Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
Não

Como tirar carteira de trabalho digital pela primeira vez? Confira!

Saiba como fazer a emissão da sua Carteira de Trabalho Digital de duas formas!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 23 de Março de 2023

Está em busca de tirar a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez? Se sim, saiba que é um processo simples, rápido e intuitivo.

A Carteira de Trabalho é um documento que serve para fazer o registro da vida profissional dos trabalhadores no regime CLT, além de dar acesso a todos os direitos trabalhistas.

Atualmente, com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano, é possível tirar uma versão da Carteira de Trabalho totalmente digital, que é o modelo mais utilizado atualmente.

Então, se você quer saber como fazer essa emissão pela primeira vez, basta continuar acompanhando este conteúdo.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Como agendar carteira de trabalho (1ª e 2ª via)? Agende agora!

Como tirar Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez?

Atualmente, o modelo mais indicado da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é o digital. Por esse motivo, para quem ainda não fez a emissão do documento nesse novo formato, é importante saber como tirar a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez.

Além disso, de acordo com o site oficial do Ministério do Trabalho e Previdência, o formato digital da Carteira de Trabalho é prioritário, enquanto o formato físico é excepcional, ou seja, incomum.

Por isso, saiba as principais formas de fazer a primeira emissão da CTPS de maneira digital a seguir.

Portal Emprega Brasil

O Portal Emprega Brasil é uma nova plataforma do Ministério do Trabalho, que tem como principal objetivo modernizar os serviços já disponíveis e tornar as políticas públicas de emprego mais próximas das pessoas que precisam, tudo pela web.

Por meio dele, é possível ter acesso a diversos serviços, incluindo tirar a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez. Saiba como a seguir.

1. No site oficial do Portal Emprega Brasil, clique na opção “Entrar com gov.br”;

Portal Emprega Brasil

2. Para fazer login, insira o CPF e a senha utilizados para login na conta gov.br;

Login – Conta gov.br

3. Ao fazer o login, entre as opções disponíveis escolha a de “Carteira de Trabalho Digital” e clique;

Tirar Carteira de Trabalho Digital

4. Ao clicar, seu documento será emitido e todas as informações constadas nele.

Carteira de Trabalho Digital – Primeira Emissão

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Carteira de Trabalho Digital

Acesse a CTPS Digital!

URL verificada

Outra maneira de tirar a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez é pelo celular, por meio do app de mesmo nome, com o seguinte passo a passo:

1. Na loja do seu smartphone, faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android/iOS);

Loja Android para baixar app Carteira de Trabalho Digital

2. Em seguida, abra o aplicativo e aguarde passar da tela azul com a logo do app;

Tela inicial – Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

3. Ao passar da tela, leia as instruções iniciais e clique em “Próximo”;

Instruções iniciais – Carteira de Trabalho Digital

4. Ao fazer a leitura, clique em “Entrar com gov.br” para emitir o documento pela primeira vez ou ter acesso às informações constadas nele;

Entrar com gov.br

5. Caso já possua o login da conta gov.br, digite seu CPF e, em seguida, a senha nos campos indicados;

Login conta gov.br

6. Ao fazer login, clique em “continuar” e autorize o uso dos seus dados pessoais para o serviço (caso necessário);

Carteira de Trabalho Digital

Por fim, você terá feito a emissão da sua Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez. Caso queira checar suas informações trabalhistas, basta clicar na seta para baixo, indicada com o círculo vermelho.

Quem pode tirar a Carteira de Trabalho em papel?

Atualmente, de acordo com informações do site do Ministério do Trabalho e Previdência, apenas pessoas que trabalham para órgãos públicos e organizações internacionais devem fazer a utilização da Carteira de Trabalho em papel.

Para emiti-la, é preciso fazer o encaminhamento do pedido de agendamento para o seguinte e-mail:

  • trabalho.(uf)@economia.gov.br

Cada estado, por sua vez, tem a própria sigla, que deve ser utilizada no lugar de (uf) do e-mail. O endereço de e-mail para quem reside no Ceará, por exemplo, é o seguinte:

trabalho.ce@economia.gov.br

Já para quem mora em São Paulo, o endereço é este:

trabalho.sp@economia.gov.br.

Documentos para tirar a Carteira de Trabalho

  • Documento oficial com foto, data de nascimento, município, estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
  • Comprovante de residência com CEP;
    • Comprovante do estado civil:
    • Certidão de Nascimento (se solteiro);
    • Casamento (se casado) com averbação (se separado, divorciado ou viúvo);
  • Foto 3×4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual.

Para estrangeiros, além dos documentos que foram listados anteriormente, é necessário também os seguintes:

  • Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (antiga CIE) ou Protocolo da Polícia Federal;
  • Diário Oficial da União (em caso de autorização de residência concedida pelo Ministério da Justiça).

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Precisa ter carteira de trabalho física para fazer a digital?
A Carteira de Trabalho Digital substitui a Carteira em papel?
Como pegar a CTPS digital?

VEJA TAMBÉM: Senha Meu INSS: saiba como fazer ou recuperar a sua!



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo

Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Você também vai gostar

.
.