Troca de apartamento: saiba como a permuta de imóveis funciona
Entenda o que significa permuta imobiliária, as vantagens desse serviço e qual o momento certo para contratar.
Artigo escrito por Thiago Sousa em 05 de Julho de 2024
A troca de apartamento é um serviço um tanto comum no mercado imobiliário, porém, é necessário estar atento a alguns detalhes sobre a transação.
Esse serviço pode ser uma opção interessante para quem busca evitar algumas taxas que acontecem no financiamento.
Por isso, abaixo mostramos o que significa troca de apartamento (imóvel), as vantagens desse serviço e quando vale a pena contratar.
O que é troca de apartamento (permuta de imóveis)?
Quando se fala em troca de imóvel, talvez muitos chegam a pensar primeiramente em vender o próprio imóvel e comprar outro.
Porém, há a possibilidade chamada “permuta de apartamento” ou “permuta imobiliária” em que os donos trocam as propriedades entre si.
Dessa forma, não é necessário anunciar o imóvel e, depois de vender, comprar outro.
Basta encontrar alguém que possua um imóvel que você tem interesse e esteja disposto a fazer essa troca com você.
Isso pode evitar burocracias, diminuir o tempo de espera e até mesmo algumas das taxas de juros que um financiamento imobiliário possa envolver.
Isso é possível com outros imóveis, como troca de casa por apartamento, terrenos, imóvel rural e outras opções.
Inclusive, esse é um serviço regulamentado pelo Código Civil no artigo 533 na Lei nº 406/2002:
CAPÍTULO II
Da Troca ou PermutaArt. 533. Aplicam-se à troca as disposições referentes à compra e venda, com as seguintes modificações:
I – salvo disposição em contrário, cada um dos contratantes pagará por metade as despesas com o instrumento da troca;
II – é anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cônjuge do alienante.
Artigo 533 da Lei nº406/2002.
Financiamento pelo Select
Santander Select
Cliente Select tem acesso a condições especiais de financiamentos.
No fim, vale analisar e entender se de fato essa opção faz sentido dentro do que você busca ou se o financiamento tradicional é realmente o mais adequado para a sua situação.
Hoje em dia, há opções bem interessantes que podem se encaixar de acordo com o que você procura, como o financiamento do Santander Select.
Etapas da permuta de imóveis
O processo da permuta imobiliária, em geral, não é tão complicado, já que pode ser feito de proprietário para proprietário, em site de imóvel ou por meio de imobiliárias.
Dessa forma, basta:
- Pesquisar lugares onde se realizam permutas ou proprietários que estejam dispostos a fazer a troca;
- Avaliar a situação do imóvel;
- Negociar e ver se alguma das partes precisarão compensar a diferença;
- Realizar o contrato de acordo com o que foi negociado;
- Finalizar o processo de transferência.
No processo de negociação, é importante levar em consideração a condição do imóvel e se ele está financiado.
E claro, tudo isso, além da análise técnica da estrutura, localização e outros pontos importantes que irão impactar no dia a dia.
Vantagens e desvantagens da troca de apartamento
Esse serviço pode ter vantagens e desvantagens, assim como qualquer forma de se adquirir um imóvel.
Em relação as vantagens, você pode:
- Economizar tempo e evitar algumas burocracias: Isso pode ser relativo, mas se comparado a compra comum de imóvel, não haverá a necessidade de vender o seu para então comprar outro.
- Personalização: Pelo fato de negociar diretamente com a parte envolvida, é possível negociar de forma mais prática, realizar a mudança quando for acordado e outras possibilidades.
- Economia financeira: Além disso, também é possível economizar em taxas que ocorrem em transações de compra e venda de imóveis.
- Menos burocracia: A troca de apartamento envolve menos burocracias se comparada com a compra de um imóvel.
Porém, há alguns detalhes em que você deve ficar atento, como:
- Encontrar negociador: Ao mesmo tempo que economizar tempo, pode ser complicado encontrar o imóvel ideal e que o proprietário esteja disposto a negociar. Essa parte é relativa.
- Negociação justa: Pelos imóveis serem diferentes, por vezes pode ser mais demorado chegar em um acordo que faça sentido para as duas partes.
- Documentação e legalidades: Como pode ser a primeira vez contratando esse serviço, há algumas implicações legais e burocráticas que talvez você não saiba e precise entender.
Simulação do financiamento de imóvel
Já se você preferir financiar uma parte ou mesmo o valor total de um imóvel, antes de fechar um contrato, é importante entender quais seriam as melhores condições e se ele realmente vale a pena.
Para facilitar esse processo, é só usar o simulador de financiamento de imóvel gratuito da Mobills para descobrir o valor aproximado das parcelas, de acordo com a taxa de juros.
Cuidados antes de fazer a troca de apartamento
Um dos principais cuidados ao procurar por um imóvel é o de inspecionar as condições da propriedade.
Então, ficar atento a localização do bem, planta do imóvel, vizinhança, parte estrutural são pontos de atenção importantes.
Além disso, por se tratar de uma negociação mais aberta, é muito importante ser muito transparente e claro nesse momento para evitar desequilíbrio no acordo.
Outro ponto importante que deve ser analisado é a análise da documentação da situação legal do imóvel. Isso fará com que exista certeza em relação a algum processo ou impeditivo para a concretização do negócio.
Em muitos casos, a ajuda de um profissional, como um consultor imobiliário ou corretor de imóveis, pode ser muito útil para evitar problemas e resolver tudo com tranquilidade.
VEJA TAMBÉM: Investimentos para médicos: quais são os melhores produtos financeiros?
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Thiago Sousa Redator
Analista de conteúdo apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.