamento da Caixa Postal?
As formas de pagamentos para pessoas físicas e jurídicas, são:
Cartão de postagem dos Correios (disponível apenas para clientes Pessoa Jurídica com contrato);
Cheque da localidade onde o assinante mora.
Pessoas físicas devem fazer o pagamento à vista, mas pessoas jurídicas têm a opção de faturar em contrato.
Como contratar a Caixa Postal
O processo de alugar uma Caixa Postal é simples, mas é diferente entre pessoas físicas, jurídicas e para comunidades. Por isso, confira as formas de se cadastrar no serviço em cada uma das situações.
Pessoas Físicas
Para se registrar na Caixa Postal, a pessoa física deve primeiramente verificar se a agência que ela deseja, possui o serviço de aluguel da caixa.
Assim que achar uma agência com essa funcionalidade, é preciso ir pessoalmente até lá para se cadastrar. Durante o procedimento, serão solicitados os seguintes documentos:
Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Comprovante de Residência no período de no máximo noventa dias estando as contas pagas.
Em seguida, deverá fazer a assinatura da locação da caixa postal.
Menores de 18 anos
Caso a pessoa interessada em se cadastrar na Caixa Postal tenha menos de 16 anos de idade, um familiar próximo (pai ou mãe) deve assinar o contrato de aluguel em seu lugar.
Mas, em caso de maiores de 16 e menores de 18 anos, o adolescente pode assinar, desde que um dos pais ou tutores estejam presentes também.
Estrangeiros
Se algum estrangeiro desejar contratar a Caixa Postal, os documentos solicitados são diferentes. Nesse caso, as documentações são:
Passaporte atualizado;
Comprovante de relação empregatícia dentro do território brasileiro em carta redigida no idioma oficial, com o endereço da empresa completo;
Ou, algum parente que tenha residência fixa no Brasil.
Nesse último caso, é necessário apresentar a declaração de endereço.
Pessoas Jurídicas
Pessoas jurídicas também têm que ir à uma agência dos Correios que ofereçam o serviço da Caixa Postal. Mas, os documentos são diferentes. As pessoas jurídicas, portanto, devem apresentar:
Documento de identidade ou similares do representante legal;
CPF;
Contrato ou Estatuto Social da empresa com endereço completo;
Documento de conta de consumo em nome da pessoa jurídica atualizado (só é necessário se os documentos acima não forem apresentados).
Esses, devem ser apresentados em duas vias: a original e um cópia.
No entanto, caso a pessoa que for fazer a assinatura da Caixa Postal não for um dos sócios da empresa cliente, ela deve apresentar um procuração em nome do representante legal permitindo fazer o ato.
Para comunidades
Em caso de assinatura da Caixa Postal Comunitária, a entidade ou associação de moradores deve enviar uma carta à Gerência de Operações dos Correios do seu estado solicitando a instalação da Caixa.
Por fim, terá que assinar um Termo do Comprimo com os Correios, responsável pelo serviço.
Vale a pena ter uma Caixa Postal?
A Caixa Postal é uma alternativa que oferece muito mais sigilo e segurança aos cadastrados, e em vários momentos ela é muito útil. Por exemplo:
Para pessoas que passam o dia fora de casa, pois não há risco da encomenda chegar e ninguém receber e voltar ao emissor;
Para evitar expor o endereço em meios virtuais ou presenciais que solicitam um endereço para entrega;
Quando o endereço residencial é em uma área que dificulta a chegada de carteiros ou entregadores, como sítios e algumas áreas rurais;
Pessoas que moram no exterior, mas que desejam ter um endereço fixo no Brasil para receber encomendas;
Empresas que não têm um endereço comercial fixo pois trabalham de forma on-line;
Empresas que têm uma grande taxa de recebimentos, mas pouco espaço para armazenar.
Sendo assim, é possível entender que, mesmo com a cobrança de taxa, muitas situações podem compensar os valores exigidos.
Portanto, analise suas prioridades, seu dia a dia, endereço, e todas as outras coisas que podem influenciar para saber se para você, ou sua empresa, vale a pena o investimento na Caixa Postal.
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista.
Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.