Você sabe o que significa cair na malha fina da Receita Federal? Entenda porque essa situação é tão temida por quem declara o Imposto de Renda!
A malha fina ou malha fiscal é quando a declaração de Imposto de Renda está com informações inconsistentes em relação ao que o contribuinte enviou e outros documentos recebidos de empresas e entidades. Assim, ela será analisada mais profundamente pela Receita Federal.
Isso não quer dizer exatamente que há algum erro na sua declaração, mas possivelmente será necessário comprovar algumas informações.
No período em que a declaração estiver sendo analisada, o contribuinte não recebe qualquer restituição do Imposto de Renda.
A malha fina é o grande temor de todos os declarantes do Imposto de Renda. Por isso, é importante saber alguns cuidados para evitar ao máximo o risco de cair na malha fina ao declarar o IR 2025.
Confira quais são eles:
Ao se preparar para fazer a sua declaração do Imposto de Renda, é importante separar um tempo para reunir todos os documentos necessários para isso, como extrato bancário, declaração de fornecedores, débitos de plano de saúde, entre outros.
Com isso, você conseguirá trazer uma boa fundamentação documental para a sua declaração.
Muitos acabam esquecendo de declarar os rendimentos isentos de IR. Esse é um erro muito comum e que pode gerar confusão. Não é porque um rendimento não possui incidência do Imposto de Renda que ele não precisa ser declarado.
Para evitar cair na malha fina é importante informar os dependentes corretamente, conhecendo as regras e a renda de cada um, se for o caso.
Algumas declarações podem vir preenchidas automaticamente. A ideia é facilitar a declaração, mas é importante conferir se os dados que constam ali estão corretos.
Alguns contribuintes tentam pagar menos impostos e, para isso, acabam fornecendo valores incorretos para seus bens, normalmente colocando um preço mais baixo. Isso gerará uma inconsistência no sistema e fará você cair na malha fina.
Os investimentos são um passo importante para fazer a declaração do IR corretamente. Por isso, caso você invista em algum ativo, tenha cuidado ao informar corretamente os dados necessários na declaração.
Caso você possua uma Pessoa Jurídica, será necessário realizar a declaração de IR separadamente. Importante salientar que essa declaração terá suas próprias características.
Caso você tenha recebido dinheiro de fora do Brasil, é importante que você realize a declaração dos valores recebidos. Muitos acreditam que esse dinheiro recebido do exterior não precisa ser declarado, mas isso é um erro.
Afinal, tem como saber se caiu na malha fina? A resposta é sim! É possível consultar a situação da declaração na Receita Federal por meio do site e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte):
- Acesse o site: cav.receita.fazenda.gov.br;
- Faça login com a conta GOV;
- Clique na opção “Declarações e Demonstrativos“;
- Na seção DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, clique em “Meu Imposto de Renda“;
- Depois, clique em “Pendências de Malha“.
Dessa forma, é possível saber se sua declaração de IR caiu na malha e por qual motivo ela está retida.
Regularizar as inconsistências no IR é um processo que fará o cidadão sair da malha fina. Se for algo simples, como um erro no preenchimento do formulário ou esquecimento de um campo, é possível resolver por meio da retificação do Imposto de Renda:
- Acesse novamente o site: cav.receita.fazenda.gov.br e entre com sua conta GOV nível prata ou ouro;
- Clique no botão “Declarações e Demonstrativos“;
- No setor DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, selecione “Meu Imposto de Renda“;
- Selecione a Declaração IRPF 2025 e clique em “Retificar Declaração“;
- Abrirá uma nova aba para a Declaração Retificadora que deve ser preenchida com as informações da declaração anterior e as modificações apontadas pelo Fisco, seja para alterar, excluir ou adicionar dados.
Por outro lado, quem precisa apresentar documentos comprobatórios deve seguir outro caminho que é aguardar o Termo de Intimação ou Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal.
Não há um prazo definido pela Receita Federal para sair da malha fina, pois isso dependerá da quantidade de demandas do órgão.
Se cair na malha fina da Receita Federal e não fizer nada para regularizar, o cidadão está sujeito a multa de 75% sobre o valor do imposto e terá o nome registrado no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais) constatando a dívida com um órgão federal.
LEIA TAMBÉM: Imposto de Renda sobre investimentos – saiba como funciona!