Muitos já conhecem a Caixa Econômica, até porque, é uma das instituições financeiras mais antigas no Brasil. Além dos benefícios do Governo (como o Auxílio Brasil), é possível também solicitar financiamento imóvel da Caixa.
Apesar de não ser um banco – e sim uma Instituição Financeira Pública – a Caixa Econômica Federal oferece diversos produtos de crédito para seus clientes e outros que tiverem interesse.
Entre esses serviços, o financiamento da Caixa pode ser interessante para você. Por isso, para entender se realmente vale a pena, abaixo mostramos as principais características e como solicitar.
Se você tem feito buscas e pesquisas para fazer um financiamento imobiliário e finalmente ter um imóvel no seu próprio nome, então adicione o serviço da Caixa na sua lista de possíveis contratações.
Por isso, saiba que a Caixa pode financiar até 70% do valor do imóvel caso a contratação seja feita pela tabela SAC, porém, se for feito pela tabela Price, a instituição financia até 50% do valor.
Além disso, as parcelas podem variar de acordo com as tabelas:
Por isso, escolher entre a tabela Price e SAC é um dos primeiros passos no momento de fazer o levantamento, já que isso impactará no modelo de pagamento e taxas.
Além disso, se você optar pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), é possível solicitar imóveis de até R$1,5 milhões. Caso opte pelo SFI, não há limite de valor.
VEJA TAMBÉM: Pronampe Santander: Conheça o programa de empréstimo e invista no seu negócio
Por ser uma linha de crédito habitacional, é importante estar atento a alguns detalhes sobre a taxa de juros de financiamento imobiliário Caixa.
Isso se aplica principalmente ao serviço de financiamento imobiliário da Caixa ou de outra instituição.
Isso porque como esse é um serviço que é possível parcelar por anos, é necessário que haja uma correção do valor do imóvel conforme for sendo pago.
Já pensou negociar um imóvel em 15 anos e o valor dele continuar sendo o mesmo ao longo do tempo? Não haver valorização e nem desvalorização? Por isso é necessário que tenha taxas que façam essas correções de juros.
Por isso, na Caixa você pode optar pela TR (Taxa Referencial) ou então pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Antes de contratar, você pode usar o simulador de financiamento imobiliário Caixa e ver se encaixa no seu orçamento pessoal.
Confira o passo a passo de como usar o simulador de financiamento imobiliário:
- Acesse o site do Simulador Habitacional Caixa e Crédito Real Fácil Caixa;
- Informe se o serviço é:
- Depois de preencher com os dados do imóvel, coloque seus dados (CPF/CNPJ, número de celular, renda e etc.);
- Depois, escolha as opções de relacionamento e convênio (quanto maior o relacionamento com o banco, mais em conta serão as taxas);
- Por fim, ele mostra os resultados da simulação desde taxas de juros do financiamento até o sistema de amortização.
Nessa etapa, você também pode editar alguns valores como prazo desejado, valor de entrada, sistema de amortização e prestação máxima desejada.
No final, você pode refazer a simulação ou então imprimi-la e levar até uma agência da Caixa para contratar o serviço.
Além disso, você também pode fazer o controle do seu financiamento imobiliário pelo aplicativo de Habitação Caixa.
Por lá, você consegue ver e alterar a data de vencimento, renegociar o financiamento, alterar dados do contrato, amortização, gerar segunda via de boleto habitação e outras funcionalidades.
Basta baixar o aplicativo na Play Store ou App Store.
Além disso, você também pode usar o seu FGTS para pagar uma parte das prestações ou até para amortizar ou quitar o saldo devedor. Porém, essa função só está disponível no modelo do SFH.
VEJA TAMBÉM Como liberar FGTS para compra de imóvel
No aplicativo que mostramos acima, você pode consultar também outras informações. Porém, você pode também entrar em contato com a Caixa pelos seguintes telefones:
Como em qualquer tipo de linha de crédito, para se liberar crédito é necessário apresentar as instituições financeiras as condições exigida no processo de financiamento imobiliário.
No caso do financiamento imobiliário Caixa, será necessário as mesmas condições. Existe alguns fatores que vão pesar mais na decisão de liberar o financiamento.
Separamos algumas delas, confira abaixo:
Um dos fatores analisados no pedido do financiamento imobiliário é o valor da renda familiar bruta, pois é com base nela que o banco vai liberar o crédito para a comprado imóvel. E o valor da prestação do financiamento não pode ultrapassar de 30% da renda familiar.
Para financiar um imóvel é preciso ter reservado um valor de entrada para o financiamento. Geralmente o banco só financia cerca de 80% do valor do imóvel.
Por isso, para a Caixa aprovar o seu financiamento imobiliário será preciso de ter de 20% a 30% do valor do imovél.
Ter outros financiamentos ativos pode significar que a sua renda já está comprometida e impossibilitar que seu novo financiamento imobiliário seja aprovado.
Nome sujo é um dos principais motivos de ter um financiamento reprovado, seja com a Caixa ou em qualquer outro.
Quando é solicitado um financiamento imobiliário Caixa, o banco irá fazer uma análise de crédito e vai verificar se você tem alguma dívida e se tem como pagar suas contas.
Por isso, faça uma consulta no seu CPF e saiba como você pode quitar as suas dívidas pendentes.