Como marcar perícia no INSS [Documentos e passo a passo]
Saiba como funciona para agendar uma perícia médica no INSS e veja o passo a passo para marcar a sua!

Para comprovar a necessidade de algum benefício da Seguridade Social, muitas vezes é preciso fazer uma perícia médica. Com isso, é muito comum ter dúvidas de como marcar uma perícia no INSS.
Seja para comprovar o estado de saúde ou alguma condição que incapacite o trabalhador para o exercício de suas atividades, é necessário fazer o agendamento da perícia do INSS.
Apesar de parecer uma tarefa complexa, esta é uma etapa fundamental para quem precisa solicitar algum tipo de benefício previdenciário, mas esse procedimento não precisa ser difícil para você.
Então, se você tem dúvidas sobre esse assunto e quer conhecer seus direitos, confira agora o conteúdo que preparamos. Boa leitura!
O que é a perícia do INSS?
A perícia médica do INSS é um exame necessário para a conceção de determinados benefícios do INSS aos segurados.
Por meio dela, é possível comprovar o estado de saúde alegado pelo trabalhador para que ele faça jus aos auxílios do órgão.
Os serviços para os quais é possível solicitar o agendamento são:
- auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente);
- continuação (prorrogação) do auxílio-doença;
- perícia domiciliar ou hospitalar.
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Quem precisa marcar perícia no INSS?
A perícia médica do INSS é responsável por avaliar as condições de saúde do segurado e verificar se ele está apto ou não para trabalhar.
Portanto, aquelas pessoas que estejam doentes e incapazes para o trabalho podem solicitar esse serviço.
Caso o resultado da perícia aponte que o segurado está incapacitado para o trabalho, seja de forma temporária ou permanente, ele poderá solicitar algum benefício, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Quais os documentos para agendar uma perícia do INSS?
Para marcar uma perícia do INSS, o documento exigido é o número do seu CPF.
Desse modo, a página de agendamento solicitará o seu nome completo, data de nascimento, número do CPF e que você preencha o campo “não sou um robô”
Como marcar perícia no INSS [Passo a passo]
Há três formas de marcar perícia médica no INSS. São elas pelo aplicativo “Meu INSS”, pelo site do INSS ou pelo telefone.
Além disso, caso a pessoa não possa ir à perícia médica no dia e hora agendados, é possível remarcá-la.
Confira a seguir o passo a passo em cada um dos três, e veja qual deles é o mais prático para você!
Marcar perícia pelo computador
Se você deseja marcar uma perícia do INSS pelo computador, o primeiro passo abrir o seu navegador de internet e entrar no site do Meu INSS para solicitar o serviço.
Então siga os seguintes passos:
- No site do meu INSS, clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”;
- Em seguida, selecione o tipo de perícia e siga as orientações que aparecem na tela;
- Quando solicitado, informe os dados necessários e conclua o seu pedido.
Marcar perícia pelo aplicativo Meu INSS
Para marcar a perícia do INSS pelo aplicativo móvel, o primeiro passo é tê-lo instalado em seu smartphone.
Para isso, basta fazer o download na loja de aplicativos do seu aparelho. O app é gratuito e está disponível para Android e para iOS. Em seguida, siga os passos:
- Abra o aplicativo e faça o login utilizando a sua conta gov.br.
- Clique na opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
- Em seguida, selecione o tipo de perícia e siga as orientações que aparecem na tela;
- Quando solicitado, informe os dados necessários e conclua o seu pedido.
Como marcar perícia INSS pelo telefone
Já para marcar a sua perícia no INSS pelo telefone, é preciso ligar para o número 135.
Lembre-se de ter em mãos o número do seu CPF para informar quando solicitado. Busque também, se informar sobre qual serviço você precisará agendar, pois isso tornará a sua solicitação mais rápida.
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O que levar ao comparecer à perícia médica
Após agendar sua perícia, prepare os documentos relacionados à sua situação e aguarde o dia de sua consulta.
No dia marcado, compareça à agência do INSS, levando seus documentos de identificação originais e todos os laudos e exames relativos à condição que será avaliada.
De forma geral, os documentos comumente solicitados são:
- Documentos pessoais originais do interessado com foto (RG, CNH ou CTPS);
- Documentos médicos originais;
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver, bem como o documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.
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Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)