O Sol é uma fonte de luz e calor natural indispensável para a humanidade e, devido a esse potencial, já o utilizamos para obter energia solar.
Dessa forma, a tecnologia vem sendo desenvolvida e aprimorada para possibilitar que empresas e pessoas utilizem essa fonte de energia renovável que, além de ser limpa, nos ajuda a economizar dinheiro a longo prazo.
Então, para saber como isso é possível, como funciona e quais são os benefícios da energia solar, acompanhe os detalhes deste conteúdo!
A energia solar, como o próprio nome indica, é a energia que tem como fonte o Sol, obtida por meio de painéis fotovoltaicos ou heliotérmicos.
Comumente, relacionamos a energia proveniente da radiação do Sol com a produção de eletricidade para fins gerais e aquecimento da água.
Assim, a humanidade considera o Sol como uma das principais fontes de energia renovável, obtida sem emissão de gases poluentes, de forma limpa e eficaz para diferentes finalidades.
Economize com a FIT
A FIT é uma empresa do grupo Santander que oferece aos clientes uma redução de até 15% na conta de energia todos os meses, com energia renovável remota, para os residentes de Minas Gerais. Para os que residem em outros estados, o desconto é de até 12%, o que é, também, expressivo.
Isso porque, desde a promulgação do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei 14.300/22) é possível gerar energia solar de forma compartilhada, em usinas ou fazendas solares arrendadas por meio de uma associação ou consórcio.
Ou seja, em vez de instalar placas solares em seu próprio telhados, arcando com os custos de equipamentos e manutenção, é possível gerar sua energia renovável de forma remota, rateando os custos do arrendamento, operação e manutenção da usina com outras pessoas.
E é aí que entra a FIT, pois a empresa faz todo o trabalho em suas usinas para que você possa consumir energia limpa e por um preço menor do que o que seria cobrado pela sua distribuidora.
Para entender como funciona a energia solar é importante saber que os raios do Sol podem gerar dois tipos de energia, dependendo do seu sistema de captação.
Energia fotovoltaica
Esse tipo de energia significa a produção direta de energia elétrica por meio da radiação do sol.
Primeiramente, para converter luz em energia, utiliza-se células fotovoltaicas formadas por material semicondutor, como o silício.
Então, ao expor as células à luz, parte dos elétrons desse material absorve fótons, que são as partículas de energia existentes nos raios solares.
Esses elétrons livres se movimentam pelo material semicondutor até um campo elétrico e logo, se transportam para fora das células de energia, gerando eletricidade.
Dessa forma, os painéis solares captam a energia solar fotovoltaica e transformam em corrente elétrica para ser utilizada nas casas, empresas e indústrias como alternativa para economizar energia.
Mas, apesar dessa tecnologia não exigir altos índices de radiação, o sistema fotovoltaico produz energia conforme o volume de nuvens. Portanto, quanto mais limpo e ensolarado o dia, mais energia irá gerar.
Energia heliotérmica
Esse tipo de energia é capaz de transformar a luz solar em calor, para promover o aquecimento de água.
Mas, para produzir esse tipo de energia solar, utiliza-se centenas de placas que refletem a luz em direção a um único ponto contendo um receptor com líquido.
Então, o líquido aquece e o calor resulta na produção de vapor. Logo, o vapor alimenta as turbinas da usina, responsáveis por gerar energia elétrica.
Em 2020, foi inaugurada a primeira usina da América Latina, localizada no deserto do Atacama, no Chile.
Já no Brasil, a primeira usina heliotérmica – ou termossolar – foi implantada no complexo de Porto Primavera, em Rosana (SP), na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, em março de 2022.
Energia térmica
Já nesta alternativa, aproveita-se da radiação do Sol para produzir tanto energia térmica quanto elétrica.
Dessa forma, as placas solares capturam a luz e calor do Sol, aquecendo o fluído nas tubulações. Logo, o líquido se move até o acumulador solar, aquecendo a água.
Assim, essa opção também é bastante utilizada nas residências para economizar energia no chuveiro, por exemplo. Para isso, os coletores são instalados em pontos mais expostos a luz, como no telhado.
Métodos de obtenção de energia solar
Existem dois métodos de produção de energia solar: o direto e o indireto, também chamados de passivo e ativo.
Direto
O sistema direto, como o fotovoltaico, possui apenas uma etapa para transformar a radiação solar em energia elétrica reutilizável pelas pessoas.
Dessa forma, a luz solar direta é captada por painéis compostos por silício, instalados em residências ou edifícios, que a transforma em eletricidade.
