Como fazer um Pix na Caixa Econômica Federal? [Passo a passo]
O PIX vem sendo cada vez mais utilizado com método de pagamento. Por isso, aprenda a fazer pagamentos via PIX na Caixa Econômica Federal para aproveitar os benefícios.

O Pix é um dos meios de pagamentos mais utilizados hoje em dia devido seus benefícios. No entanto, apesar do grande uso, muitos não sabem como fazer um Pix por meio da Caixa Econômica Federal, por exemplo.
Mesmo sendo um banco tradicional, a Caixa sempre acompanha as novidades do mercado. Por isso, é um dos vários bancos que oferecem essa funcionalidade para os seus clientes.
Caso seja cliente da instituição, ou queira ser, continue lendo o conteúdo a seguir! Assim, saberá exatamente como fazer as suas transferências sem problemas.
Caixa Econômica Federal
VEJA TAMBÉM: Como criar um Pix em poucos segundos || Aprenda a ganhar dinheiro de graça com o Pix
Como se cadastrar no Pix da Caixa Econômica Federal
Criado em 2020, o Pix desde então ganhou popularidade entre os brasileiros por oferecer muita praticidade e rapidez ao fazer transferências na mesma hora.
Assim, aprovado pelo Banco Central, muitas instituições financeiras adotaram o Pix em seu catálogo de serviços. Uma delas, o banco Caixa Econômica Federal.
Transferir e receber dinheiro via essa transferência é muito simples, mas, é preciso antes fazer o cadastro da sua chave Pix para fazer as operações. Na Caixa Econômica Federal, o processo é o seguinte:
- Faça o download do app CAIXA (disponível para Android e iOS);
- Acesse com seu login e senha ou se cadastre;
- Na tela inicial toque em “Pix”;
- No menu lateral esquerdo, clique em “Minhas Chaves”;
- Em seguida, vá em “Cadastrar Chave”;
- Leia o informativo sobre o Pix e toque em “Vamos lá!”;
- Escolha o tipo de chave que deseja cadastrar (pode escolher entre CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória);
- Marque uma opção ou mais opções e informe os caracteres referentes (por exemplo, se escolheu cadastrar o CPF, digite os números dele);
- Toque em “Cadastrar chaves selecionadas”;
- Concorde com os termos de uso da função e clique em “Confirmar”;
- Por fim, informe a senha da sua conta da Caixa e selecione “Continuar”.
Assim, sua chave estará cadastrada e sua conta habilitada para receber e enviar PIX para outras contas de qualquer outra instituição financeira.
Como fazer um Pix na Caixa Econômica Federal
Feito o cadastro das suas chaves Pix, você pode realizar pagamentos e transferências de modo mais simples, rápido e economizar dinheiro, visto que algumas transferências cobravam tarifas.
Assim, você pode fazer o Pix usando a chave da pessoa que irá receber, por QR Code, ou utilizando os dados bancários. Confira o procedimento em cada uma dessas situações.
Como transferir dinheiro com o Pix da Caixa por chave Pix
A opção mais conhecida de como fazer um Pix, é utilizando a chave Pix da pessoa que deverá receber o pagamento, sendo cliente da Caixa ou não.
Para isso é preciso que o beneficiário compartilhe com você a chave dele, que serve como identificação da conta bancária que o dinheiro irá. Assim que souber, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o app Caixa com seu login e senha;
- Na tela inicial, toque em “Pix”;
- Selecione “Pagar/Transferir” e a modalidade da senha que irá usar para fazer a transferência (por exemplo, CNPJ);
- Digite os caracteres referentes à chave Pix;
- Preencha o valor da transação;
- Se quiser, escreva algo na descrição sobre o pagamento;
- Confira os dados do favorecido;
- Toque em “Continuar”;
- Informe a assinatura eletrônica da sua conta e finalize.
Assim que feita a transferência, você pode enviar o comprovante do pagamento através do aplicativo que escolher, como o WhatsApp ou Instagram.
Como fazer pagamentos por Pix na Caixa com QR Code
Outra maneira rápida de fazer um Pix, é através do QR Code. Dessa forma, o favorecido não precisa enviar a chave Pix. O processo, ocorre da seguinte maneira:
- Acesse o app Caixa com seu login e senha;
- Na tela inicial, toque em “Pix”;
- Selecione a opção “Utilizar QR Code”;
- Faça a leitura do código com a câmera do seu celular;
- Assim que aparecer os dados do favorecido, coloque o valor da transferência caso não seja um QR Code personalizado;
- Em seguida, toque em “Continuar”;
- Confirme todos os dados e, novamente, cliquem em “Continuar”;
- Informe a sua assinatura eletrônica da Caixa para finalizar.
