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Como vender rifa pelo Whatsapp: 7 dicas e passo a passo

Se você deseja organizar uma rifa, o Whatsapp pode ser uma ótima ferramenta de vendas. Saiba como utilizá-lo com dicas práticas. Confira!

Artigo escrito por Lívia Monteiro em 05 de Novembro de 2024

Se você quer fazer uma ação solidária ou deseja arrecadar dinheiro por algum outro motivo, você precisa saber como vender rifas pelo Whatsapp.

O Whatsapp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil, e muitas pessoas já o utilizam para ganhar dinheiro, seja como uma ferramenta para os seus negócios ou mesmo para divulgar suas inciativas.

Assim, reunimos as melhores dicas para que você tenha sucesso nas vendas de seus pontos e alcance o maior número possível de pessoas para a sua rifa. Boa leitura!

7 dicas para vender rifas pelo Whatsapp

Se você deseja vender rifas pelo Whatsapp, mas não sabe por onde começar, confira a lista a seguir:

1. Escolha o seu objetivo

Uma rifa é uma estratégia utilizada para arrecadar dinheiro e que pode ter diferentes propósitos.

Esse propósito pode ser desde ajudar alguma instituição, uma pessoa que está passando por dificuldades, uma causa social ou mesmo ganhar algum dinheiro.

Para cada tipo de objetivo, deve ser feita uma abordagem. Afinal, é importante se comunicar de forma honesta com os compradores.

2. Escolha o seu público

Uma dica interessante é definir o seu público principal: amigos, pessoas próximas, desconhecidos, pessoas que pertencem a um grupo (religiosos, profissionais de uma área, simpatizantes de alguma causa etc).

Esse passo é importante, pois lhe ajudará a se comunicar de forma mais direta e eficiente com cada um deles.

Lembre-se, no entanto, de que você não precisa ficar restrito a essas pessoas, especialmente se o valor buscado for alto. Nesse caso, quanto mais abrangente for a sua mensagem, melhor.

3. Defina um prêmio e o valor de cada ponto

Outro passo importante ao criar uma rifa é definir o prêmio que será sorteado. Nesse caso, o melhor é que seja algo que interesse às pessoas e que seja compatível com a expectativa de arrecadação.

O ideal é que o valor do ponto seja cerca de até 10% do valor do prêmio. Ou seja, se o prêmio custa cerca de cem reais, o ideal é que cada número custe, no máximo, 10 reais para ser atrativo aos compradores.

Mas como calcular o valor de uma rifa online? Para calcular o valor do ponto, basta pegar o valor total que você pretende arrecadar e dividir pelo número de ponto que vocês estima que conseguirá vender.

Calcule também a sua margem de lucro esperada. Se você pretende, por exemplo, vender 100 pontos por 10 reais cada um e o prêmio for de 100 reais, no final, sobrará no máximo 900 reais de lucro líquido.

É importante tomar cuidado com as contas para não sair no prejuízo. Deixe uma margem boa para que valor arrecadado cubra as despesas do prêmio e ainda compense todo esforço envolvido.

4. Defina os meios de pagamento

Para vender as suas rifas com facilidade e segurança, é necessário estipular os meios de pagamento com muito cuidado.

Lembre-se de que eles deve ser acessíveis aos compradores e, ao mesmo tempo, práticos e seguros.

As formas de pagamento mais práticas para quem deseja vender rifas online são via cartão de crédito, cartão de débito, Pix e links de pagamento de empresas como PagSeguro ou PayPal.

5. Conte uma boa história

Agora que você já definiu o seu objetivo, chegou a hora de comunicar esse objetivo de uma forma clara e persuasiva. E nada melhor do que fazer isso por meio de uma história.

Contar uma história não significa inventar fatos ou situações que não existem. Na verdade, estamos falando de expor os motivos e objetivos da rifa. Essa fase é especialmente importante se a rifa for filantrópica.

Isso porque as pessoas gostam de contribuir para as causas em que acreditam. Desse modo, para muitos, o prêmio será um motivo secundário para a participação. O motivo principal será o apoio à causa.

Agora, se o seu objetivo for o de arrecadar dinheiro, sem qualquer motivo filantrópico ou social em mente, uma boa estratégia é falar sobre o prêmio e sobre as vantagens de comprar os pontos para concorrer.

Lembre-se de escrever da forma mais objetiva e suscinta possível, pois, em geral, as pessoas não gostam de ler textos longos no Whatsapp.

6. Crie uma arte para a sua rifa

Uma boa dica para passar credibilidade e comunicar com maior clareza o objetivo e o funcionamento da sua rifa é criar uma arte para representá-la.

