Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Não
trimestral

Como renegociar financiamento habitacional Caixa

Sabia que é possível obter taxas mais em conta e parcelas mais flexíveis no seu financiamento imobiliário da Caixa? Aqui explicamos como fazer isso.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 25 de Agosto de 2023

Não é muito difícil que em algum momento da quitação de algum crédito que temos eles acabam atrasando. Muitas vezes isso começa no início do contrato do empréstimo quando não calculamos muito bem se conseguiremos arcar com aquilo.

Porém, é possível sim se recuperar financeiramente e colocar as dívidas em dia sem sofrer grandes prejuízos. Principalmente para você que já solicitou financiamento de imóvel pelo Habitação Caixa.

Por isso, aqui iremos explicar brevemente como funciona essa linha, principais características e principalmente como você pode renegociar o seu financiamento de forma simples.

Financiamento de imóvel da Caixa

A Caixa é um dos bancos tradicionais (talvez até entre todos os bancos e fintechs) que mais oferece financiamento imobiliário pelo país. Talvez por conta das pessoas associarem ao Programa Casa Verde e Amarela ou pelo tempo de atuação no mercado.

No fim das contas, o banco oferece esse serviço para milhares de pessoas há muito tempo para adquirir seu imóvel residencial ou comercial (novo ou usado), para habitação social e até para construir ou reformar.

Pode ser que depois de contratar esse serviço, por algum motivo as parcelas começaram a passar do prazo de pagamento, você não tinha o valor suficiente para pagar ou até mesmo diversos boletos do financiamento acumularam.

Porém, saiba que é possível contornar toda essa situação e trazer sua vida financeira de volta aos eixos. Para isso, você pode acessar os canais de comunicação ou contatar seu gerente para achar a melhor solução para você.

Caixa Econômica Federal

Avaliação Mobills
3.1 31
Avaliação Mobills
URL verificada
Tipo de banco Instituição Pública
Produtos Cartão de crédito e débito; Investimentos; Linhas de crédito.
Tipo de crédito Crédito Pessoal; Consignado; Habitação; Rural; Educação; etc.
Benefícios FGTS; Abono Salarial; INSS; Seguro-Desemprego; Programas Sociais, etc.
URL verificada
  • Como abrir sua conta
    Para solicitar a abertura de conta na Caixa Econômica Federal, é muito simples:

    1. Clique no botão ‘Abra sua conta'
    2. Localize e compareça à uma agência da CAIXA de sua preferência, apresentando a documentação listada:

    ​- CPF e RG
    – Comprovante de residência
    – Comprovante de matrícula (para a Conta Universitária)

    3. ​Na agência, preencha e assine os formulários de adesão;
    4. Receba o seu cartão e comece a movimentar sua conta, na hora.​
  • Mais informações
    • Prós
    • Movimentações ilimitadas:
    • Mais facilidade na aprovação de crédito, com a conta corrente;
    • Portabilidade de Salário com vantagens especiais;
    • Confecção de cadastro para início de relacionamento GRÁTIS.
    • Contras
    • A CAIXA não realiza abertura de Conta Corrente na CAIXA pela Internet ou telefone. Apenas nas agências físicas.

Como renegociar o financiamento de imóvel da Caixa

Bom, talvez a opção mais comum é ir até uma agência da Caixa, conversar com um gerente informando sua situação e tentar achar uma solução que seja boa para você e para o banco.

Você também pode acessar o site oficial da Caixa e ir em “Acessar minha conta”. Lá você consegue acompanhar todos os serviços que você solicitou no banco, emitir boletos e encontrar a melhor opção de pagamento para você.

Outra opção possível também é ligar para o telefone da Caixa 4004 0 104 e selecionar a opção Habitação e conversar com um dos especialistas do banco.

LEIA TAMBÉM: Financiamento Sicredi: Entenda como funciona o crédito

Como economizar no financiamento e renegociar dívidas

Além de só regularizar uma dívida, há dicas importantes que te permitem economizar muito mais. Até porque, ninguém quer viver pagando boletos atrasados e sim economizar da melhor forma possível.

Por isso, caso você veja que há uma oportunidade para negociar aquele financiamento de imóvel, empréstimo pessoal ou qualquer outro crédito na instituição, analise as condições e faça.

Exemplo: Suponha que você tenha contratado um empréstimo com garantia de veículo que na época o CET era de 12% ao mês. Meses depois essa taxa cai para 10% e você decide contatar o banco para reajustar a taxa do seu serviço.

Por menor que seja a queda, ao longo prazo e mensalmente isso fará uma grande diferença no valor que você irá pagar de juros no final.

Outra opção para economizar em dívidas é antecipar as parcelas, ou seja, pagar a parcela vigente e a última do contrato. Assim, além de diminuir o tempo que você vai ficar pagando aquela dívida, o juros ficará menor também.

Vale lembrar que você tem o direito de fazer a antecipação das parcelas e caso não esteja satisfeito com as condições do banco, é possível fazer a portabilidade de crédito (sem cobrar por isso) e negociar essa dívida em outra instituição.

Porém, analise bastante as condições e o juros do outro banco para que realmente valha a pena essa mudança.

Por que eu deveria renegociar o serviço da Habitação Caixa?

Não ache que é comum deixar uma ou mais parcelas vencer e abandonar aquela dívida na esperança de que um dia ela vai caducar. Muitas vezes, vale muito a pena correr atrás e tentar resolver o problema o quanto antes.

Pelo fato do juros só aumentar com o passar do tempo, mais a frente o valor a ser pago pode ser bem maior. Encarando a situação logo no começo, irá evitar valores enormes a serem quitados.

Além de evitar sujar o nome e chances de perder o imóvel, renegociar a dívida é uma ótima maneira de colocar a vida financeira no lugar certo novamente.

Por isso, por mais alta que esteja a dívida, tente conversar e contatar o gerente do seu banco para renegociar a dívida da forma mais tranquila, com novas taxas que cabem no seu bolso e condições que fazem sentido.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Analista de conteúdo apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.

Você também vai gostar

.
.