Cheque sem fundo: o que é e quais as consequências?
Algumas pessoas ainda usam o cheque para pagar e receber. Por isso, é importante saber o que fazer quando o documento está sem fundo. Veja agora!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 29 de Agosto de 2024
O que é um cheque sem fundo?
Caso não haja dinheiro em conta para a compensação de um cheque, ele é devolvido pela falta de fundos, o que faz com que ele se torne um cheque sem fundo.
Os bancos, por sua vez, entendem que imprevistos podem acontecer e o dono da conta pode ter se esquecido do cheque ou tenha algum outro motivo para não ter o saldo em conta para quitar a dívida.
Por isso, as instituições fazem a reapresentação desse cheque, dando uma segunda chance para pagamento. Mas, se ainda assim não tiver saldo, o banco passa a tratar como cheque sem fundo.
Como funciona o CCF?
Como consultar o nome no CCF?
- Na página escolha o item “Pedido de informação ao BC”;
- Encontre o campo “Pedir informação” e clique nele;
- Então, acesse o portal com seu login e senha. Caso não tenha, escolha a opção “Cadastrar” e realize os passos solicitados;
- Na página, registre sua demanda e escolha qual tipo de informação deseja pedir e clique em “Avançar”;
- A seguir, no campo “Assunto” escolha a opção 5 e em seguida a opção 3 “Cheques”;
- No campo “Mensagem” faça sua solicitação e peça as informações do CCF. Então, clique em avançar;
- Em seguida, adicione e confirme seu e-mail e número de telefone e clique em avançar;
- Para finalizar, adicione os números da figura e confirme sua demanda.
Dicas para tirar o nome do CCF
Ao realizar o pagamento, pegue o cheque e peça um recibo de que a dívida está quitada. Além disso, faça uma carta atestando que a dívida no valor X foi paga e peça para o responsável pela empresa assinar.
Com os 3 documentos em mãos (cheque, recibo e carta assinada), vá até o banco e faça o pagamento da taxa de regularização, que pode variar dependendo da instituição financeira.
Caso não se recorde ou não saiba em qual empresa está o cheque, é possível solicitar ao banco essa informação. Após a regularização, a agência bancária tem o prazo de até 5 dias úteis para retirar seus dados da lista.
Principais motivos de devolução de cheques
A lista de motivos para devolução de cheque é extensa, porém confira os principais a seguir:
- 11: Cheque sem fundos – 1ª apresentação;
- 12: Cheque sem fundos – 2ª apresentação;
- 13: Conta encerrada;
- 22: Impedimento ao pagamento, por divergência ou insuficiência de assinatura.
Como já foi mencionado, o banco faz 2 tentativas de compensar um cheque e só então encaminha para o número do CPF e informações do dono do cheque para o CCF.
Dessa maneira, a primeira tentativa terá o registro com o motivo 11 e a segunda com o motivo 12.
Outro motivo que pode dar problema com cheques retornados é o encerramento de contas. Por isso, sempre que passar um cheque anote para não esquecer e evitar problemas com a conta.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Como saber se um cheque é sem fundo?
Infelizmente, não é possível saber se um cheque tem fundos antes de fazer a compensação bancária. No entanto, existe uma ferramenta para consultar a legalidade do cheque.
Usando o site Cheque Legal, é possível realizar consultas com CPF do pagador e saber por exemplo, se o cheque é roubado ou está sustado.
Contudo, não é possível consultar o saldo da conta pagadora de nenhuma forma.
O que acontece quando o cheque não tem fundo?
Depende. Se for 1ª apresentação a pessoa que recebeu o cheque vai avisar ao dono que está sem fundos e então, a situação pode ser resolvida.
Todavia, se for 2ª apresentação o cheque é considerado com “sem fundos” e as informações do dono do documento são registradas no CCF.
A dívida do cheque sem fundos caduca?
Sim, como a maioria das dívidas, o cheque sem fundo também caduca. Mas, talvez não seja uma boa ideia esperar o período de prescrição da dívida.
Durante os 5 anos, você terá alguns impedimentos financeiros, como não conseguir financiamento ou um cartão de crédito.
Cheque sem fundo é crime? Quais as consequências?
Depende. Emitir cheque pré-datado presumindo que terá o dinheiro na data da compensação não é crime. Mas, emitir cheque a vista, sabendo da falta de fundos, pode ser considerado fraude.
Porém, é preciso provar que o pagador teve a intenção no ato da compra. E a obrigação da prova é de quem acusa, ou seja, do dono do estabelecimento que recebeu o cheque.
Saiba mais sobre como preencher cheque!
O que fazer ao receber um cheque sem fundo?
Dessa forma, é possível exigir o pagamento em juízo, sem ter que passar por todo o processo antes, uma vez que o cheque em si, já é uma ordem de pagamento.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.