PIS não habilitado: o que é e como resolver em 2024
Entenda o quais são os principais motivos de erros na hora de consultar e sacar o seu abono salarial
Artigo escrito por Lívia Monteiro em 29 de Dezembro de 2023
O PIS é um direito dos trabalhadores do setor privado, contratados pelo regime da CLT, que integram o Programa de Integração Social (PIS). No entanto, na hora de sacar o abono salarial, alguns encontram a mensagem de “PIS não habilitado”
Essa mensagem pode surgir por diversos motivos, que vão desde falhas no sistema até a falta dos requisitos básicos para fazer ter direito ao benefício.
Então, para explicar melhor o que é, o que pode causar e como resolver o problema do PIS não habilitado, confira agora o artigo que preparamos. Boa leitura!
O que significa ‘PIS não habilitado'?
Os trabalhadores podem consultar o seu saldo do abono salarial do PIS e a data de recebimento por meio do aplicativo CTPS Digital ou ligando para o telefone 158.
No entanto, é possível encontrar a mensagem de ‘não habilitado' ao consultar o PIS. Mas, o que isso significa?
Alguns motivos podem levar a essa falha. A primeira possibilidade é que ela tenha sido causada por uma instabilidade no sistema, devido ao alto volume de consultas no aplicativo CTPS Digital.
Nesse caso, o ideal é aguardar até que o sistema volte ao normal e você possa repetir a consulta.
A mensagem também pode ser consequência de algum erro ao atualizar os dados dentro da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e no eSocial ou o número incorreto do PIS/Pasep.
Outra razão pode ser o descumprimento dos requisitos necessários para receber o PIS, que você poderá conferir no próximo tópico.
Requisitos necessários para receber o PIS
O abono salarial do PIS em 2023 é um beneficio que tem por referência o ano-base 2021, devido aos trabalhadores que atendam aos critérios a seguir:
- O trabalhador deve estar inscrito no PIS/PASEP há, pelo menos, 5 anos;
- Trabalhar para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS);
- Deverá ter trabalhado formalmente no mínimo por 30 dias no ano-base referente a apuração;
- Deverá ter ter tido uma remuneração mensal média de até 2 salários mínimos.
- Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2021)..
Veja a seguir a lista a relação dos trabalhadores que podem e os que não podem receber o PIS.
Quem pode receber o abono do PIS
- Funcionários registrados na empresa e com 5 anos de registro no PIS/PASEP;
- Pessoas com invalidez;
- Aposentados;
- Idosos maiores de 60 anos;
- Reservistas da Polícia Militar;
- Portadores de neoplasia maligna.
Quem não podem receber o abono do PIS
- Trabalhadores de serviços domésticos;
- Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
- Trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
- Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.
VEJA TAMBÉM: Espelho do PIS: o que é e como consultar pela internet? || MEI tem direito a PIS? Confira as regras gerais!
Possíveis problemas e como resolvê-los
Se o trabalhador não atender a todos os requisitos acima, ele não terá direito ao abono salarial.
No entanto, caso ele possua os requisitos citados, e ainda assim apareça como não habilitado a receber o benefício, é preciso investigar a causa do problema.
Confira a seguir alguns problemas que podem gerar inconsistências nos dados do PIS/PASEP, prejudicando o trabalhador na hora de receber o abono, e veja como resolvê-los.
VEJA TAMBÉM: O que é eSocial doméstico? Saiba como funciona
Erro no número do PIS/Pasep
Um dos fatores que pode desabilitar o acesso do trabalhador ao abono salarial são erros na numeração do PIS/Pasep.
Isso porque, caso o número de seu registro não corresponda exatamente ao número informado pelo empregador ao eSocial ou para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), não será possível ter acesso às informações sobre o abono salarial.
Para saber se o número está correto, é preciso verificar o a numeração em seus registros na Carteira de Trabalho Digital.
Para isso, é preciso entrar no app da CTPS Digital e acessar a opção “Contratos”. Em seguida, selecione a empresa em que trabalha, e clique no ícone +, e o número do PIS/Pasep será exibido.
Caso constate a diferença entre as numerações, o trabalhador deve entrar em contato com o empregador para pedir a correção da numeração do PIS/Pasep.
VEJA TAMBÉM: Como tirar o PIS pela primeira vez – Saiba onde fazer || Número da Carteira de Trabalho Digital: Saiba como ver de maneira simples
Falta do número do PIS/Pasep
Um problema parecido com o anterior é quando o número do PIS, ao invés de estar errado, simplesmente não está informado na CTPS Digital.
Nesse caso, o trabalhador também deve entrar em contato com o empregador. Nesse caso, no entanto, ele deverá solicitar a inclusão da numeração do PIS/Pasep em seu registro.
Falta de atualização da Rais
Outra ponto importante é verificar se o o empregador atualizou as suas informações na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para isso, o trabalhador pode verificar no site da Rais se as informações estão atualizadas, com atenção ao prazo para as atualizações.
Gostou desse conteúdo? Então, confira também:
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web
Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.
- Estrategista de Marketing em formação;
- Advogada.