Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Renavam: Saiba o que é e como consultar o do seu veículo

A numeração do Renavam tem muitas funções. Entenda o que é e para que serve esse registro!

Artigo escrito por Lívia Monteiro em 19 de Setembro de 2023

Proprietários de veículos automotivos estão acostumados a ouvir diversas siglas, como CNH, DPVAT, Renach, mas talvez a mais importante de todas elas seja a do Renavam.

O número do Renavam é o principal código do veículo, porque a ele estão associados todo o seu histórico e características físicas.

Então, se você quer entender melhor o que é e para que serve o Renavam, confira agora mesmo o artigo que preparamos. Boa leitura!

O que significa Renavam?

Renavam é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um dos registros que os automóveis possuem.

Considerado como o número de identidade do automóvel, nele contam todos os cadastros do veículo feitos no Detran, além de informações sobre os aspectos físicos do veículo, como cor, chassi, modelo etc.

Pelo Renavam também é possível acessar informações como multas, débitos de IPVA, CRV, entre outras.

Para que serve o Renavam

Por agregar tantas informações do veículo em um único registro, o número do Renavam possui diversas utilidades. Entre elas, destacam-se:

  • Informações sobre a fabricação do veículo
  • Modelo e configurações
  • Características físicas, como cor, chassi etc
  • Emplacamento e licenciamento
  • Informações sobre débitos, como dívidas de IPVA, multas e CRV
  • Informações como roubos e furtos
  • Informações sobre mudança de proprietário

Renavan x Código Renavam

Uma dúvida comum entre os proprietários de veículos é sobre se há diferença entre entre o Renavam e o código Renavam.

E sim, há diferença! Enquanto o Renavam é o registro do veículo propriamente dito. Ou seja, o conjunto de dados armazenados com as informações sobre o veículo e seu histórico, feitos no Detran.

O código do Renavam, por sua vez, é o conjunto de 11 dígitos, especificados no CRLV do veículo, pelos quais se pode identificar esse registro.

Assim, cada veículo possui a sua própria numeração, e elas são registradas pelo sistema coordenado pelo Governo Federal, via Senatram.

VEJA TAMBÉM: Como pagar IPVA com cartão de crédito? Confira o passo a passo! || Como consultar a dívida ativa do IPVA? Aprenda agora!

O número do chassi é o mesmo do Renavam?

Outro ponto que pode causar confusão é se o número do chassi é o mesmo do Renavam. E, na verdade, chassi e Renavam são coisas diferentes.

Como já falamos, o do Renavam é o código que reúne as informações de identificação de um veículo, bem como o seu histórico registrado pelo Detran.

Já o chassi é o nome da parte estrutural do veículo responsável por sustentar a carroceria, motor e demais partes. Essa estrutura possui um número de identificação próprio, chamado Número de Identificação do Veículo (NIV).

Onde fica o número do Renavam?

O código do Renavam pode ser encontrado em no CRV – Certificado de Registro de Veículo – ou no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Desde o ano de 2013, esse código composto por 11 dígitos. Antes dessa data, o código do Renavam era composto por apenas nove dígitos, no entanto, com o aumento da frota de veículos, houve o aumento no número de dígitos para comportar os novos registros.

imagem de onde fica o número do renavam mobills
(Imagem: Reprodução/Detran -SP)

O Renavam muda com o tempo?

O número do Renavam não muda com o tempo. O registro é gerado uma única vez, quando é feito o primeiro licenciamento do veículo no Detran do estado aonde o proprietário reside.

Assim, ainda que o veículo seja vendido, transferido ou sofra algum dano, o número de registro permanecerá o mesmo.

Na prática, o que se pode fazer com o número do Renavam?

O número do Renavam, como já foi dito, agrega diversas informações sobre o veículo. Mas, na prática, como isso pode ser útil?

Um dos principais usos do Renavam no dia a dia é para os condutores que pensam em comprar um veículo usado ou seminovo, para ter maior transparência e segurança no negócio.

Isso porque, com o número do registro em mãos, é possível consultar todas as informações e o histórico do veículo. Também é possível saber se o veículo tem multas, pendências de IPVA ou outros débitos.

Basta, para isso, que o comprador pesquise no site do Detran de seu estado, para ter informações sobre multas, sinistros, proprietário legal e, então, se previna de fraudes e golpes.

Além disso, o Renavam é utilizado pelas autoridades de trânsito para verificar se a situação do automóvel está regular e se ele está apto para transitar se impedimentos.

VEJA TAMBÉM: Descubra como funciona o financiamento de carros || O que acontece se não pagar o IPVA? Saiba as consequências!

Como consultar o Renavam?

É possível consultar online os dados de veículos na base RENAVAM por meio do Portal de Serviços do Senatran.

Para isso, é preciso ter cadastro no Portal e realizar login por meio da conta gov.br, para pessoas físicas, ou por certificado digital, no caso de empresas.

Lembrando que cada usuário tem acesso a 5 consultas de veículos.

Zapay – Parcele débitos veiculares

Avaliação Mobills
4 250
Avaliação Mobills
URL Verificada
Quem é a Zapay? É uma startup de tecnologia que é credenciada ao Detran e ao Denatran, a qual oferece o serviço de pagamento dos débitos veiculares do órgão.
Consultar débitos do veículo Digitando a placa do seu veículo, você pode consultar se existem débitos em aberto.
Consultas A consulta da placa irá apresentar se seu veículo possui Multas de trânsito em aberto e/ou se o IPVA, Licenciamento e DPVAT estão em dia.
Escolha como deseja pagar Você tem diversas opções de pagamento. Cartão de Crédito em até 12x, PIX, Boleto, Ticketlog e Voucher.
URL Verificada
  • Mais informações
    O objetivo da Zapay é transformar a maneira que as pessoas pagam e gerenciam débitos veiculares (IPVA, licenciamento, multas, DPVAT, entre outros), facilitando o acesso aos débitos e também a forma de pagamento, através do parcelamento. Proporcionando mais tempo e menos burocracia para os brasileiros

Além disso, é possível consultar os débitos do veículo pelo site de empresas como a Zapay, que além de reunir dados do Detran e Denatran sobre multas, IPVA, Licenciamento e DPVAT, também oferece opções para facilitar o pagamento.

É possível descobrir o Renavam pela placa do veículo?

Para acessar os dados do Renavam por meio dos sites do Detran, via de regra é necessário ter em mãos o código do registro.

No entanto, com a expedição da Portaria Nº 15/2016 do Denatran, atualmente algumas empresas privadas têm autorização para consultar os dados do sistema somente com a placa do veículo.

Assim, ainda que não seja possível fazer a consulta direta pelo Detran, é possível optar por consultar o Renavam de forma privada, por meio de pagamento.

É possível descobrir o Renavam pelo CPF do proprietário?

Por questões de segurança, não é possível encontrar o número do Renavan apenas pelo CPF do proprietário.

É possível, no entanto, descobrir a numeração pela placa do veículo, por meio de empresas que oferecem o serviço de consulta.

Gostou desse conteúdo? Então, confira também:



Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Você também vai gostar

.
.