O que servir na ceia de Natal? Veja 14 ótimas opções!
Está na dúvida de que pratos preparar para servir no Natal? Então, confira as nossas sugestões e veja o que não pode faltar em sua lista!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 21 de Dezembro de 2023
Para quem gosta de receber a família para comemorar as festas de fim de ano, paira no ar aquela dúvida de todos os anos, o que servir na ceia de Natal?
Há diversos alimentos que são essenciais em sua ceia de Natal para proporcionar energias positivas nesta data tão esperada por todos.
Opções não faltam no cardápio, que vão desde comidas tradicionais até mesmo às vegetarianas.
Se você tem dúvidas sobre o que servir na ceia de Natal, está no lugar certo! Vamos te mostrar algumas dicas e opções durante este artigo.
Continue lendo!
VEJA TAMBÉM: Quando montar a árvore de Natal? Saiba o dia certo!
O que servir na ceia de Natal: 14 opções incríveis!
As celebrações de Natal são a ocasião onde se celebra o nascimento de Jesus Cristo, segundo a tradição cristã.
E para marcar esta data, diversos pratos são preparados e alguns deles são bem diferentes dos que temos no dia a dia.
Então, se você quer conhecer algumas sugestões de pratos natalinos para dar aquele saber especial para a sua festa e fazer uma ceia de Natal economica, descubra as opções a seguir!
Tender
O tender é considerado um dos pratos mais tradicionais do Natal. Ele possui aparência de uma espécie de presunto, que é servido com cravos espetados.
Para assá-lo, não tem muito segredo. Mas além dos cravos espetados, é comum utilizar suco de laranja para deixá-lo mais suculento e gostoso. Ele também é delicioso quando servido com um molho de mel e mostarda como acompanhamento.
SAIBA MAIS: O que dar de presente de Natal? Veja ideias!
Tábua de frios
Uma bela tábua de frios pode ser uma ótima opção de entrada para servir os convidados, enquanto aguardam a hora da ceia.
Ela pode ser servida com pãezinhos de leite, torradas ou mesmo com uma seleção de pães especiais.
Peru
Aquele prato principal em todas as ceias de Natal sem sombra de dúvidas é o peru, que pode ser preparado com manteiga, alho e até com vinho ou cerveja.
O segredo para preparar uma carne de peru macia, bem temperada e suculenta é caprichar na marinada e respeitar o tempo de cozimento.
Outra opção, que é adotada por muitas famílias atualmente, é substituir o peru pelo Chester, um tipo de frango que ganhou espaço por conta do seu tamanho e suculência.
Para preparar, coloque a ave em uma assadeira junto com todos os seus temperos, cubra com um papel alumínio. Em seguida, coloque para assar no forno preaquecido a 180°C por quatro horas.
Lembre-se também de que é necessário regar a carne e conferir de vez em quando para não deixar queimar. Após isso, o resultado é delicioso!
Arroz à grega
Uma excelente opção para ser feito em sua ceia de Natal a escolha do arroz à grega é simples de ser feito.
Para prepará-lo, basta apenas arroz branco cozido com cebola, cenoura, ervilhas, pimentão, milho, uvas passas e temperos diversos.
Este acaba sendo um alimento colorido e bonito em sua comemoração e é uma forma de dar uma “cara de festa” para um prato que é tão comum em nosso dia a dia.
VEJA TAMBÉM: Você sabe quando montar a árvore de Natal? Descubra agora!
Farofa com frutas
A farofa é um dos pratos mais queridos dos brasileiros no Natal. Não importa quantas opções tenham no cardápio, aquela farofinha crocante não pode faltar.
E para deixar o prato ainda mais especial para as festas, é comum adicionar ao preparo frutas secas para proporcionar um sabor diferente e único.
Então, se atente bastante aos temperos, como alho e pimentas, mas não deixe de testar novas combinações!
E se você não gostar de frutas secas em comida salgada, também vale preparar uma bela farofa com cebola e manteiga, podendo, ainda, acrescentar bacon frito.
Salpicão de frango
Sabia que o salpicão é uma receita que pode fazer muito sucesso para sua ceia de Natal?
Feito para ser consumido gelado, ele é preparado com frango desfiado, milho, ervilha, cenoura picada, creme de leite e uva passa.
