Criar conta gov.br é um processo simples e rápido, que permite aos brasileiros o acesso aos mais diversos tipos de serviços públicos fornecidos pelo governo federal, e tudo sem sair de casa.
É possível acessar serviços como Imposto de Renda (IR), CadÚnico, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre outros serviços essenciais para algumas pessoas.
Por esse motivo, caso você não saiba como criar conta gov.br, confira este conteúdo completo, até o fim, e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Conta gov.br: como criar de maneira simples?
Existem algumas maneiras fáceis e eficazes de criar conta gov.br, seja pelo site do Governo ou pelo aplicativo oficial.
Esse é, além disso, um processo feito totalmente online, o que deixa o cadastro ainda mais simples.
Então, se você ainda não possui o acesso para os serviços públicos fornecidos pelo governo federal – ou não sabe se tem – confira abaixo o passo a passo simplificado de como criar conta gov.br.
Vídeo de como criar conta gov.br
Criar conta gov.br pelo aplicativo
Ao entrar no site do acesso.gov.br pela primeira vez, você vai ver algumas informações de como usar a plataforma.
Primeiras instruções da conta gov.br
Depois de ler as instruções, basta clicar em “Começar“. Após isso, você terá 4 opções de cadastro de como criar conta no gov.br, que serão descritas a seguir.
Opção 1 – Cadastro por validação facial no App Meu gov.br
Primeiro, você precisa baixar o aplicativo no seu celular, disponível tanto na Play Store (para celulares Android) quanto na App Store (para iPhone).
Ao abrir, reproduza o seguinte passo a passo:
Clique em “Entrar com gov.br”;
Digite o seu CPF no campo indicado;
Após ler os termos, selecione a opção para aceitá-los e clique em “Sou humano” para continuar.
Validação de reconhecimento facial para criar sua conta gov.br!
Logo após, você vai ver uma lista de vários bancos. Role a tela para baixo até encontrar a opção “Testar de outra forma”;
Depois de selecionar a opção de entrar de outra forma, basta clicar no botão de “Fazer reconhecimento facial“.
Faça a validação facial pelo app do Meu gov.br!
Fique atento às dicas que o aplicativo mostra, pois elas são muito importantes para não dar nenhum erro na criação da conta.
Se ocorrer tudo bem, siga o restante das instruções que o aplicativo mostra no celular e sua conta gov.br estará criada!
É importante lembrar, ainda, que esse método pode não funcionar para quem não tem biometria facial no título de eleitor ou na CNH.
Informe o seu CPF no campo solicitado e selecione “Continuar”;
Caso tenha uma conta, será necessário preencher com a senha. Caso você não saiba, basta selecionar “Esqueci minha senha” e seguir o passo a passo para recuperá-la;
Lembre-se de guardá-la em um local que somente você tem acesso.
Página com seu perfil na conta gov.br!
Caso, não tenha uma conta gov.br, basta clicar em “Continuar” para ver o passo a passo no site ou aplicativo:
Aceite os termos da página e selecione “Continuar”;
A plataforma utiliza de alguns dados para realizar a confirmação de sua conta, pode ser citado, sua conta bancária. Posteriormente, o aceite dos termos, será possível que realize a indicação do banco e digitar informações de sua conta, sendo possível a realização de outra maneira para confirmar seus dados;
Informe os dados solicitados e conclua o preenchimento em “Continuar”;
Análise e confirme todos os dados que estarão em sua tela;
Insira o código que chegará em seu celular ou e-mail no campo indicado;
Após, será possível criar sua senha.
A conta gov.br veio para facilitar o dia a dia do brasileiro, e hoje em dia, não é nem mais uma opção ter essa conta. Mas sim, uma recomendação!
Desse modo, você pode ter acesso a diversos serviços diretamente de onde estiver e conseguir apresentar seus documentos sempre que solicitado, mesmo quando isso acontece inesperadamente!
