Uma consultoria financeira é um serviço que tem como objetivo melhorar as finanças pessoais de uma pessoa, bem como seus investimentos. Mas você sabia que existem mais tipos de consultoria financeira?
Atualmente, os tipos mais comuns de consultoria são: a pessoal ou familiar, empresarial ou de investimentos, cada uma com uma finalidade específica.
Dessa forma, se você quer contratar um desses tipos de consultoria financeira, mas não sabe qual, confira este artigo até o fim e descubra. Vamos nessa?
Existem alguns tipos de consultoria, cada um de alinhado com o momento em que o cliente se encontra e com suas necessidades.
Dessa forma, confira detalhes sobre os 3 tipos de consultoria financeira mais comuns: consultoria financeira pessoal ou familiar, consultoria financeira empresarial e consultoria de investimentos.
Na consultoria financeira, existe a pessoal ou familiar, que consiste em uma avaliação financeira do cliente (ou da família), em busca de estratégias assertivas para melhorar o controle orçamentário.
Neste modelo, o consultor vai, da melhor forma possível, traçar a melhor estratégia, seja de controle orçamentário ou de investimentos, para que o cliente possa ter uma mudança positiva em sua vida financeira.
Um dos tipos de consultoria financeira mais comuns é, certamente, a consultoria financeira empresarial, em que o principal objetivo é analisar e entender as principais necessidades financeiras da empresa, bem como suas falhas e acertos.
Dessa forma, o especialista responsável vai garantir uma estratégia que possa melhorar a situação financeira da instituição, além de corrigir as possíveis falhas que vêm sendo executadas, juntamente com os diretores ou equipe financeira atuante na empresa.
Em uma consultoria de investimentos, o especialista financeiro auxilia e orienta o cliente a entender como investir melhor ou como começar a investir.
Após isso, é montada uma carteira de investimentos direcionada a cada objetivo seu, de acordo com o que foi definido na conversa inicial.
Nesse processo, o consultor recomendará a abertura de uma conta em uma boa corretora, como a Toro Investimentos.
Uma consultoria financeira é um serviço voltado para quem deseja otimizar ou corrigir alguma área da sua vida financeira.
Por exemplo, quem tem dívidas muito elevadas pode contratar um consultor para ajudá-lo a sair dessa situação.
Como mostramos, existem várias áreas na consultoria financeira, desde pessoal, empresarial e até de investimentos.
Entre os tipos de consultoria financeira, há uma vantagem em comum: a solução para os problemas financeiros, sejam eles pessoais ou empresariais.
Além disso, podemos destacar, também, como vantagem os seguintes pontos:
- Ter autonomia para tomar decisões financeiras mais assertivas;
- Definir investimentos rentáveis, com todo apoio possível;
- Ter um olhar mais analítico para as finanças;
- Sair das dívidas, caso tenha;
- Saber organizar o orçamento de uma forma que sobre dinheiro ao fim do mês;
- Redução das dívidas e despesas empresariais;
- Maior organização no fluxo de caixa de uma empresa; entre outras vantagens.
O que é uma consultoria financeira?
A consultoria é um serviço que consiste em ajudar pessoas, de modo individual, famílias ou empresas a melhorarem a tomada de decisão quando o assunto é finanças pessoais ou investimentos.
Qual é o valor de uma consultoria financeira?
O valor desse serviço pode variar e depender dos tipos de consultoria financeira procurados, da renda do cliente, bem como do seu patrimônio.
Qual a função de uma consultoria financeira?
É esperado, ao fim de uma consultoria, que o cliente tenha autonomia para caminhar sozinho, trilhando um caminho de decisões mais inteligentes para o próprio dinheiro, bem como para sua empresa.
Quem precisa de uma consultoria financeira?
Existem alguns tipos de consultoria financeira eficazes para vários grupos de pessoas. Dessa forma, se você se encaixa em uma dessas situações
Existem alguns tipos de consultoria financeira destinados para pessoas que têm problemas com o orçamento, para investir ou também problemas na parte financeira de uma empresa.
Se você se encaixou em um dos tipos que foram descritos no decorrer deste conteúdo, é sinal de que é hora de contratar o serviço e, com isso, ter êxito nas finanças pessoais e investimentos.
Além disso, mesmo quem não tem problemas, mas deseja evitá-los, ou quem deseja otimizar o orçamento atual pode contratar uma consultoria.
CONTINUE LENDO