Segunda via do IPTU: saiba como tirar [passo a passo]
Veja o que é necessário para emitir o a segunda via de seu boleto de IPTU com o passo a passo que preparamos. Confira!
Artigo escrito por Lívia Monteiro em 04 de Janeiro de 2024
Todos os anos, as prefeituras enviam aos proprietários de imóveis urbanos boletos de pagamento de impostos. Mas, em caso de perda ou atrasos das parcelas, muitas pessoas tem dúvidas sobre como tirar a segunda via do IPTU.
O IPTU é o imposto cobrado sobre a propriedade de imóveis localizados em áreas urbanas, e deixar de pagá-lo pode trazer consequências como ter o nome negativado, ser inscrito na dívida ativa, ou mesmo ter o imóvel levado a leilão.
Por isso, o melhor a fazer é manter o pagamento desse imposto em dia. Então, que tal aprender a emitir a segunda via do IPTU? Saiba como neste conteúdo de educação financeira!
Como tirar a segunda via do IPTU
Por se tratar de um imposto municipal, a responsabilidade pela emissão dos boletos de pagamento será da Prefeitura e de sua respectiva Secretaria de Finanças (Sefin).
Desse modo, para tirar a segunda via do IPTU, o passo a passo geral é o seguinte:
- Acesse o site da Prefeitura ou da Sefin de seu município;
- Busque pela seção “Impostos” ou, diretamente, “IPTU 2024”, que normalmente se encontram na primeira página;
- Preencha os dados solicitados, como matrícula do imóvel ou endereços;
- Confirme o que for pedido e acesse o exercício do qual você deseja reemitir sua fatura.
Esse procedimento é praticamente o mesmo utilizado para emitir seu boleto pela primeira vez caso a prefeitura não o envie à sua casa, e ele pode sofrer pequenas variações, a depender do sistema de sua cidade.
Saber como emitir a segunda via do IPTU é importante não apenas em caso de perda do boleto, mas também em caso de atrasos no pegamento.
Isso porque o novo boleto emitido já virá com o novo valor, acrescido de juros e multa em caso de inadimplência.
O que é IPTU
IPTU é a sigla para Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, um imposto de competência dos municípios, que tem como base de cálculo o valor venal de imóveis localizados em áreas urbanas.
Esse imposto é cobrado anualmente dos proprietários dos imóveis. Isso significa que, mesmo que o imóvel esteja alugado para um terceiro, perante a prefeitura, o proprietário ainda será o responsável pelo débito.
Assim, caso haja, no contrato de aluguel, uma cláusula indicando que o inquilino deverá arcar com o imposto, essa cláusula valerá apenas entre as partes, podendo ser executada em uma ação civil, mas não valerá para a prefeitura.
Para calcular o IPTU, a prefeitura normalmente institui uma alíquota que incide sobre cada imóvel, levando em consideração fatores, como:
- O valor venal do imóvel, que é o seu valor de venda oficial;
- A localização;
- Tamanho do terreno e da área construída.
O que acontece se não pagar o IPTU
Não pagar o IPTU pode acarretar em problemas para o proprietário do imóvel, tais como:
- Acréscimos de juros e multa;
- Nome negativado;
- Nome inserido na Dívida Ativa da União;
- Não autorização da venda ou de reformas;
- Leilão da propriedade, em casos extremos.
Como pagar IPTU atrasado
Para pagar o IPTU atrasado de um imóvel, será necessário reemitir o boleto de pagamento com o acréscimo dos juros e multas devidos.
Caso a dívida acumulada esteja além do seu alcance atual, não negligencia a situação, pois as consequências podem ser graves.
Em vez disso, procure a prefeitura do seu município para tentar uma possível negociação e parcelamento do débito.
Muitas prefeituras promovem, periodicamente, mutirões de renegociação para o abatimento dos débitos, e essa pode ser uma ótima oportunidade para você sair das dívidas.
Organize-se financeiramente
O IPTU é uma daquelas despesas previsíveis de todos os anos. Então, por que não tentar se planejar com antecedência para as despesas do começo do ano?
Um bom planejamento financeiro inclui saber o que priorizar ao longo do ano para não passar por situações de aperto financeiro quando chega o ano seguinte.
Para isso, você pode contar com o gerenciador financeiro da Mobills, uma plataforma completa para organizar suas fianças de uma forma prática e segura, de acordo com os seus objetivos e metas.
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- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Então, se for possível em sua realidade financeira, considere fazer uma reserva para as despesas como IPVA, IPTU e material escolar ao longo do ano.
Dessa forma, além de evitar o sufoco, você ainda poderá obter bons descontos pagando à vista essas despesas.
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Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web
Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.
- Estrategista de Marketing em formação;
- Advogada.