O WhatsApp é um grande aliado tanto de profissionais quanto de pessoas comuns que desejam se comunicar por mensagens. Porém, o canal também pode ser fonte de golpes, e um deles é o Trava Zap.
Por conta da alta demanda e da facilidade que as pessoas têm de utilizá-lo, a prática de golpes com o WhatsApp tem sido frequente.
Você, provavelmente, já presenciou alguma situação com um amigo ou conhecido, não é verdade?
Mas o que é o Trava Zap e como os bandidos o aplicam? Descubra a seguir e confira as dicas para se proteger! Boa leitura!
De forma direta, “Trava Zap” são mensagens com códigos maliciosos que são enviadas pelo WhatsApp. Essas mensagens codificadas bloqueiam o celular da vítima, que acaba caindo em um golpe.
Ao receber a mensagem, o usuário nem desconfia, pois o texto parece aleatório e sem muito sentido.
Porém, ela tem o poder de causar uma “pane” ou melhor travar o WhatsApp – de onde vem o nome Trava Zap – e causar um bug generalizado no aparelho.
Dessa forma, o seu aplicativo começará a apresentar falhas constantes e repetidas.
VEJA TAMBÉM: Descubra o que é carteira digital, como funciona e dicas para usar || Como Baixar Vídeos do TikTok: Aprenda Com Dicas Práticas!
Por ser o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil, os criminosos logo descobriram uma forma de agir de má fé para aplicar golpes através do WhatsApp com o Trava Zap.
A fraude ocorre da seguinte maneira. O usuário recebe mensagens em códigos pelo WhatsApp e não entende o que elas significam.
Essas mensagens são caracteres aleatórios que não tem nenhuma função para o usuário nem querem transmitir um recado. Eles são apenas uma brecha para os golpistas.
Assim que recebe a mensagem Trava Zap, o usuário vai reparar que o seu app vai sofrer uma pane generalizada e o aplicativo vai começar a apresentar falhas constantes.
Com o tempo, o Trava Zap pode impedir a vítima de usar os serviços do aplicativo e até mesmo travar o telefone da vítima. Com isso, dando total domínio para o golpista.
VEJA TAMBÉM: Como usar o WhatsApp Pay? Veja como funciona! || Como trabalhar pela Internet? Ganhe dinheiro sem sair de casa!
Se você foi vítima do Trava Zap, a melhor maneira de solucionar é não desesperar, pois tomar uma atitude precipitada pode piorar a situação.
Agora, já com mais calma, procure na internet como fazer para resetar o seu aparelho.
Faça isso o mais rápido possível. Dessa forma, você não vai dar tempo para que o criminoso aplique algum golpe com o seu aplicativo, utilizando os seus dados pessoais.
Caso não consiga resetar o seu celular por conta própria ou se outros problemas começarem a aparecer, uma boa dica é buscar um serviço técnico especializado, como o oferecido pelos profissionais do GetNinjas.
Muita gente acredita que sim, mas, embora comprometa os dados da vítima, o Trava Zap ainda não é formalmente considerado um crime.
Mas, ainda sim a vítima pode se respaldar judicialmente. Afinal, pode ser considerado uma conduta ilícita, fazendo com que o responsável pela mensagem codificada seja penalizado e responda civilmente pelos danos causados à vítima.
Portanto, a dica é fazer um boletim de ocorrência ou acionar o Poder Judiciário para solicitar uma possível indenização.
Gostou desse conteúdo? Então, confira também: