Hoje em dia o sonho de uma grande festa de casamento não é mais tão recorrente, e muitos optam por casar apenas no cartório. Mas você sabe quanto custa um casamento no civil?
Saber esses valores é muito importante para quem deseja mudar de vida, casar e construir uma família.
Afinal, um casamento tem que começar com o pé direito. É um momento bastante especial, mas que gera despesas e, portanto, é importante se programar de acordo com o seu orçamento.
Os custos de um casamento no civil podem variar conforme a região onde você mora, no entanto, as despesas são similares e dá para ter uma média dos preços. Então, leia o artigo e confira!
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Saber quanto custa um casamento no civil pode ajudar na hora de fazer o planejamento financeiro para essa data tão importante para o casal.
Por esse motivo, é válido ressaltar, primeiramente, que o custo pode sofrer as seguintes variações:
- variar conforme cada estado brasileiro, já que cada cartório pode definir sua tabela e preço;
- variar conforme a cidade, já que cada município se baseia pelo ISS e pode ter custos diferenciados conforme a região.
O primeiro custo de um casamento no civil pode variar de R$68,33 a R$485, de acordo com a localidade. Ele é chamado de habilitação de casamento.
Quando os noivos residem em bairros ou cidades distintas, é necessário um edital de proclamas, que pode variar de R$23 a R$175.
Tem ainda a situação onde os noivos desejam realizar o casamento civil externo fora do cartório, que é chamado de casamento em diligência.
Nesses casos, o custo mínimo é de R$213 e pode chegar a aproximadamente R$1.615, além do deslocamento para a celebração, que também é custeado pelos noivos.
Um casamento civil é realizado em duas partes. A primeira parte é referente à entrega de documentos, e a segunda é quando dá início ao processo de registro.
O primeiro momento de um casamento civil, é para dar entrada no pedido de legalização da união. Assim, o casal deverá apresentar:
- Certidão de nascimento de ambos;
- RG ou documento de identificação com foto dos dois;
- Comprovante de residência;
- Duas testemunhas.
Entretanto, em alguns casos especiais ainda poderão ser exigidos outros documentos. Por isso, é importante estar sempre atento caso você ou seu(a) noivo(a) se encaixem em uma das situações abaixo:
- Noivos divorciados: cópia da certidão de casamento anterior e da averbação do divórcio;
- Noivos de outras nacionalidades: certidão consular ou certidão de nascimento original carimbada pelas autoridades do consulado brasileiro;
- Noivos viúvos: apresentação da certidão de casamento e óbito do cônjuge.
Se algum dos noivos, ou ambos, se enquadrem nessas condições e não apresentem os documentos, o casamento não poderá ser legalizado.
Dessa forma, é importante ter em mãos todos os documentos necessários, e reserve um tempo antes do evento para garantir que está tudo em ordem.
Após a entrega dos documentos, será iniciado o processo de registro, que dura aproximadamente 15 dias. Este processo visa confirmar que nada impede a união dos envolvidos no casamento.
Com tudo correto e sem empecilhos, se inicia a segunda fase do casamento civil: a oficialização! Agora, os noivos irão decidir o regime da união, havendo três opções:
- Comunhão parcial de bens (tornar propriedade do casal tudo que for adquirido a partir da data de oficialização do casamento);
- Comunhão universal de bens (todos os bens do casal adquiridos antes ou depois da oficialização passam a ser comuns a ambos);
- Separação total de bens (qualquer bem adquirido antes ou depois da oficialização do casamento sempre será de propriedade de cada cônjuge, nunca sendo divididos).
Feita a escolha, as testemunhas e os noivos devem comparecer na data determinada para realizar a união civil junto ao cartório.
A celebração é feita pelo juiz de paz, havendo as assinaturas e liberação da certidão de casamento.
Como conseguir a isenção de qualquer custo no casamento civil
É possível realizar o casamento com a isenção das taxas, para quem não tenham condição de pagar os custos, de acordo com o artigo 1.512 do Código Civil.
No entanto, esse serviço é oferecido apenas para os noivos que comprovem não ter condições de arcar com as taxas do casamento.
Para isso, devem assinar o atestado de pobreza que tem o nome real de “Declaração de Hipossuficiência”. Esse documento é feito no mesmo cartório onde será dada entrada nos documentos.
Além disso, pode ser feito a mão e deve conter apenas informações verdadeiras.
Devido à variedade de estados no Brasil, não é possível trazer os custos de um casamento civil em cada um deles.
Todavia, escolhemos um estado de cada uma das 5 regiões para que assim você consiga ter uma ideia do quanto custa um casamento no civil onde você deseja se casar.
Custo de um casamento na região Sudeste, em São Paulo
De acordo com Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, em São Paulo, os custos variam de acordo com os impostos aplicados em cada cidade.
O valor mais baixo começa em R$483,58, e, caso já tenha união estável e queira se casar, o preço é o mesmo.
Agora, se quiser realizar o casamento civil fora do cartório, você pagará a partir R$1.611,95. Os custos para publicação em edital no estado, é a partir de R$96,81.
Custo de um casamento na região Sul, no Rio Grande do Sul
Quem deseja saber quanto custa um casamento no civil no Rio Grande do Sul, saiba que para casar nesse estado, os noivos deverão pagar R$79,00 (incluindo a certidão).
Além disso, os casais que quiserem fazer o casamento religioso com efeito civil deverão desembolsar R$68,60; de acordo com o Poder Judiciário/Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
O valor para assento de casamento, com a certidão, pode variar entre R$53,30 e R$213,50 de acordo com o horário a ser realizado e com o local.
Para casamento em domicílio, os noivos pagarão R$107,00. Mas, sempre que for realizado após às 18h, o valor sobe para R$213,50.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, quem vai casar em Goiás tem o valor para a habilitação e registro de casamento, incluindo publicação do edital e o fornecimento da primeira certidão em R$ 370,89.
Se quiser saber quanto custa um casamento no civil fora do cartório, esse valor é de R$898,93. É importante saber que, nestes casos, o transporte do juiz de paz fica a cargo dos noivos.
Agora, se a ideia é fazer a inscrição para o casamento religioso, o custo é de R$451,03.
Quem deseja se casar na Bahia, deve arcar com os custos com habilitação de casamento e de conversão da união estável em casamento que começam em R$223,30.
O valor para registro ou inscrição de casamento religioso com efeito civil ou de união estável é de R$ 83,90.
Já para casar fora do cartório, o custo máximo é de R$ 781,08 e o deslocamento é por conta dos noivos, de acordo com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Por fim, a habilitação para casamento civil ou religioso no Amazonas, começa em R$ 211,30 se for feita nos auditórios e cartórios. Mas, se for em domicílio, ou após às 18h, o valor é a partir de R$323,40.
Entretanto, o preço para registro e afixação de edital de proclamas de outro cartório começa em R$ 65,50; segundo o Poder Judiciário do Estado do Amazonas.
É possível casar no cartório de graça?
Sim, é possível ter um casamento no civil de graça. No entanto, para isso, é preciso que o casal informe no cartório no qual desejam casar a declaração de hipossuficiência.
Qual o valor de um casamento no civil?
É importante ressaltar que, para definir o valor de um casamento no civil, é necessário saber a localidade do cartório.
Em São Paulo, por exemplo, o custo é de aproximadamente R$ 550, enquanto no estado do Ceará, por sua vez, o valor pode chegar a R$300.
Como pode ver, os custos de um casamento no civil, ainda que mais em conta do que uma festa, não saem tão barato também.
Isso pode ser uma dor de cabeça se os casais não estão preparados, principalmente em casos que os noivos ainda não moram juntos e estão tendo que mobiliar casa, pensar em novo aluguel e novas contas.
Para poder aproveitar o casamento e comemorar com a cabeça tranquila, é essencial que além de se preparar emocionalmente, também deve preparar o bolso para os gastos que virão com um planejamento financeiro.
Assim, é possível organizar as finanças para que não hajam prejuízos ou se entre em dívidas.
E uma dica para ajudar nesse processo é utilizar um gerenciador financeiro, como o aplicativo da Mobills, para manter suas receitas e despesas em ordem.
Desse modo, no dia do casamento poderá desfrutar muito mais da cerimônia, e concentrar toda a sua atenção no momento, e não nos gastos que seriam inesperados e trariam problemas.
Portanto, se deseja se casar e só ter espaço para sorrisos e muita emoção no grande dia, se planeje com antecedência e busque economizar dinheiro para conseguir pagar as taxas com tranquilidade.