Para isso, você pode utilizar um aplicativo de design como o Canva. A vantagem do Canva é que não é preciso ter experiência como designer para utilizá-lo.

Isso porque a ferramenta conta com diversos modelos de design já prontos para serem editados com as suas informações, mesmo na versão gratuita. Veja alguns exemplos:

imagem de artes para rifas de whatsapp mobills
Modelos de artes para rifas – Aplicativo Canva

Assim, se torna bem mais fácil criar uma campanha de divulgação e os resultados alcançados serão potencialmente maiores.

7. Escolha o seu canal de divulgação

Agora que o seu planejamento está pronto, chegou a hora da ação. Para isso, é preciso definir onde e como a sua rifa será divulgada, e objetivo desse artigo é explicar como usar o Whatsapp para isso.

No entanto, lembre-se também de que, além dele, você pode utilizar as suas redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok para divulgá-la seguindo as dicas acima.

Então, confira agora o passo a passo mais prático de como vender rifas pelo Whatsapp!

Como vender rifa por Whatsapp: passo a passo

Para vender rifas por Whatsapp é necessário escolher uma forma de publicação. As duas melhores opções são por grupos ou por listas de transmissão.

Grupos

Divulgar uma rifa a partir de um grupo de Whatsapp é simples, mas pode exigir alguns cuidados de administração.

A vantagem desse meio é o fato de poder se comunicar com todos os participantes ao mesmo tempo, tirando dúvidas e resolvendo problemas.

No entanto, é preciso prestar atenção, pois algum dos participantes pode ser contrário à sua inciativa e tentar influenciar os demais.

Além disso, conversas paralelas podem desviar o objetivo do grupo. Uma boa opção é bloquear o envio de mensagens para os participantes e só liberar em períodos determinados.

O passo a passo para criar um grupo de Whatsapp é o seguinte:

  1. Abra o Whatsapp e clique no ícone de mensagem no canto inferior direito;
  2. Selecione a opção “Novo Grupo”;
  3. Selecione os contatos que deseja adicionar;
  4. Digite o nome do grupo;
  5. Adicione uma descrição, uma foto;
  6. Publique uma mensagem de boas-vindas, explicando de maneira clara o objetivo do grupo e o funcionamento da rifa.

Lista de transmissão

A lista de transmissão é outra forma de enviar mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo. A principal diferença é que essas mensagens chegarão de forma individualizada para cada contato.

A vantagem desse tipo de transmissão é que o convite para participar da rifa se torna mais personalizado e você poderá conversar com cada uma, sem a interferência dos demais.

A desvantagem é que, dependendo da quantidade de contatos, responder a cada um pode dar muito trabalho, considerando que cada lista pode ter até 256 pessoas.

Passo a passo para criar uma lista de transmissão no WhatsApp :

  1. Clique no menu de configurações do WhatsApp (os 3 pontinhos do canto superior direito);
  2. Selecione a opção “Nova Transmissão”;
  3. Adicione os contatos que deseja;
  4. Por fim, envie a mensagem desejada.

O que deixar claro ao divulgar sua rifa

Ao divulgar a sua rifa é importante prestar atenção a alguns detalhes para ter maior sucesso.

Recomenda-se iniciar o contato por Whatsapp, seja por grupos ou por listas de transmissão, com uma mensagem de boas-vindas.

Nessa mensagem, você deve explicar tanto o propósito da arrecadação quanto as formas de pagamento, data do sorteio e de entrega do prêmio.

Se você estiver enviando a mensagem para pessoas desconhecidas, o ideal é se apresentar falando o seu nome, idade, profissão, cidade e o motivo pelo qual você está envolvido com o projeto.

Veja a seguir uma lista com o que não pode faltar na sua mensagem:

  • Quem é você;
  • Qual o propósito da rifa;
  • Quanto custa cada ponto;
  • Quando e onde será o sorteio;
  • Formas de pagamento e número da conta;
  • Forma de entrega ou prazo de retirada do prêmio;
  • Informe que não há taxa de reembolso em caso de desistência;
  • Informe que a pessoa poderá sair do grupo/ lista quando quiser;
  • Informe as regras gerais do grupo e quais comportamentos serão bloqueados.

Se você tiver feito uma arte sobre a rifa, como recomendamos em nossas dicas acima, essa será a hora de enviar também.

Lembre-se de ser objetivo e de se comunicar com clareza e simpatia. Assim, as suas chances de obter boas respostas e fazer muitas vendas será maior.

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Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

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