A importância do controle das finanças pessoais para o bem-estar
Há uma forte correlação entre o seu bem-estar e as suas finanças. Aprenda sobre a importância das finanças pessoais, como a relação é formada e como usá-la a seu favor!
Artigo escrito por Gustavo Santos em 18 de Outubro de 2023
A forma como lidamos com o dinheiro afeta diretamente a nossa qualidade de vida. Vamos entender melhor o assunto?
Condição de quem se encontra física, psicológica ou espiritualmente, satisfeito ou confortável. Esta é a definição de bem-estar que aparentemente não possui uma ligação direta com as finanças pessoais. Todavia, esta impacta diretamente as três áreas abordadas e com certeza tem um fator determinante para a sua qualidade de vida.
Muito além de palavras técnicas, análises de investimentos e jargões repetitivos, vamos juntos passar pelas três áreas e destrinchar a correlação entre os dois temas para entender a Importância das Finanças Pessoais para o seu bem-estar. Topa?
Boa leitura!
O que é Finanças Pessoais?
Finanças pessoais é o estudo da gestão de recursos próprios. Tudo o que altera o patrimônio de uma pessoa física pode ser enquadrado neste tema.
Dentro deste assunto, temos áreas como:
- Controle Financeiro;
- Planejamento Financeiro;
- Investimentos;
- Empreendedorismo;
- Mentalidade Financeira.
Todas as áreas unidas se transforam na ciência financeira que se dedica a deixar você mais consciente sobre si e seus hábitos, te dar conhecimento sobre o dinheiro e permitir que você enriqueça.
Relação entre finanças pessoais e o seu bem-estar
Você já entendeu sobre o que é finanças pessoais, mas ela ainda parece uma ferramenta distante para melhorar a sua qualidade de vida?
Vamos fazer juntos um exercício:
- Você já se perguntou ao final do mês como você chegou em um saldo bem abaixo do que o esperado no seu banco? Já ficou surpreso por abrir sua carteira e ver poucas notas e todas de baixo valor?
- Você se lembra das sensações que essas situações te geraram? Por exemplo, ressentimento, desconfiança, decepção, estresse…
Para toda nova percepção captada, consequentemente é gerada uma reação involuntária que facilmente transforma o seu humor.
Juntos identificamos em um simples episódio como o descontrole sobre as finanças alterou o seu estado de bem-estar.
Contudo, a ramificação das correlações fará com que entendamos mais sobre o impacto das finanças pessoais nesta área.
Importância para o bem-estar físico
Estar bem disposto fisicamente é o que desejamos para desempenhar nossas funções cotidianas, não é mesmo? Entretanto, doenças, em muitas das ocasiões, nos surpreendem atrapalhando as nossas atividades. Exemplos delas são:
- Problemas cardiovasculares;
- Prisão de ventre;
- Insônia;
- Depressão;
- Alzheimer;
- Transtornos Alimentares.
Sabe o que os elementos desta lista têm em comum? Todos são provocados ou impulsionados pelo estresse.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é uma epidemia global. Uma doença que atinge mais de 90% da população do mundo.
Entretanto, ele é extremamente necessário ao organismo, pois é responsável pela sua reação e defesa natural, ou seja, prepara o corpo para situações que irão propiciar uma maior tensão e exigir mais de você.
O problema está nos altos níveis, que desenvolvem diversos problemas e doenças que nos afastam do tão desejado bem-estar.
Além disso, segundo uma pesquisa da PwC, 54% das causas de estresse são oriundas de desequilíbrios e desafios financeiros. A boa notícia, é que com este dado, sabemos que um cuidado atento às suas finanças pode eliminar grande parte do seu excesso de estresse diário.
Importância para o bem-estar psicológico
O que você pretende fazer daqui 5 anos? O que te alegra e te motiva?
Estas são perguntas que envolvem um longo raciocínio, então, não podem ser respondidas de forma automática. E se eu te perguntasse o quanto você quer ter daqui os mesmos 5 anos?
Não tem problema não saber a resposta, no entanto, saber te dá uma enorme vantagem competitiva.
Na literatura de Lewis Carrol, esta frase acima se consolidou pela sua força. Ela é totalmente aplicável aos seus objetivos, pois as suas opções são defini-los ou deixar que a vida os defina.
Este pensamento pode trazer certa ansiedade temporária, mas em compensação um possível conforto permanente, e um cuidado com as suas finanças te ajudará a determinar o seu destino. Por isso:
- Entenda o seu cenário atual;
- Liste suas aptidões e prazeres;
- Encontre o seu objetivo;
- Se planeje financeiramente para atingir o seu objetivo;
- Desfrute da caminhada.
O foco não é em você apenas usufruir do resultado, mas sim aproveitar cada etapa do progresso até a sua meta, pois a sensação de realização contribui para o bem-estar.
Relevância das Finanças Pessoais para a Espiritualidade
Espiritualidade é diferente de religiosidade. Ela não se apega necessariamente a um ser divino, dogmas ou doutrinas, mas sim em como você encontra um sentido ao seu ser.
O encontrar de um propósito com certeza traz uma imensa autossatisfação, independente se está pautado em uma experiência natural ou sobrenatural. Para atingir este objetivo, a religião é um dos caminhos mais comuns, e para manutenção constante do bem-estar, sua vida precisa estar de acordo com o que você acredita.
Em muitas culturas e crenças, o dízimo, as ofertas e as doações são práticas necessárias e gratificantes. Se você está vivendo de acordo com o que crê, estes momentos são fundamentais para você exercer a sua gratidão.
Sentindo gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensas do cérebro. Assim, temos uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.
Para quem possui um forte apego espiritual, pequenos gestos, como as ofertas, que exigem organização financeira, podem fazer uma extrema diferença para a forma como o mundo é visto por você, aumentando a proatividade, a determinação e a motivação.
Qual a importância de cuidar das finanças?
O cuidado com as finanças afeta diretamente o seu bem-estar, por diminuir a probabilidade de contração de doenças causadas por males como o estresse, por permitir a demonstração de práticas espirituais profundas e gratificantes e por te ajudar a definir objetivos e realiza-los.
Estes são alguns dos principais benefícios, e entendendo a importância das finanças pessoais você poderá se motivar a iniciar o seu controle. Se você se interessou e quer dar o próximo passo para uma jornada de autoconhecimento e gerenciamento financeiro, a Mobills é a melhor plataforma para te ajudar no trajeto.
VEJA TAMBÉM: Os melhores apps de controle financeiro [Gratuitos]
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Gustavo Santos
Estudante de Contabilidade, apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e relacionamento interpessoal. Busca melhorar a vida das pessoas através da Educação Financeira.