Como economizar energia com freezer? Veja as melhores dicas!
Veja quais são as dicas mais valiosas que você pode colocar em prática para economizar nos gastos de energia com o freezer.
Artigo escrito por Larissa Rocha
em 04 de Julho de 2024
O freezer é uma das opções mais indicadas para conservar os alimentos por mais tempo, mas você sabe como economizar energia com esse tipo de aparelho?
Caso não saiba ainda, é importante conhecer algumas dicas valiosas. Isso porque o freezer pode representar cerca de 34,5% da sua conta de energia.
É vantagem desligar o freezer à noite?
Não é possível economizar energia com o freezer se o aparelho estiver desligado durante a noite e for religado pela manhã.
Na verdade, os gastos podem ser ainda maiores, uma vez que o aparelho deverá trabalhar mais para voltar para a temperatura anterior, em vez de apenas mantê-la constante.
Além disso, desligar o aparelho durante a noite pode prejudicar a qualidade dos alimentos armazenados e até mesmo ser um risco para a sua saúde por possíveis contaminações.
Como economizar energia sem desligar o freezer?
Há diversas maneiras de reduzir o consumo de sua casa sem desligar o freezer a noite. Desde regular o consumo em áreas externas, desligar aparelhos que não estão em uso ou substituí-los por modelos mais econômicos, até mesmo instalar placas solares para economizar na conta a longo prazo.
Já uma solução mais prática e confortável para economizar até 12% na sua conta de energia todos os meses é por meio da FIT, uma empresa do grupo Santander com a qual você pode consumir energia limpa por um preço mais baixo do que o de sua concessionária local.
Isso porque, desde a promulgação do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei 14.300/22) é possível gerar energia solar de forma compartilhada, em usinas ou fazendas solares arrendadas por meio de uma associação ou consórcio.
Ou seja, em vez de instalar placas solares em seu próprio telhados, arcando com os custos de equipamentos e manutenção, é possível gerar sua energia renovável de forma remota, rateando os custos do arrendamento, operação e manutenção da usina com outras pessoas.
E é aí que entra a FIT, pois a empresa faz todo o trabalho de instalação e gestão em suas usinas para que você possa consumir energia limpa e por um preço menor do que o que seria cobrado pela sua distribuidora.
Como reduzir o consumo de energia do freezer?
Diminua a frequência de uso;
Tente usar mais o congelador da sua geladeira, desde que a vedação da porta do aparelho esteja em boas condições;
Compre um freezer com o Selo Procel;
Instale o item em um local ventilado;
Não coloque o freezer muito perto do fogão ou em áreas expostas ao sol/calor;
Mantenha um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do freezer;
Não coloque a grade traseira encostada na parede;
Não deixe a porta do freezer aberta por muito tempo;
Posicione os alimentos dentro do aparelho de uma forma que possibilite a circulação do ar frio;
Saiba qual é o consumo médio de energia do aparelho;
Tabela com estimativa de gastos de energia com freezer
Qual é o freezer que gasta menos energia?
Para economizar energia com freezer, é importante levar em consideração dois modelos: o freezer vertical e o horizontal.
Confira qual dos dois pode trazer mais economia para o seu bolso.
Freezer vertical: ideal para lugares com pequenos espaços, pois é um modelo compacto. Além disso, é possível usar prateleiras e gavetas, o que facilita na organização dos alimentos;
Freezer horizontal: essa opção tem um espaço interno maior. Vale destacar que o formato dele permite uma redução nas variações de temperatura quando o mesmo é aberto. Dessa maneira, ele consome menos energia.
Portanto, o freezer que gera maior redução de gastos é o modelo horizontal. Fora que, com ele, seus alimentos podem ser conservados por mais tempo.
Aprenda a manter as contas de energia em dia
Como você viu, são várias as dicas que podemos colocar em prática na nossa rotina para conseguir ter uma redução nos custos de energia.
Mas de nada adianta seguir essas orientações se você não tiver um controle das suas despesas.
Nesse sentido, é importante utilizar ferramentas que podem te auxiliar nessa jornada como, por exemplo, uma plataforma de controle financeiro como o gerenciador da Mobills.
Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Afinal, com ele é possível reunir de forma prática suas despesas e receitas, definir objetivos e metas, e entender com clareza a dinâmica financeira da sua casa.
Assim, é possível saber em que áreas há gastos em excesso e quais delas precisam de mais atenção. No fim, será mais fácil economizar dinheiro e planejar o seu orçamento familiar.
Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.