Você já precisou comprovar o seu endereço, mas não tinha nenhuma conta de água ou luz no seu nome? Se a resposta foi sim, talvez você já tenha se perguntado se é possível gerar um comprovante de residência Nubank.
O Nubank se tornou um dos bancos mais populares, principalmente entre o público jovem. E justamente nessa fase é que se tem maior dificuldade de ter contas ou outros comprovantes de residência em seu nome.
Pensando nisso, bem que seria conveniente se fosse possível utilizar a sua fatura Nubank como comprovante de residência, não é mesmo?
Mas será que isso é possível? Foi exatamente para responder a essa pergunta que preparamos este artigo. Vamos conferir?
VEJA TAMBÉM: Comprovante Pix Nubank: saiba como compartilhar!
Sim! É possível gerar um comprovante de residência Nubank.
Se você está se perguntando: “e como é possível fazer isso?” De maneira simples, basta gerar um boleto para pagar a sua fatura, o que pode ser feito no próprio aplicativo. Veja o passo a passo:
- abra o aplicativo Nubank e clique na opção “Cartão de Crédito – fatura atual”;
- clique na opção “Pagar Fatura”;
- digite um valor para o boleto;
- escolha a opção “Gerar um boleto”;
- na página seguinte, clique em “entendi, gerar boleto”;
- em vez de apenas copiar o código, clique em “Enviar boleto por e-mail“.
No boleto que vai chegar no seu e-mail, constará o seu endereço, que vale como comprovante de residência.
Atenção: observe, no entanto, que nem todos os estabelecimentos aceitam faturas de cartão ou boletos como comprovantes de endereço hábeis.
Portanto, sempre verifique as exigências do lugar que solicita a sua documentação, principalmente se se tratar de cartórios, bancos ou órgãos públicos.
O comprovante de residência, ou comprovante de endereço, é uma espécie de documento que serve para provar que você, de fato, mora ou tem vínculos em um lugar.
Em geral, são aceitos como comprovantes de renda contas de água, luz, telefone, boletos que contenham o endereço e faturas de cartão de crédito.
No entanto, dependendo do rigor do estabelecimento, as opções de comprovantes de endereço são mais restritas.
Porém, nos estabelecimentos que aceitarem a fatura do cartão de crédito como opção, você já sabe como gerar o comprovante de residência Nubank.
Confira a seguir opções de documentos que podem servir para comprovar residência, a depender da instituição:
- Conta de água, luz ou telefone;
- Fatura de cartão de crédito;
- Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física;
- Extratos ou demonstrativos emitidos por órgãos públicos, tais como INSS, SRF;
- Carnês de IPTU e IPVA;
- Extratos do FGTS;
- Boletos de licenciamentos de veículos, de infrações de trânsito;
- Boletos bancários de planos de saúde e de mensalidades escolares;
- Boletos de pagamentos de condomínio;
- Contracheques emitidos por órgãos públicos;
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
- Laudo de avaliação de imóvel pela Caixa;
- Escritura ou certidão de ônus do imóvel, entre outros.
Atente-se também às datas desses documentos. Muitas instituições, por exemplo, não aceitam comprovantes de residência emitidos há mais de três meses. Então, certifique-se de que o seu documento é recente.
Se você possuir o cartão roxinho e tiver uma fatura para pagamento, por menor que ela seja, utilize para essa opção e gere o comprovante de residência Nubank de maneira simples.
O objetivo de uma instituição, ao solicitar um comprovante de endereço, é dar maior segurança às operações e evitar fraudes, pois ele indica o lugar mais provável onde uma pessoa será encontrada.
A maior dificuldade, no entanto, é que esse não é um documento unificado. Como vimos, há diversas formas de comprovar um endereço e algumas instituições são mais flexíveis do que outras.
Por isso, sempre verifique justo à empresa que tipos de documentos você pode apresentar e o que pode substituí-los, caso você não os possua.
Agora que você já sabe como gerar um comprovante de residência Nubank, que tal saber outras formas de conseguir esse documento?
Quando você não tem nenhuma conta em seu nome, ou as que você tem não são aceitas para o seu objetivo, uma boa opção é fazer uma declaração de residência, que pode ser autenticada em cartório. Confira aqui um modelo.
Uma outra opção é obter uma declaração do proprietário do imóvel ou da pessoa responsável pelas contas da casa confirmando que você mora no local.
Para isto, ela deverá preencher o documento de próprio punho, afirmando que você mora no imóvel. Na declaração deverá constar seu nome completo, CPF, RG e suas outras qualificações.
Além disso, ela deverá inserir os próprios dados na declaração e apresentar um comprovante de residência em seu próprio nome.
O próximo passo, então, será levar este documento ao cartório, registrar firma e autenticar a assinatura no documento.
VEJA TAMBÉM: Como fazer um comprovante de renda? [Pessoa física e autônomo]