Para finalizar, você pode adicionar cebolinha ou até mesmo batata palha, para acrescentar textura.
Pernil
O pernil é uma clássico na ceia de fim de ano que vai muito bem na ceia de Natal. O principal segredo dele é fazer com que a carne fique suculenta e macia.
O truque principal para preparar esse prato e fazer uma marinada um dia antes de levar para assar no forno. Durante o processo, vire algumas vezes o pernil para pegar todo o sabor da marinada.
Salada de batata cremosa
A salada de batata é um excelente acompanhamento para quem quer incrementar a sua ceia de Natal. Além disso, ela é muito simples de fazer e agrada a maioria dos paladares.
Nos ingredientes estão incluídos cenoura, vagem, ervilha, creme de leite, maionese e cheiro verde (coentro e cebolinha).
Rabanada
A rabanada é um prato tradicional de Natal, que pode ser servido tanto como entrada quanto como sobremesa e que faz sucesso com pessoas de todas as idades.
Seu preparo leva fatias de pão francês ou baguete, leite condensado, ovos batidos, açúcar e canela. Depois de frita, ela pode ser servida ainda quentinha.
Pudim
O pudim é uma das sobremesas preferidas dos brasileiros, e quase toda família possui uma receita própria.
Essa receita leva apenas 3 ingredientes: leite, ovos e leite condensado, e sua calda é preparada com açúcar caramelizado. Por isso, o pudim é uma das opções mais certeiras para as festas em família!
Pavê
O pavê é uma sobremesa clássica feita para muitas celebrações no Brasil, além de ser um doce extremamente simples de se preparar.
A receita, apesar de poder variar, leva alguns ingredientes básicos, como leite condensado, leite, ovos, amido de milho, essência de baunilha e biscoitos de maisena.
Por ser um clássico, ao escolher fazer essa receita você vai, certamente, agradar toda a família.
Cheesecake
O cheesecake é uma sobremesa popular nos Estados Unidos que tem conquistado cada vez mais o coração dos brasileiros.
Há diversas versões da receita disponíveis na web. As mais comuns levam uma massa de biscoitos e manteiga, um creme branco de ricota e leite condensado e uma geleia de frutas vermelhas.
Caponata de beringela
Descubra todo o sabor da caponata de berinjela, que é uma combinação de sabores e texturas e é um antepasto para servir com torradinhas, busquetas e até como acompanhamento.
Uma combinação de berinjela, pimentões coloridos, azeite, uvas passas brancas e ervas, super simples de fazer, só precisa cozinhar tudo até virar um pastinha cremosa, uma dica para adicionar mais sabor é colocar castanhas ou amendoins na receita.
Costela bovina
Costela bovina é uma excelente opção para usar na ceia de natal. Uma carne saborosa que pode ser combinado com batatas e cebolas. Podendo até ser usada como prato principal no seu Natal.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Quais os pratos para a Ceia de Natal?
Existem alguns pratos que são bastante simples e tradicionais para servir na Ceia de Natal. Por exemplo:
- Tender;
- Peru;
- Arroz à grega;
- Farofa com frutas;
- Salpicão de frango;
- Rabanada;
- Pudim;
- Pavê.
Qual sobremesa servir no Natal?
Uma boa Ceia de Natal deve ter, certamente, a sobremesa após o jantar. Estas são algumas opções:
- Pavê;
- Bolos variados;
- Pudim de leite;
- Mousse;
- Torta de chocolate ou abacaxi;
- Cheesecake.
O que servir numa Ceia de Natal simples?
Para uma Ceia de Natal simples, é possível servir alguns pratos que são de fácil preparo. Por exemplo:
- Peru;
- Farofa com frutas;
- Arroz à grega;
- Pudim de leite;
- Rabanada;
- Panetone; etc.
É possível economizar na Ceia de Natal?
A Ceia de Natal é um evento importante, seja para comemorações entre família ou amigos. Para economizar, é possível começar a prepará-la o quanto antes, fazendo pesquisas de preço e comprando os ingredientes o quanto antes.
Além disso, divida as despesas entre toda a família igualmente. Isso fará com que o valor não seja tão alto para cada um e, consequentemente, todos possam ter uma refeição incrível pagando pouco.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.