Trabalhadores e população de baixa renda costumam ser contemplados por vários auxílios e programas sociais. Mas, você sabe quais são os benefícios do governo?
Ter essa informação parece fácil, mas muitas vezes pode se tornar confusa, pois a lista de quais são os benefícios do governo é grande.
Para te ajudar a ficar por dentro, listamos a seguir os principais. Saiba agora!
VEJA TAMBÉM: Como fazer a Carteira de Trabalho Digital? Passo a passo!
Saber quais são os benefícios do governo vai te ajudar em vários aspectos, tanto para saber se está apto a solicitar ou para descobrir os valores, ou até mesmo para ficar atento aos prazos.
O benefício do governo mais popular atualmente é o Bolsa Família, que inclusive tem sido a porta de entrada para muitos outros. Ele ocupou o lugar do antigo Auxilio Brasil.
O programa começa no valor de R$ 600, sendo destinado a famílias cuja renda mensal seja de até R$ 218 (duzentos e dezoito reais) por pessoa.
Além do requisito da renda máxima, para permanecerem no Programa, as famílias devem manter o seu cadastro atualizado e cumprir compromissos nas áreas de educação e saúde, que são chamados de condicionalidades.
Para se cadastrar no Bolsa Família é necessário estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo, o CadÚnico.
A inscrição pode ser feita em um posto de cadastramento ou atendimento da assistência social no município (CRAS). Para isso, basta localizar o CRAS mais próximo em seu município.
O abono salarial do PIS/PASEP é pago pela Caixa Econômica Federal (PIS), ou pelo Banco do Brasil (Pasep) e para recebê-lo é necessário:
- Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante o ano-base;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
O valor pode ser injetado em conta digital ou ser obtido por meio de saque com o cartão cidadão e senha nos terminais de autoatendimento.
Outro benefício do governo existente atualmente é o saque do FGTS, como é o caso dos trabalhadores que optam pelo saque-aniversário do fundo.
Neste caso, é permitida a retirada de parte do saldo no mês do aniversário, de acordo com o que tiver disponível em conta.
É possível aderir ao saque-aniversário por meio do aplicativo do FGTS!
VEJA TAMBÉM: Saiba como receber o INSS no Banco Crefisa!