Telefone do INSS: Atendimento da Central 135 e outros serviços
Saiba como usar o telefone do INSS pela central de atendimento, além de outras opções para conseguir todas as informações e serviços oferecidos pela previdência.
Artigo escrito por Equipe Mobills em 10 de Janeiro de 2024
O atendimento do telefone do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável pelos atendimentos com dúvidas sobre benefícios como aposentadorias ou pensões.
Por isso, aprenda neste artigo como funciona a central de telefone do INSS.
Central de telefone INSS
O atendimento da central de atendimento INSS é no número 135, que atende das 07h às 22h, de acordo com o horário de Brasília, de segunda a sábado.
Todo cidadão poderá entrar em contato pela central de telefone 135 para consultar serviços ou tirar dúvidas sobre algum atendimento da Previdência Social.
As ligações feitas para a central 135 por telefone fixo não têm custo, entretanto caso feito por celular ocorre uma tarifa com o valor de uma ligação local.
Para as ligações que forem feitas fora do expediente de atendimento do INSS, constará apenas o atendimento eletrônico.
Anteriormente o atendimento do INSS era o telefone 0800 728 0191, porém este canal está desativado.
VEJA TAMBÉM: Aposentadoria INSS: Como transferir o benefício para outro banco
Quem pode ser atendido no telefone do INSS?
Na central de telefone 135 pode ser atendido qualquer cidadão beneficiário do INSS.
Por meio desse telefone é possível obter qualquer serviço referente ao titular do CPF ligado à Previdência Social.
Um exemplo de serviço que você pode obter pela central 135:
- Digamos que você seja aposentado e quer contratar empréstimo consignado INSS.
- Porém, você não tem acesso a internet por acesso seu extrato de empréstimo pelo Meu INSS e tem dúvidas se o seu benefício está liberado para contratações.
- Para ter certeza é só ligar para o número do INSS 135 e fazer a consulta com o atendente.
Quais os dados para o atendimento no INSS?
Para que o atendimento seja facilitado e ocorra com agilidade, é necessário ter alguns documentos em mãos:
- CPF;
- Número do NIS/PIS (para quem é trabalhador de carteira assinada);
- Número do NIT (para quem é contribuinte individual);
- Número de inscrição na Previdência Social ou número do benefício.
Vale destacar que não é solicitado nenhum tipo de dados financeiros, confidenciais ou senha do Meu INSS pelo atendente.
Serviços oferecidos pelo atendimento 135
Está disponível para seus usuários os seguintes serviços:
Contato com atendente do INSS
- Agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica;
- Requerer benefício;
- Agendar pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração (PR);
- Acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- Atualizar os dados cadastrais;
- Realizar inscrição na Previdência Social;
- Entre outros.
Contato eletrônico do telefone INSS
- Realizar consulta de data e hora da perícia agendada;
- Informações sobre a situação de seu benefício;
- Obter o resultado do pedido de revisão de benefício;
- Obter o resultado do pedido de CTC;
- Entre outros.
Meu INSS
O Meu INSS também disponibiliza uma atendimento online para o seus benefícios.
Ele pode ser feito por meio do aplicativo ou site do Meu INSS clicando no ícone da Helô, que é a assistente virtual do órgão.
Confira o passo a passo:
- Clique no ícone da Helô;
- Logo em seguida vai abrir o chat para você digitar seu CPF e nome;
- Depois vão aparecer as opções de atendimento;
- Selecione qual você deseja e prossiga o atendimento.
Inclusive, o aplicativo é uma excelente opção para os atendimentos do INSS. Antes, era necessário pegar filas demoradas para coisas básicas, mas com o aplicativo fica muito mais fácil.
Por isso, antes de querer ligar ou até mesmo ir até uma agência da previdência, dá uma conferida no aplicativo, pois grande parte das suas dúvidas podem ser resolvidas por lá.
Portal do Meu INSS
Acesse e confira seus benefícios!
Atendimento online do INSS
Já para situações em que você tiver reclamações ou elogios, a ouvidoria do INSS é um canal aberto para isso.
É possível entrar em contato de duas maneiras:
Telefone Ouvidoria INSS
Para fazer registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) por telefone basta ligar para a Central 135.
Ouvidoria INSS pela Internet
Agora as manifestações devem ser feitas pelo Fala.BR que é uma Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo.
Veja como fazer para acessar:
- Entre no site do Fala.BR;
- Clique em Entrar para fazer login com a sua senha do Gov.Br;
- Autorize a consulta e acesso da sua conta Gov.Br;
- Dentro da plataforma Fala.BR escolha a opção “Nova Manifestação“;
Você pode escolher entre: “Acesso à informação, Denúncia, Elogio, Reclamação ou Sugestão”, entre outros e direcionar para o próprio órgão do INSS.
Como todas essas informações agora será muito mais fácil conseguir o atendimento necessário no INSS.
Serviços de atendimento
Ao entrar em contato de alguma forma com o INSS, você pode tirar dúvida sobre diversos assuntos que estiver precisando.
Porém, os serviços mais comuns são para:
- Ter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
- Marcar algum horário de atendimento presencial nas agências (quando necessário);
- Fazer a inscrição como contribuinte de algum benefício;
- Agendar perícias médicas e consultas;
- Solicitar revisão do benefício;
- Remarcar revisão do auxílio-doença;
- Acompanhar o processo de algum atendimento;
- Realizar alguma denúncia, reclamação ou elogio.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
O INSS tem telefone 0800?
O canal exclusivo para contato com o INSS é o 135. Vale destacar que ligações para o telefone 135 são gratuitas, se feitas por telefone fixo. Caso sejam feitas por celular, são cobradas tarifas.
O INSS tem atendimento pelo Whatsapp?
Como posso realizar contato direto com a agência do INSS?
É indicado que seja feita a ligação para o 135 por ser uma central de atendimento.
Ao efetuar uma ligação diretamente a uma Unidade Orgânica do INSS, o servidor não está autorizado a passar informações sobre processos, registros, chamados ou perfis dos segurados.
Qual horário de funcionamento da central 135?
O horário de funcionamento do telefone 135 é de 7h da manhã até 22h da noite, de segunda a sábado, de acordo com horário de Brasília.
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Escrito por Equipe Mobills Redator Web
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