O cadastro na conta gov.br pode ser considerado como um registro digital, é possível ter acesso a variados serviços municipais, estaduais e federais.
A conta gov.br afirma que você é você mesmo na internet, sendo um serviço gratuito e seguro feito para todos os brasileiros. Ou seja, garante a proteção de dados.
É basicamente uma conta na internet que você tem para poder acessar diversos serviços e portais do Governo.
Com este registro, é possível acessar serviços como: o acesso a documentos, serviços da Receita Federal, serviços de saúde e previdenciário.
Como recuperar a senha do gov.br?
Se já tem a conta, mas não lembra do login e não sabe como recuperar a senha gov.br, fique despreocupado (a).
A seguir, você verá várias formas de recuperar sua senha. Independente de como vai fazer isso, é necessário tentar fazer o login e clicar em “Esqueci minha senha”, como mostrado abaixo:
Primeiros passos para recuperar senha no app do gov.br!
Ao selecionar essa opção, pode aparecer uma mensagem de que sua conta pode perder a segurança que ela tem, mas não significa que sua conta pode ser invadida, até porque sua senha continua sendo a mesma e protegendo sua conta.
Inclusive, você pode aumentar o nível de segurança da conta gov.br logo depois de alterar a senha.
Depois dessa primeira etapa, vamos ver 5 formas para recuperar sua senha da conta gov.
A primeira opção é recuperar com o reconhecimento facial. Para isso, a opção “Fazer reconhecimento facial” vai aparecer duas vezes e basta selecionar as duas vezes.
Passo a passo para recuperar senha com reconhecimento facial!
Depois de conseguir, basta criar uma nova senha que irá conseguir lembrar para acessar depois.
Vale lembrar que essa opção vai funcionar somente para quem já tem o reconhecimento facial cadastrado na conta.
Recuperar a senha gov.br – Conta do banco
Se você vinculou seu gov.br a uma conta do banco, é possível recuperar usando ela. Depois de selecionar a opção “Esqueci minha senha” selecione o banco que você vinculou.
Passo a passo para recuperar senha com sua conta do banco!
Depois disso, coloque sua conta bancária e selecione “Entrar” para poder criar uma nova senha para sua conta gov.br.
Recuperar senha gov.br – E-mail
Se você não possui reconhecimento facial nem conta bancária cadastrados, é possível recuperar usando um e-mail que você registrou. Depois de ter selecionado “Esqueci minha senha”, basta ir em “Recuperar senha de outra forma“.
Passo a passo para recuperar senha com o seu e-mail!
Depois disso, vai aparecer alguns bancos e no fim da lista vá na opção “Recuperar de outra forma” e logo ele vai mostrar algumas partes do seu e-mail junto com asterisco – como mostra a imagem acima.
Seu e-mail não é mostrado por completo por questão de segurança, mas você consegue identificar. Depois disso, basta selecionar “Enviar código“.
No final, basta confirmar em “Continuar” para finalizar!
Confira o código no seu aplicativo Gmail ou outro que você usar para email e volte no aplicativo gov.br para digitar o código enviado.
No final, basta criar uma nova senha seguindo as instruções do que pode ou não conter nela. Se você não recebeu o código, basta ir em “Reenviar código”.
Recuperar a senha gov.br – Número de telefone
Caso você prefira, é possível recuperar com seu número de telefone. Para isso, basta seguir o mesmo passo a passo de recuperar por e-mail como mostra abaixo.
Passo a passo para recuperar senha com o seu número de celular!
Porém, na hora que aparecer o seu e-mail com asteriscos, selecione “Não tenho acesso a esse e-mail” como mostra na terceira imagem.
No final, basta confirmar em “Continuar” para finalizar!
Depois disso, irá aparecer alguns asteriscos e os últimos dígitos do seu número de celular e basta apertar em “Enviar código”. Coloque o código que foi enviado para o seu celular.