Como fazer um Pix na Caixa usando dados bancários
Por fim, a última maneira de fazer um Pix na Caixa Econômica Federal e usando os dados bancários do beneficiário. No entanto, o processo também é muito parecido:
- Acesse o app Caixa com seu login e senha;
- Na tela inicial, toque em “Pix”;
- Selecione “Agência e conta”;
- Preencha os dados bancários de quem irá receber o dinheiro e o valor da transação;
- Toque em “Continuar”;
- Confirme os dados do favorecido e, mais uma vez, clique em “Continuar”;
- Por último, informe a assinatura eletrônica da sua conta para concluir a transação.
Fácil, não é mesmo? Desse modo, pode aproveitar para fazer transações via Pix na Caixa de forma rápida e sem pagar tarifas a qualquer hora do dia.
Como cobrar dinheiro com o Pix da Caixa Econômica Federal
Além de realizar seus pagamentos, é possível cobrar dinheiro de quem precisa te pagar também através do Pix da Caixa. Assim, o devedor não precisa se preocupar com horário ou dia para arcar com a dívida.
Depois que você faz o cadastro da sua chave Pix no app da CAIXA, é possível enviá-la aos seus contatos para receber transferências de recursos e pagamentos:
- Acesse o app Caixa com seu login e senha;
- Na tela inicial, toque em “Pix”;
- Selecione “Minhas Chaves”;
- Toque em “Gerenciar”;
- Confira as chaves cadastradas, e toque no ícone de compartilhamento com a chave desejada;
- Escolhe o app por onde deseja compartilhar a chave.
Dessa forma, a partir do código compartilhado, o devedor poderá transferir o dinheiro para a sua conta imediatamente, e o dinheiro cairá em poucos segundos.
Outros bancos que oferecem Pix
Agora que você já sabe como fazer Pix na Caixa Econômica Federal, confira também outras excelentes opções de bancos que oferecem a transação via Pix.
Perguntas frequentes sobre o assunto
Qual o limite de Pix na Caixa?
O limite do Pix da Caixa é de R$5.000,00 por dia. No entanto, para transferências noturnas via Pix, o valor máximo é de R$1.000,00 para segurança do cliente.
Quantas chaves Pix posso cadastrar na Caixa?
É possível cadastrar até 4tipos de chaves no Pix da Caixa: CPF ou CNPJ (se a sua conta for de pessoa jurídica), número de celular, e-mail ou chave aleatória.
Tem alguma taxa para usar o Pix na Caixa?
Para pessoas físicas, o Pix é totalmente gratuito. Mas, para contas jurídicas há uma taxa de 0,99% sobre o valor do envio via Pix, também se o recebimento for via QR Code.
Essas regras valem não apenas para o Pix na Caixa, mas para qualquer outro banco que ofereça o serviço.
Pix Caixa não funciona. O que aconteceu?
Assim como qualquer outro serviço, o Pix pode apresentar problemas de funcionamento, como queda temporária, lentidão e instabilidade no sistema.
Entretanto, não demoram a serem resolvidos e logo poderá usar normalmente. Vale verificar também se o seu app está atualizado.
Posso cadastrar a mesma chave Pix duas vezes?
Caso você tenha cadastrado seu CPF como chave Pix em outro banco, não poderá cadastrá-lo novamente na Caixa.
A única opção é, caso deseje mesmo assim, excluir da outra instituição ou fazer a portabilidade da chave.
Quais cuidados tomar ao fazer um Pix na Caixa?
Na Caixa Econômica Federal e em qualquer outra instituição que disponibilize o recurso, é fundamental conferir os dados do beneficiário com muita atenção.
Isso porque, um número ou letra diferente ou no lugar errado, pode alterar a conta de destino. Por ser uma operação instantânea, não é possível cancelar um Pix.
Por isso, se não verificar os dados corretamente e transferir para a pessoa errada, poderá perder o dinheiro caso ela não te retorne o valor enviado.
Fora isso, o Pix é uma modalidade completamente segura. O Banco Central garante que as informações pessoais apresentadas nos Pix estão protegidas pela lei do sigilo das operações bancárias (Lei Complementar nº 105).
Além disso, assim com as transferências TED e DOC, o Pix utiliza outras medidas de segurança, como a criptografia e autenticação das operações por meio de senha, por exemplo.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.