O Pix é um meio de pagamento instantâneo muito utilizado quando há saldo na conta. Mas você sabia que tem comofazer Pix com cartão de crédito, mesmo estando sem dinheiro?
Criado pelo Banco Central, o Pix é considerado uma das melhores maneiras de transferir valores. Por ser instantâneo e gratuito, não demorou muito para cair na preferência dos brasileiros.
No entanto, apenas quem tem saldo na conta pode fazer o Pix convencional. Por isso, foi criado o Pix no cartão de crédito, permitindo que os clientes usem o limite do cartão para fazer o pagamento.
Continue lendo o conteúdo e saiba como fazer Pix com o seu cartão de crédito!
VEJA TAMBÉM: Pix agendado: que horas cai? Como cancelar? Saiba tudo!
Conheça 7 bancos que fazem Pix com cartão de crédito
Nem todas as instituições financeiras que disponibilizam o Pix com cartão de crédito, por ser uma função relativamente nova. Confira as carteiras e bancos digitais que possibilitam este tipo de transferência:
Diferente do Pix comum, um Pix com cartão de crédito possui uma taxa de cobrança que varia de cada instituição financeira. Confira alguns dos valores por taxa de serviço:
INSTITUIÇÃO
TAXA DE SERVIÇO
RecargaPay
3,99%
Banco do Brasil
de 2,98% até 4,99%
PicPay
de R$ 5 até 5,99% sobre o valor do pagamento, o que for maior
Digio
9,9%
99Pay
3,99%
Banco BV
IOF (0,38% + 0,011% ao dia)
Taxas cobradas para fazer PIX com cartão de crédito
Como fazer Pix com cartão de crédito? Confira o passo a passo!
Realizar um Pix no cartão de crédito é muito prático e rápido. Confira como fazer em aplicativos de bancos e carteiras digitais de pagamentos!
Como fazer Pix com cartão de crédito em bancos digitais
Para explicar como fazer o Pix com cartão de crédito por um aplicativo debanco, usaremos o Nubank como exemplo. Confira!
1. Abra o aplicativo Nubank, clique em “Área Pix“, e em seguida em “Transferir“;
2. Digite o valor da transferência e insira a chave Pix e confirme os dados de quem irá receber a transferência;
3. Confirme os dados e clique em “Escolher como transferir“, selecione “Cartão de Crédito” e clique no botão “Continuar com cartão de crédito”;
4. Escolha a quantidade de parcelas e observe que há taxa nesta operação. Revise os detalhes da transferência e digite sua senha. Assim, sua transferência será finalizada.
Pix com cartão de crédito em carteira digital
Para fazer um Pix usando a carteira digital (como PicPay e RecargaPay), os passos a serem seguidos são:
Baixe o aplicativo da sua escolha;
Faça o seu cadastro;
Nas opções de pagamento, insira os dados do seu cartão de crédito;
Selecione a opção de enviar Pix no app;
Escolha a chave Pix e coloque o valor que deseja transferir;
Escolha cartão de crédito como forma de pagamento e selecione em quantas parcelas deseja pagar.
Depois disso, pronto! Seu pagamento foi realizado.
De forma geral, fazer o Pix não é difícil, mas o processo pode variar um pouco de uma instituição financeira para outra.
Como fazer Pix no cartão de crédito com QR Code
Com o QR Code, o passo a passo muda um pouco:
Na tela inicial do app toque em “Pagar“;
Clique em “Pagar Pix com QR Code“, depois em “Ler QR Code“;
Escaneie o código e confirme os dados de quem receberá o Pix;
Toque em “Escolher como pagar“, e em seguida “Cartão de Crédito“;
Selecione a quantidade de parcelas e revise os detalhes;
Digite a senha e finalize a transação.
Pix com cartão de crédito: como funciona?
O Pix com cartão de crédito foi criado para ajudar os clientes que querem fazer um Pix, mas que não têm saldo na conta bancária. Ele funciona como um tipo de empréstimo.
Dessa maneira, você pode fazer uma transferência de qualquer valor a qualquer momento. Contudo, desde que não ultrapasse o limite do cartão de crédito.
Isso acontece porque o valor utilizado no Pix é cobrado na fatura do cartão acrescido da taxa de serviço. Além disso, pode parcelar em até 12x no cartão em algumas instituições.
O dono do cartão deve pagar o valor que utilizar dentro da data de vencimento já acordada. Caso contrário, deve arcar os com juros e multa por atraso.
Tudo isso pode ser feito no celular de forma prática, assim você não deixa de aproveitar promoções ou pagar cobranças pendentes.
Como criar um PIX?
E se você está no começo do processo e precisa criar um PIX, o primeiro passo é ter uma conta em uma instituição financeira ou conta de pagamentos.
A partir daí, acesse a sua conta e siga os seguintes passos:
Procure no menu do seu aplicativo bancário a opção ‘Minhas chaves‘,
Em seguida, vá em ‘Criar chave‘, ‘Cadastrar chave Pix‘ ou ‘Adicionar uma nova chave‘ na área Pix e clique;
Escolha o tipo de chave Pix que deseja cadastrar;
Depois, clique em cadastrar.
E se você está no processo de escolher um banco para abrir a sua conta e criar um PIX, há boas opções no mercado como Banco Santander, completo, sólido e digital!
Isenção de taxa de juros: 10 dias sem juros por mês no limite da conta ao manter o seu CPF ou celular como chave Pix no Santander para os pagamentos e transferências que não podem esperar
Programa Esfera: Seus cartões podem fazer parte da rede de parceiros do Santander Esfera com descontos de até 50% em produtos, serviços, viagens e muito mais
App Santander e internet banking: Pelo celular ou pelo computador, você pode fazer transferências, pagamentos e consultas, entre outras transações, a qualquer momento.
Caixas eletrônicos: São mais de 14 mil pontos em todo o país para você realizar saques e depósitos, além de contratar produtos e serviços
Por conta da taxa, é aconselhável que use o Pix com cartão de crédito apenas para situações de emergência ou em casos que o valor é compensado.
Por exemplo, quando há promoção em que mesmo com o valor da taxa, ainda seria menor do que o valor integral ou se o cartão tem cashback é possível ter parte do dinheiro gasto de volta.
Essa ferramenta pode ser muito útil caso precise fazer uma transferência bancária de última hora e não tenha saldo suficiente na sua conta para realizá-la.
No entanto, é preciso ter cautela para não ficar sem limite no cartão de crédito, para fazer compras e outros pagamentos.
Por isso, é importante manter o controle das finanças pessoais e consciência financeira. Assim, saberá a hora certa de usar o Pix com cartão de crédito sem criar dívidas.
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista.
Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.