Indireto
Neste formato, são necessárias mais de uma etapa para gerar energia a partir da luz solar, como no caso da energia heliotérmica.
Devido a complexidade desse sistema, é mais comum observar esse método de obtenção de energia em usinas.
Benefícios da energia solar
O sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável e, graças a isso, apresenta benefícios para o meio ambiente, economia e para seu bolso. Entenda a seguir!
Para o meio ambiente
A geração de energia solar é considera limpa para o meio ambiente, já que seu processo absorve a luz e calor do sol, sem emitir gases poluentes na atmosfera.
Porém, essa boa alternativa deve ser utilizada em conjunto com outras opções de produção de energia elétrica, já que sua capacidade de gerar eletricidade depende de fatores climáticos.
Para a economizar na conta de energia
Se você pensa em adquirir um aparelho para economizar energia, investir na instalação de painéis solares na sua residência ou prédio comercial pode ser uma boa alternativa.
Afinal, a conta de luz aumenta devido a escassez hídrica, e isso resulta em taxas elevadas para a população.
Portanto, quem utiliza algum tipo de energia solar, seja térmica, fotovoltaica ou até a claridade natural para iluminar os ambientes da casa, poderá poupar dinheiro a longo prazo.
Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
Vantagens e desvantagens da energia solar
Apesar do lado bom de produzir e utilizar energia solar, pode haver alguns aspectos negativos que é importante estar ciente:
Vantagens da energia solar
O sol é uma fonte de energia renovável;
Produção de energia limpa, sem emissão de gases prejudiciais a saúde e ao efeito estufa;
Há milhares de locais com intensa radiação solar que serviriam para a instalação de usinas heliotérmicas;
Promove economia na conta de energia.
Desvantagens da energia solar
O processo de produção de placas fotovoltaicas é poluente ao meio ambiente, devido a mineração do silício;
A quantidade de energia produzida varia de acordo com o clima e temperatura do ambiente;
Requer um sistema de armazenamento mais eficiente;
Nas residências, é preciso alguns metros² de placas para que a produção de energia seja eficaz e o recurso pode ter um custo elevado.
Outras dúvidas frequentes sobre o assunto
Para que serve a energia solar?
A energia solar serve para diferentes utilidades, podendo gerar eletricidade, aquecer a água de residências e piscinas, além da iluminar ambientes por meio da luz solar. Assim, por ser considerada uma fonte de energia limpa, tem um grande potencial de uso para diversos países.
Como o sol pode servir de fonte de energia?
O sol funciona como fonte de energia inesgotável capaz de gerá-la através da tecnologia fotovoltaica e térmica (mais comum em residências) e heliotérmica, presente nas usinas.
Por meio de painéis, a energia fotovoltaica capta a radiação solar, produzindo correntes elétricas. Já a energia térmica utiliza na maior parte o calor para aquecer líquidos, como a água do chuveiro, por exemplo.
Qual o potencial da energia solar?
Diferente de outros recursos (hídricos, combustíveis fósseis, nucleares etc.), o sol é considerado inesgotável para a humanidade, por isso, seu potencial é tão valorizado.
Por meio de ondas de calor, luz e radiação, a energia solar é capaz de gerar eletricidade e aquecimento para milhares de pessoas.
Como a energia solar pode ser aproveitada?
A energia que emana do sol pode ser aproveitada para obter corrente elétrica e aquecimento térmico, promovendo economia na conta de energia da casa.
Assim, para extrair todo o potencial dessa fonte de energia renovável, a instalação de placas deve ser em locais de maior incidência da luz solar, como no telhado das casas.
Lembre-se que, mesmo utilizando o sol como parte da energia residencial, é importante evitar desperdícios de recursos, podendo economizar água e adotar hábitos que ajudam na preservação do planeta.
Energia solar no Brasil e no mundo
O Brasil é um país de condições favoráveis à produção de energia fotovoltaica. Isso se deve à sua localização tropical, com alto índice de calor e luz solar.
Assim, já podemos notar os geradores de energia fotovoltaicas em residências, hotéis e outros locais, promovendo economia a milhares de brasileiros.
Além disso, em outros países como China, Japão, Alemanha e Estados Unidos, a tecnologia avança de forma promissora.
No entanto, esse tipo de produção ainda não representa uma alta porcentagem de toda a energia gerada no mundo por meio de outros recursos menos ecológicos.
Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 6 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.
Redatora Web SEO sobre produtos e serviços financeiros;
Analista de Conteúdo PL de Cartões de Crédito;
Graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela UNOESTE.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.