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Como tirar a segunda via da nota fiscal? Confira maneiras!

Já precisou de uma nota fiscal que não tinha mais, mas não sabia como tirar a segunda via? Confira a seguir!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 28 de Setembro de 2023

A nota fiscal é um documento emitido pelas empresas, que registra alguma venda. Dessa maneira, é muito importante saber como tirar a segunda via de uma nota fiscal.

Além disso, se você já comprou algo e precisou fazer a troca, seja por um defeito do produto ou outros motivos, provavelmente já precisou dessa nota.

Então, confira a seguir mais detalhes sobre o assunto!

SAIBA MAIS: O que é Nota Fiscal Cidadã? Veja como funciona esse programa fiscal!

Segunda via da nota fiscal: como e onde conseguir?

Para conseguir a segunda via de uma nota fiscal é necessário entrar em contato com a loja que emitiu na primeira vez.

Apesar de não ser obrigação da empresa, uma vez que não existe nenhuma lei estabelecendo isso, o estabelecimento não vai ter nenhum custo com essa segunda emissão.

Logo, é possível que eles emitam a 2ª via da nota fiscal para você, sem maiores dificuldades.

É importante, ainda, que contenha as mesmas informações do produto que constavam na primeira emissão, como:

  • Modelo;
  • Tipo e marca;
  • Espécie;
  • Quantidade.

Além disso, deve conter também as informações da empresa que fez a prestação de serviço ou vendeu o produto para você, como:

  • CNPJ;
  • Endereço; e
  • Telefone.

E se a loja não quiser emitir uma segunda via da nota fiscal?

Como dito anteriormente, as lojas não são obrigadas por lei a emitirem 2ª via de nota fiscal para os clientes. No entanto, é interessante para a empresa preservar uma boa relação com o cliente, ainda pelo fato de não gerar custos ao realizar a ação.

Mas, caso isso aconteça, confira outras formas de obter a 2ª via da nota fiscal:

  • Via e-mail: Confira se não há a nota fiscal eletrônica no seu e-mail, pois este envio é uma prática bem comum em meio às empresas;
  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda: No site, você pode utilizar a chave de acesso à nota fiscal eletrônica, que está disponível no Danfe (Um registro físico para um acesso simplificado a uma compra).

Caso você não tenha o Danfe, é possível pedir a chave ao estabelecimento em que a compra foi feita.

Por que guardar uma nota fiscal?

Guardar notas fiscais, além de ser uma boa prática, é uma obrigação que consta na lei.

Afinal, ao passar dos anos é possível que a Receita Federal solicite o documento para fiscalizar irregularidades no estabelecimento. Então, caso não haja a nota fiscal e a empresa não possa comprovar que realizou os pagamentos à Receita, ela é passível de multa.

Além disso, para os clientes que recebem uma nota fiscal após a compra de um produto ou mesmo após uma prestação de serviços, é necessário o armazenamento.

Caso o produto esteja defeituoso, só é possível fazer a troca com o documento em mãos, atestando a compra.

Afinal, por quanto tempo é necessário guardar uma nota fiscal?

De acordo com a lei 5.172, art. 173, do Código Tributário Nacional, é necessário guardar uma nota fiscal pelo período de, pelo menos, 5 anos.

Dessa maneira, busque um local seguro em casa para armazenar notas fiscais e certifique-se de que elas estarão seguras por esse período de tempo. Assim, será possível evitar maiores dificuldades com o produto, seja para uma troca ou outras possíveis comprovações.

VEJA TAMBÉM: Veja o passo de passo de como emitir nota fiscal MEI



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo

Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

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