Como fazer a transferência de financiamento de veículo? Veja detalhes!
Saiba como fazer a transferência do financiamento do seu veículo!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 08 de Setembro de 2023
Quer trocar ou vender o seu carro, mas ainda está pagando as parcelas? Por isso, é necessário saber como fazer a transferência de financiamento de veículo.
Este artigo é para te ensinar como funciona o processo e também para derrubar um mito.
Afinal, muitos pensam que só é possível trocar de carro depois que terminar todo o financiamento e isso não é verdade.
Inclusive, fazer a transferência de financiamento de veículo é mais comum do que parece e dá para realizar todos o processo de forma prática e sem complicações.
Por que transferir o financiamento de veículo?
Uma pessoa pode realizar a transferência do financiamento de um veículo por diversos motivos.
O primeiro deles é o fato do endividamento no Brasil está cada vez maior e sendo inviável lidar com prestações altas mensalmente.
Além disso, pode acontecer de uma pessoa mudar a sua prioridade ao longo dos anos e querer vender para usar o dinheiro com outros fins.
Afinal, um financiamento é algo que dura três anos ou mais e ocupa por um bom tempo o orçamento.
Aprenda como fazer transferência de financiamento de veículo
A primeira coisa a se saber neste processo é que a transferência do financiamento de veículo só pode ser realizada entre duas pessoas físicas ou duas pessoas jurídicas.
E tem mais, a depender do processo, da instituição e das condições estabelecidas, pode ser que você só possa realizar a transferência se há tiver com uma quantidade mínima de prestações quitadas. Essa regra é variável.
O que fazer?
Se você deseja realizar a transferência do financiamento de um veículo, o primeiro passo é entrar em contato com o banco ou instituição financeira credora – ou seja, quem forneceu o crédito.
Explique ao atendente o seu desejo de transferir para outra pessoa ou outra empresa o financiamento
A partir daí, o credor iniciará o processo de análise. Ele vai chegar ao seu histórico de crédito ao longo desses e outros financiamentos.
Além disso, também será preciso informar quem é o futuro candidato, pois a instituição financeira também vai avaliar a capacidade financeira dessa pessoa.
O objetivo é saber se ela tem condições de assumir as parcelas.
A transferência foi aprovada. E agora?
Assim que a transferência do financiamento do veículo for aprovada, a instituição credora vai solicitar a assinatura de um instrumento para que você consiga repassar para o novo dono das parcelas.
A empresa credora também precisa realizar as alterações nas cláusulas do contrato, bem como pagar uma tarifa de aditamento contratual.
Assim que todos esses procedimentos forem feitos, o antigo e o novo dono irão concluir o processo e vai ficar livre de todas as parcelas, bem como de todas as obrigações com o veículo, passando tudo ao novo dono.
VEJA TAMBÉM: Saiba como fazer para quitar financiamento antes do prazo. Veja dicas!
Documentos para a transferir financiamento de veículo
Apure com a instituição financeira quais são os documentos necessários para concluir a transferência, de modo que não fique nenhuma pendência.
Fique por dentro de todas as regras para que você consiga finalizar o processo e enviar o financiamento com êxito.
De modo geral, os bancos costumam cobrar os seguintes documentos:
- Cópia e original da CNH ou de algum documento pessoal com foto (RG, Reservista) caso não seja habilitado;
- Cópia do comprovante de endereço dos últimos três meses em nome do comprador ou de parente de 1º grau;
- Documento original do Certificado de Registro de Veículo (CRV) do proprietário anterior, preenchido em nome do comprador. É preciso ter firma reconhecida tanto do vendedor quanto do comprador;
- Comprovante de pagamento da Taxa de Emissão do novo CRV;
- Comprovante de quitação de eventuais débitos, como IPVA, licenciamento e multas
- Laudo de vistoria que foi realizado em local credenciado pelo Detran;
- Formulário RENAVAM preenchido em duas (2) vias.
É importante, também, que você deixe o veículo zerado, sem nenhum débito, multas ou contas atrasadas. Essa dica vale, também, para a quitação do IPVA anual.
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Escrito por Equipe Mobills Redator Web
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