Fraude no INSS: descubra se você teve valores descontados e saiba o que fazer

Se você teve valores descontados do seu benefício, veja o que fazer com o nosso passo a passo

Artigo escrito por Lívia Monteiro
em 02 de Maio de 2025 4 min de leitura

Aposentados e pensionistas do INSS foram surpreendidos com a notícia de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), descobertas pela operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Conforme as estimativas, os desvios podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Na prática, aposentados e pensionistas tinham valores descontados na folha de pagamento referentes a mensalidades associativas de  entidades de classe, como associações e sindicatos.

No entanto, a maior parte desses descontos ocorriam sem a autorização dos beneficiários. Além disso, 70% das entidades analisadas pela CGU apresentavam falhas na documentação apresentada o INSS.

Então, se você é beneficiário, pensionista ou suspeita que algum familiar pode ter caído no esquema de fraude no INSS, confira o que fazer a seguir!

Como saber se tive valores descontados do meu benefício do INSS?

Para descobrir se você é uma das quase 6 milhões de pessoas que tiveram valores descontados indevidamente do seu INSS, o primeiro passo é consultar o seu extrato do INSS.

É no extrato do INSS que estão registradas todas as retiradas, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.

Para acessá-lo, acompanhe o passo a passo:

fraude no inss - app meu inss - como descobrir  -Mobills
  • Clique em “Extratos e Comprovantes” ou em “Extrato de benefício”;
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  • Clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”;
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    • Em seguida, clique sobre o número do benefício;
    • Na tela seguinte, aparecerá o extrato;
    • Por fim, verifique os descontos de mensalidades associativas.

    Como excluir descontos indevidos?

    Se você é aposentado ou pensionista e notou um desconto que não reconhece no seu benefício, saiba que tem como resolver isso sem sair de casa e pedir a devolução dos descontos ilegais.

    A exclusão da mensalidade associativa pode ser feita pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou ligando para a Central 135.

    Como excluir a mensalidade associativa no Meu INSS

    • Acesse o app ou site do Meu INSS
    • Faça login com seu CPF e senha do Gov.br ou por biometria
    • Clique em “Novo Pedido”
    • Clique em “Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”
    • Leia as orientações que aparecerem na tela e siga as instruções que forem dadas.
    imagem de Como excluir a mensalidade associativa no Meu INSS - fraude no inss - mobills
    App MeuINSS

    Esse processo é ideal para quem teve desconto e quer cancelar a cobrança. Agora, se você quer impedir que associações realizem esse tipo de desconto no futuro, o caminho é outro:

    Como bloquear o desconto de mensalidades associativas

    • Acesse o Meu INSS;
    • Faça login com seu CPF e senha do Gov.br ou com biometria;
    • No campo de busca, digite “Solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
    • Clique no serviço certo que aparecer na lista;
    • Leia as informações da tela e continue com as instruções.

    Esse bloqueio impede que novas cobranças sejam feitas sem seu consentimento.

    O que fazer se a cobrança já aconteceu?

    Se a cobrança já aconteceu e foi feita sem sua autorização, é possível solicitar o estorno das contribuições feitas de forma indevida, ou seja, você pode pedir o dinheiro de volta. Veja como:

    • Ligue para o número 0800 da entidade, que aparece no seu holerite
    • Envie um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br informando a retirada indevida
    • Registre uma ocorrência na Ouvidoria do INSS
    • Protocole o pedido de ressarcimento no Meu INSS (app ou site) ou vá até uma agência do INSS

    Depois disso, você pode acompanhar o andamento do pedido pelo próprio aplicativo ou ligando no 135.

    Vale ressaltar que, se apareceu um desconto estranho no seu benefício do INSS, não precisa se desesperar. Dá pra resolver de forma prática e segura.

    E o melhor: com tudo digitalizado, sem precisar enfrentar fila. Não perca tempo! Fique de olho no seu extrato, exclua, bloqueie e, se for o caso, peça o ressarcimento dos valores.



    Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web

    Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

    • Estrategista de Marketing em formação;
    • Advogada.

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