No final, basta criar uma nova senha de acordo com as instruções e finalizar em “Continuar” e pronto!
Recuperar senha gov.br – Formulário
Caso você não lembre da sua conta bancária, não tenha reconhecimento facial, não lembre de e-mail e nem do celular, é possível recuperar por um formulário.
Depois de ter ido em “Esqueci minha senha“:
Vá na opção “Recuperar senha de outra forma”;
Em seguida, vá até o final da lista de bancos e aperte em “Recuperar de outra forma”;
Selecione “Não tenho acesso a esse e-mail”;
Passo a passo para recuperar senha pelo formulário!
Depois disso, vá na opção “Não tenho acesso a esse celular”;
Em seguida, ele vai mostrar a opção de você preencher um formulário;
Depois de preencher e enviar os documentos solicitados, aperte em “Enviar solicitação”.
No final, basta selecionar “Enviar solicitação” e pronto!
Agora é só aguardar que eles entrarão em contato informado pelo e-mail sobre a recuperação da sua senha da conta gov.br.
Serviços da conta gov.br
Como mencionamos acima, você pode usar a sua conta para diversas funções práticas do dia a dia, tanto para acesso a documentos quanto para outros serviços como mostrado abaixo.
Acesso a documentos e serviços da receita
Atualmente alguns documentos são solicitados de forma digital, e através da conta gov.br é possível vê-los. Por exemplo, carteira de motorista, CPF, Carteira de Trabalho, entre outros demais documentos.
É por meio da conta também que são feitas as Inscrições em programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e Fies (Programa de Financiamento Estudantil).
Ademais, a conta digital também tem maior disponibilidade ao acesso à declaração de imposto de renda, de forma mais rápida e prática.
A conta gov.br permite o acesso ao app do SUS (Sistema Único de Saúde), que deixa consultar toda a sua trajetória no programa, a carteira de vacinação, e realizar agendamentos para consultas, e outros serviços.
Também oferece o acesso ao app do INSS, conhecido também como “Meu INSS”, onde é possível verificar quanto tempo falta para se aposentar, realizar prova de vida, agendar perícias, entre outros serviços da previdência social.
Além disso, com a gov.br, o brasileiro tem a possibilidade de realizar assinaturas digitais com a ferramenta assinatura eletrônica avançada da plataforma.
Por fim, é possível acessar serviços municipais e estaduais, disponibilizados por alguns estados, tais como: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais.
Vale ressaltar que tanto pelo aplicativo quanto pelo site, é possível acessar esses tipos de serviço.
Porém, é possível realizar mais atividades pelo aplicativo, como analisar dados e compartilhar documentos, além de prova de vida e reconhecimento facial.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Como entrar no gov.br?
Para entrar ou criar sua conta na conta gov.br, basta acessar acesso.gov.br, inserir seu CPF, colocar a senha cadastrada e finalizar.
Qual a função do Gov.br?
Além de ter acesso a sua carteira de documentos, baixar certidões e assinar documentos digitalmente, você pode usar para acessar outras plataformas do governo (como o aplicativo do Meu INSS).
Como fazer o cadastro no Gov.br?
Para criar sua conta gov.br basta entrar no site oficial, inserir seu CPF e pressionar continuar. Na tela seguinte, basta ler os termos e concordar com eles.
Por fim, chegará uma mensagem no celular ou e-mail que você cadastrou e basta confirmar. Pronto, sua conta está criada.
É muito importante que você grave e guarde sua senha para não precisar reconfigurá-la.
Quais os serviços do aplicativo Meu Gov.br?
Por lá você consegue acessar:
Sua carteira de documentos como CPF, CNH, Certificado de Dispensa de Incorporação (CD) e outros;
Baixar certidões como a Certidão negativa de débitos;
Assinar documentos digitalmente.
Além disso, você consegue configurar sua conta, associar a alguma conta de banco, ativar notificações e acessar outras dúvidas por lá.
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