Teve uma cobrança indevida? Veja o que fazer!
Veja como lidar com uma cobrança indevida e quais são os seus direitos enquanto consumidor para resolver. Leia o nosso conteúdo e confira!

Você provavelmente já se deparou com alguma tarifa, valor ou taxa que não sabe de onde surgiu ou para que serve. Isto é algo muito comum acontecer em contas, cartões e faturas em geral, configurando uma cobrança indevida.
Em muitos casos, a cobrança indevida passa despercebida e o cliente não se dá conta de que pagou nem do motivo pelo qual foi cobrado.
Mas, será que essas cobranças indevidas, sem aviso prévio, são permitidas? O que diz a lei nesses casos e como proceder? Quais serão os direitos do consumidor quando uma empresa realiza uma cobrança desse tipo?
As respostas para essas e outras perguntas você confere a seguir. Continue lendo este artigo!
VEJA TAMBÉM: Como cancelar compra no cartão de crédito? Entenda!
O que é uma cobrança indevida?
De forma direta, cobrança indevida é quando uma empresa, instituição bancária ou fornecedor realiza uma cobrança de qualquer valor sem consentimento prévio.
Ou seja, o cliente não estava ciente, não foi avisado previamente ou não há nada previsto em contrato, mas, mesmo assim, lhe foi cobrado algum valor.
A cobrança indevida pode acontecer por algum erro de sistema ou fluxo da empresa ou simplesmente por má fé, quando o cobrador deseja se beneficiar em cima do ato.
Quando pode acontecer uma cobrança indevida?
A cobrança indevida pode aparecer nas mais variadas situações. Ela se caracteriza a partir do momento em que o cliente é cobrado por um valor inexistente, cujo serviço nunca foi utilizado ou avisado.
Inclusive, a cobrança indevida pode acontecer em várias situações. Entre elas:
- Dívida que já foi paga;
- Golpes;
- Serviços não contratados;
- Serviços de empresas que não existe nenhum vínculo ou cujo vínculo já foi desfeito;
- Serviços de telefonia e tarifas ilegais ou excessivas;
- Débito automático não solicitado pelo cliente;
- Taxas de banco não comunicadas;
- Cartão de crédito não cancelado;
- Serviços não solicitados pelo cliente.
Cobrança indevida pode ser considerada crime?
Somente o fato de cobrar algo indevidamente não caracteriza um crime, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, o cliente tem direitos assegurados por lei.
Um ponto importante é que nenhuma empresa pode se valer de uma cobrança indevida para coagir ou ameaçar o cliente, principalmente se ele negar o pagamento.
O artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que:
“Utilizar na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: pena, detenção de três meses a 1 ano e multa.”
CDC, art. 71.
E qual é o direito do consumidor em uma cobrança indevida?
As vítimas de uma cobrança indevida não são obrigadas a pagar o valor cobrado, no entanto, se o pagamento já tiver sido feito, elas não ficarão no prejuízo.
Pelo contrário, deve receber o valor de volta, e em dobro, conforme estabelece o artigo 42 do CDC:
“O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.
CDC, art. 42.
Além disso, o cliente não é obrigado a buscar alternativas e soluções para resolver o problema. A empresa ou instituição que fez a cobrança indevida é quem deve dar suporte e solucionar a situação – sem danos.
VEJA TAMBÉM: Confira as melhores dicas de como evitar o consumismo e não ficar no vermelho
Dicas para resolver uma cobrança indevida
Se você foi vítima de qualquer cobrança indevida, fique atento às dicas a seguir:
- Tenha o hábito de olhar sempre a sua fatura, seja pelo internet banking ou por sua versão física.
- Ative as notificações do seu aplicativo do banco para receber alertas de novas compras ou cobranças. Dessa forma, você saberá sempre que uma nova compra ou cobrança for feita, e se ela tem o seu conhecimento.
- Guarde sempre todos os comprovantes, recibos, faturas e qualquer outro documento que sirva de comprovação – principalmente contratos.
- Se percebeu qualquer cobrança indevida, entre em contato imediatamente com a empresa ou banco para tentar resolver.
- Tente sempre, primeiramente, resolver de forma amigável e nos trâmites fáceis para que o conflito não se arraste e você tenha mais dor de cabeça.
- Se necessário, acione o Procon do seu estado ou contate um advogado para conseguir o ressarcimento do valor na Justiça.
E lembre-se: conhecer seus direitos enquanto consumidor é fundamental para saber como agir quando algum problema acontecer.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.