Para quem trabalha com o comércio, saber quando é o Dia do Cliente é muito importante, pois essa é uma data que costuma movimentar bastante as vendas.
Então, se você tem o seu negócio e trabalha com o público, não vai querer perder essa oportunidade de ganhar dinheiro, não é?
Mas, afinal, quando é o Dia do Cliente? Vamos te contar a seguir e também revelar o motivo pelo qual ele é comemorado nesta data.
VEJA TAMBÉM: Mensagem para o Dia do Cliente: veja as melhores frases para usar
O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro de cada ano, sendo uma data fixa no calendário brasileiro.
Muitos lojistas, no entanto, estendem essa data e promovem a “Semana do Cliente”, com o objetivo de aproveitar a movimentação comercial que a data traz.
Embora muitos achem que ele coincide com a Black Friday, a data tem como objetivo homenagear os consumidores e, por isso, costuma trazer várias promoções, descontos e campanhas especiais voltadas para os clientes.
Além disso, esse dia é importante para a aquecer as vendas do comércio, especialmente em um período em que não há outros estímulos sazonais.
A Semana do Cliente em 2024 vai dos dias 15 a 21 de setembro. Dessa forma será uma oportunidade para muitas pessoas comprarem os itens de suas listas com preços promocionais.
Já para os comerciantes, a Semana do Cliente é uma forma de aproveitar a movimentação da data para impulsionar os lucros por um período maior de eseu calendário.
O Dia do Cliente foi criado há pouco tempo, no ano de 2003, pelo gaúcho João Carlos Rego.
Ele estabeleceu essa data com a intenção de valorizar os consumidores, mas, sobretudo, incentivar as compras em um mês de baixa para o varejo.
O comércio, por volta do mês de setembro, sofria oscilações e grandes quedas nas vendas. Isso porque em agosto tinha o Dia dos Pais e em outubro o Dia das Crianças, duas datas que alavancavam as vendas.
Assim, o Dia do Cliente ou a Semana do Cliente em setembro foi uma maneira de dar um up nas vendas e tentar manter a alta.
Agora que você já sabe quando é o Dia do Cliente, que ocorre em 15 de setembro, chegou a hora de ter ideias do que fazer. Afinal, você não vai querer perder dinheiro, não é?
Essa pode ser a sua oportunidade de alavancar as vendas e, ainda, fidelizar novos clientes.
É importante, também, sempre planejar com antecedência as suas campanhas e incentivar o engajamento das suas ações entre os clientes e a melhor maneira disso ser feita usar as redes sociais para ganhar dinheiro.
Por isso, invista na produção de conteúdo e tenha uma página para o seu negócio, já que isso vai ajudar a divulgar as suas programações, ofertas, promoções e descontos.
VEJA TAMBÉM: MetroOpinion: Como funciona o site que paga por pesquisas?
O Dia do Cliente é um período em que as lojas promovem promoções e descontos atrativos em seus produtos. Por isso, muitos consumidores aproveitam esse dia para ir às compras.
Os itens mais procurados são:
O que esses itens tem em comum é o fato de serem produtos mais caros e não serem produtos de consumo diário, o que permite que o consumidor espere a melhor oportunidade para ir às compras.
Para os consumidores, o Dia do Cliente é uma oportunidade de economizar e comprar os produtos que desejam com descontos especiais.
No entanto, é preciso estar atento aos falsos descontos para não cair em ciladas. Uma dica para isso é acompanhar o preço dos produtos durante o ano para saber se a oferta realmente vale a pena.
O ideal, então é utilizar sites comparadores de preços, como o Zoom e o Buscapé para acompanhar a variação do preço do item ai longo do ano.
Outro ponto importante é estar atento às ofertas via internet e comprar apenas de sites confiáveis. O segredo aqui é não comprar por impulso e verificar as credenciais da loja.
Afinal, as épocas das grandes promoções, como Dia das Mães, Dia do Cliente, ou mesmo a Black Friday são os períodos mais visados por criminosos para aplicar golpes.