O número do NIS é o mesmo do PIS? Confira!
Muitos brasileiros têm dúvidas se há diferença entre os números do PIS e NIS, por possuírem funcionalidades parecidas. Para tirar essa dúvida, basta ler o artigo.
Artigo escrito por Isabela Matsura em 05 de Junho de 2023
Quando pensamos em NIS e PIS, é bastante comum termos dúvidas, inclusive, se eles têm o mesmo número ou não. Afinal, seus conceitos são bem parecidos.
Ambos cadastros são importantes para trabalhadores com vínculo empregatício, ou seja, que têm a carteira assinada. Sendo assim, leia o conteúdo a seguir e saiba se os dígitos são os mesmos!
VEJA TAMBÉM: Saiba consultar o PIS pelo CPF
O que é o NIS?
O NIS é o Número de Identificação Social, que se vincula a todos os cidadãos que recebem, ou não, benefícios sociais do Governo Federal e trabalhadores registrados na CTPS.
O número do NIS é atribuído pela Caixa Econômica Federal, que determina uma sequência de 11 dígitos. Por meio dele, trabalhadores recebem seus direitos trabalhistas e previdenciário assegurados.
Precisam do NIS, por exemplo, os benefícios: Licença-Maternidade, 13º salário, Abono Salarial, Seguro-Desemprego, FGTS, entre outros.
Assim, devem se cadastrar no NIS:
- O trabalhador vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física;
- Os beneficiários de Programas Sociais;
- O diretor não-empregado quando optante pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Os beneficiários de Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).
O NIS é gerado a partir do cadastro dos cidadãos nos bancos de dados do Sistema Nacional e Informações Sociais (CNIS). Ou, a partir do 1º registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
É possível encontrar seu número do NIS na Carteira de Trabalho, no app Carteira de Trabalho Digital, e também na parte frontal do Cartão Cidadão da Caixa.
O que é o PIS?
O PIS é o Programa de Integração Social, um dos programas mais antigos do Brasil e destinado a empregados da iniciativa privada e que trabalham de carteira assinada.
O cadastro do PIS é feito logo no primeiro emprego do indivíduo, mediante vínculo empregatício na CTPS. Dessa forma, todo trabalhador registrado precisa, obrigatoriamente, ter o cadastro do PIS ativo.
O PIS serve para identificar o trabalhador. Mas, não são todos que têm direito ao PIS e de sacar o valor que está em conta. Para isso, é preciso:
- Ter a carteira assinada por pelo menos 5 anos;
- Receber até dois salários mínimos;
- Ter os seus dados devidamente atualizados com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
- Ter trabalhado com a carteira assinada obrigatoriamente no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base que está sendo pago;
Através dele, as empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus funcionários. No entanto, apesar de se chamar “contribuição”, ela é obrigatória.
O dinheiro arrecadado vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que é responsável por pagar alguns benefícios, como o Seguro-Desemprego e abono salarial.
Ou seja, são contribuições que as empresas recolhem, que se transformam em benefícios sociais e direitos trabalhistas ao trabalhador que tem carteira assinada.
É possível encontrar seu número do PIS pelo portal INSS, CTPS Digital, app Caixa Trabalhador, app FGTS, pelo site do CNIS e por telefone.
Caso possa sacar o dinheiro, pode realizar o procedimento em agências, caixas eletrônicos, e loterias da Caixa Econômica Federal, ou transferir o valor para um conta corrente pelo app Meu FGTS.
Afinal, os números do NIS e PIS são os mesmos?
Sim, os números do NIS e do PIS são exatamente os mesmos! Entretanto, eles são gerados em duas bases de dados diferentes.
O NIS surge a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo. Já o PIS, é logo que o empregado tem a carteira assinada pela primeira vez.
Ou seja, o NIS é uma identificação de usuários que tenham ou podem receber benefícios sociais. Mas, no momento que passa a ter um vínculo empregatício, o NIS torna-se um PIS.
Desse modo, é possível concluir que um PIS é um NIS com dados de vínculo empregatício, por isso seus números são os mesmos e não há diferença entre eles na prática.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo
Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.