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8 Dicas de vendas para alavancar seu negócio: confira!

Em um mercado cada vez mais competitivo, há algumas dicas que podem fazer você se destacar. Leia e descubra!

Artigo escrito por Lívia Monteiro em 12 de Fevereiro de 2023

Se você tem uma loja, um produto ou um serviço e está precisando de dicas de vendas, deve estar cansado de ouvir apenas o óbvio, não é?

Então, que tal conferir um conteúdo que não aborda apenas a parte operacional, ou meros gatilhos mentais, mas que vai direto na estratégia?

Muitas vezes, quando um negócio já está caminhando, o empreendedor foca apenas no trabalho do dia a dia.

No entanto, se ele ser um passo para trás e olhar o negócio como um todo, pode encontrar soluções para problemas que ele nem sabia que existia para ganhar dinheiro.

Então, que tal conferir 8 dicas de vendas que vão te ajudar a aumentar seu lucro de forma prática? Veja agora mesmo!

1. Entenda o seu público alvo

O primeiro passo para vender um produto é entender para que tipo de público ele é adequado.

Saber para quem o seu produto se direciona, é fundamental para decidir toda a estratégia de vendas.

Desde o lugar do ponto de vendas, a identidade da marca, até a forma de comunicação online, tudo deve ser cuidadosamente pensado para convencer o maior número possível de clientes.

Pode soar óbvio, mas quando falamos de cliente, falamos das pessoas que realmente compram seu produto, não aquelas que entram, saem e nunca fecham o negócio.

Para isso, observe questões como idade, gênero, classe social, nível de escolaridade, região em que moram e qualquer outro aspecto relevante para a escolha da sua marca.

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2. Foque na necessidade do cliente

Os produtos, de modo geral, existem para satisfazer um desejo ou para solucionar uma dor do seu cliente.

O segredo é descobrir qual é o propósito do seu produto e enfatizar como ele é a solução ideal para a necessidade do cliente.

Outro ponto relevante é descobrir onde se pode resolver um problema ou atender uma demanda.

Dessa forma, você poderá se posicionar melhor do que os seus concorrentes e ganhar a clientela.

Leia também: O que é Churn? Entenda tudo sobre o termo agora!

3. Crie desejo sobre o seu produto

Você já observou uma propaganda de perfumes? Nenhuma delas fala em como você vai ficar mais cheiroso, se o perfume é mais amadeirado, cítrico ou mesmo se ele fixa melhor na pele.

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Associar seu produto a um desejo pode aumentar suas vendas

Em vez disso, muitas marcas preferem vender uma imagem de glamour que acompanha quem usa a fragrância.

A boa notícia é que é possível utilizar essa mesma estratégia para quase todo tipo de produto.

Uma loja de ternos não precisa apenas “vender um terno”, ela pode vincular sua imagem ao “sucesso profissional”.

Um petshop pode vender “qualidade de vida”, uma academia pode vender “força para vencer”, uma loja de roupas pode vender “beleza e elegância” e uma hamburgueria pode vender “um lugar para amigos”.

Você já pegou a ideia, não é?

Agora é saber qual desejo sua marca pode atender e se posicionar para divulgá-la de forma criativa!

4. Invista em Marketing Digital

Já faz um tempo que não basta ter um negócio físico. A presença virtual das marcas está cada vez mais integrada ao dia a dia das empresa por diversos motivos.

Ela funciona como uma extensão do negócio e é um ponto de divulgação e reconhecimento da marca, de relacionamento com clientes e, é claro, de vendas.

Assim, investir em Marketing Digital é cada vez mais importante para o crescimento do seu negócio.

Isso porque, ele é capaz de divulgar o seu produto de forma assertiva e chegar exatamente aonde o seu cliente está.

Além disso, é possível obter resultados investindo bem menos dinheiro, se o compararmos a outros tipos de mídia, como televisão, rádio e outdoors.

Para saber, você pode conferir o conteúdo de dicas de Marketing Digital com passos práticos para aumentar suas vendas.

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5. Nada de preços por Inbox

Tem coisa mais chata do que encontrar um produto nas redes sociais e precisar perguntar o preço por inbox?

Como cliente, é provável que você já tenha se chateado com a falta de clareza das informações ou de transparência dos preços de produtos.

Então por que dar ao seu cliente essa mesma dor de cabeça durante a experiência de compras?

Dificultar o acesso às informações no seu perfil faz com que, muitas vezes, o cliente desista completar a compra.

Além disso, esse posicionamento cria a necessidade de ter alguém especialmente dedicado a responder perguntas. E, muitas vezes, a pessoa nem queria comprar, só estava curiosa mesmo.

Então, a nossa dica aqui é que, exceto em casos justificáveis, como quando o orçamento for individualizado ou se tratar de itens de alto luxo, deixe claro nas postagens qual é o preço do produto.

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6. Seja Flexível

Outro ponto para observar no seu processo de vendas é como você pode facilitar a jornada do cliente até o momento da compra.

Muitas vezes, basta um pequeno impulso para que a venda seja fechada, como por exemplo um desconto à vista ou uma facilidade com o frete.

Tente, então, ficar atento ao que seus clientes precisam e seja o menos burocrático possível no processo de vendas.

Além disso, treine a sua equipe para resolver os problemas de forma rápida e dê autonomia para que as demandas mais simples sejam atendidas com maior facilidade.

Assim, os clientes ficarão mais satisfeitos e o fluxo de trabalho fluirá melhor.

7. Alinhe o seu processo de vendas

Desde o momento em que a mercadoria chega em sua loja ou que você anuncia um serviço, é preciso ter consciência dos processos até a entrega do produto.

Afinal, eles influenciarão a logística, os preços e o próprio processo de vendas.

Comece calculando quanto toda a operação irá custar, qual será a margem de lucro e, finalmente, quanto será cobrado por cada item ou serviço.

Inclua nesse cálculo todas as despesas da logística de vendas, inclusive as de logística reversa, caso algum cliente devolva o que comprou.

Em seguida, alinhe o marketing do negócio, para que ele seja direcionado de forma correta e as vendas comecem a acontecer.

Treine a sua equipe, para que o atendimento seja uniforme e adequado tanto de forma pessoal quanto online.

Por fim, invista no suporte ao cliente. Mas para isso, teremos um tópico especial.

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8. Invista em suporte ao cliente

A experiência do cliente é um fator crucial para que ele feche o pedido e volte a comprar no futuro.

Por isso, é importante manter um padrão de atendimento para atender os clientes e resolver os problemas de forma rápida e eficaz.

E esse processo vai desde o primeiro contato do cliente com a loja até a entrega do produto e o feedback positivo da compra.

Um cliente mal atendido pode afastar novos compradores, já um cliente satisfeito indicará seu produto sempre que for oportuno.

Por isso, não negligencie os processos de atendimento e busque oferecer um serviço melhor do que o dos seus concorrentes.

Assim, sua marca será reconhecida pela qualidade e terá maior destaque no mercado.

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Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

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