Mesmo sem contribuir para o INSS, crianças e adolescentes podem receber benefícios por meio dos seus representantes legais. No entanto, ao completar 18 anos, caso ainda façam jus ao benefício, deverão solicitar ao INSS exclusão do representante e começar a receber o benefício em seu próprio nome.
Mas como se dá esse processo? Confira neste artigo o passo a passo para solicitar a exclusão do representante legal no INSS ao completar 18 anos.
Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Tabela de Pagamento INSS 2025: entenda como funciona
Os pagamentos de benefícios do INSS de titularidade de pessoas menores de idade são feito na conta bancária do seu representante legal.
Esse representante pode ser um tutor nato (pai/mãe) ou quem detenha a guarda judicial, tutela, curatela ou seja considerado administrador provisório.
No entanto, ao completar 18 anos e se tornar civilmente capaz, o jovem deverá solicitar a exclusão do representante por meio do serviço “Atualizar Procurador e Representante Legal”.
Como explicamos, mesmo sem contribuir para o INSS, menores de idade podem solicitar alguns tipos de benefícios, por meio de seus representantes legais. Veja quais a seguir:
Para mudar a titularidade da conta do INSS ao completar 18 anos e passar a receber o benefício em seu próprio nome, siga os passos abaixo:
Outra opção para solicitar a exclusão do representante é pelo telefone 135, não sendo necessário ir até uma agência do INSS.
Após solicitar a exclusão do representante legal, o depósito do benefício do segurado passará a ser feito em uma conta benefício, no banco informado no momento da remoção ou em sua conta corrente, caso solicite o cadastro na própria instituição bancária.
VEJA TAMBÉM: Empréstimo consignado INSS: crédito para aposentados e pensionistas