Pagar o IPTU é uma obrigação tributária que se repete todos os anos, mas, mesmo assim, muitas pessoas tem dúvidas de como consultar o IPTU de sua cidade.
Pagar esse imposto é uma obrigação estabelecida para os proprietários de imóveis localizados em áreas urbanas, e sua inadimplência pode trazer graves consequências ao contribuinte.
Se você também tem dúvidas sobre como consultar o IPTU, fique tranquilo, pois preparamos um conteúdo de educação financeira para que você aprenda com segurança e rapidez. Confira!
O IPTU é um imposto municipal, e sua arrecadação compete às prefeituras por meio de suas secretarias de finanças (Sefin).
Assim, para consultar o IPTU é necessário acessar o site da prefeitura, da Sefin ou ainda o portal do contribuinte da cidade onde o imóvel é localizado.
O passo a passo geral de como consultar o IPTU é o seguinte:
- Acesse o site da Prefeitura, da Sefin ou, ainda, o Portal do Contribuinte da cidade do imóvel;
- Procure pela seção “Impostos” ou, diretamente, “IPTU 2025”, que normalmente se encontra na primeira página do site;
- Preencha os dados solicitados, como matrícula do imóvel, CPF do proprietário, endereços etc;
- Confirme o que for pedido e acesse os dados do IPTU do exercício do qual você deseja emitir sua fatura.
Note que, com este passo a passo, é possível também consultar débitos ou ainda emitir a 2ª via do IPTU em caso de perda do boleto ou de atrasos no pagamento.
Assim como o IPVA, as despesas com material escolar e matrículas, o IPTU é uma daquelas despesas previsíveis de todos os anos, não é verdade?
Então, uma boa estratégia é fazer um planejamento financeiro ao longo do ano para evitar passar por situações de aperto financeiro quando chegar o ano seguinte.
Para facilitar esse processo, você pode contar com o gerenciador financeiro da Mobills, uma plataforma completa para você se organizar de uma forma segura e eficaz, de acordo com os suas metas financeiras.
Além disso, pagando à vista, ainda é possível conseguir descontos e economizar dinheiro para suas outras despesas.
O IPTU é um imposto municipal que incide sobre os imóveis localizados em áreas urbanas.
A sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano, e sua cobrança acontece uma vez ao ano, no início do exercício financeiro.
Esse imposto pode ser pago tanto à vista, como parcelado. Cada município é responsável por estabelecer as regras de cobrança e de parcelamento do IPTU em seus limites.
É importante destacar que a obrigação de pagar esse imposto recai sobre o proprietário do imóvel. Isso significa que, ainda que o imóvel esteja alugado para um terceiro, a responsabilidade pelo pagamento, perante a prefeitura, será sempre do proprietário.
VEJA TAMBÉM: Entenda o que é valor venal do imóvel
Não pagar o IPTU em dia pode trazer sérias consequências ao proprietário do imóvel, tais como cobranças de juros, multas e não autorização de venda ou de reforma da propriedade.
Além disso, o proprietário poderá ter o nome negativado, ser inscrito na dívida ativa, ou mesmo ter o imóvel levado a leilão para a quitação do débito.
Por isso, caso você tenha débitos de IPTU em seus imóveis, não os deixe de lado. Uma boa dica é procurar a prefeitura do município para tentar negociar ou mesmo parcelar o valor e assim sair da dívida mais rápido.