Freelancer: o que é e como funciona essa profissão? Confira detalhes!
Se você não sabe o que é freelancer, ou mesmo como funciona essa profissão, este conteúdo é ideal para você. Por isso, saiba mais!
Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 29 de Agosto de 2023
Você provavelmente já ouviu falar em “freela”, como é popularmente conhecido esse tipo de trabalho. Mas você sabe o que é freelancer e como funciona esse tipo de trabalho?
Um profissional freelancer trabalha de forma independente para as empresas ou pessoas físicas, sem precisar de carteira de trabalho assinada.
Para ganhar dinheiro e fazer uma renda extra, por exemplo, essa pode ser uma excelente alternativa, uma vez que você tenha tempo sobrando, podendo até transformar na sua principal fonte de renda.
O que é Freelancer?
O termo freelancer, do inglês para o português, significa trabalhador autônomo, o que cai muito bem para o que a profissão exerce.
Afinal, o freelancer é um profissional que faz um trabalho para determinada empresa ou pessoa física, mas não tem vínculo formal.
Além disso, o número desses profissionais aumentou após a pandemia, fazendo com que 60% dos freelancers que existem no Brasil tenham se tornado após 2020.
Como funciona o trabalho freelancer?
Agora que você já sabe o que é freelancer, é interessante saber também como funciona esse tipo de trabalho.
Para começar, existem diversos tipos de trabalhadores freelancers, sejam eles da área de desenvolvimento, revisando ou criando conteúdo e vários outros serviços.
Desse modo, como essas pessoas não têm vínculo empregatício com as empresas ou contratantes, é possível ter mais de um trabalho, com mais de uma empresa, dependendo das demandas e do tempo disponível de cada um.
Então, é correto afirmar que este é um trabalho flexível, que possibilita inclusive ganhar dinheiro pela Internet de várias formas, incluindo no home office (trabalho em casa).
Qual o salário de um profissional freelancer?
Segundo o Glassdoor, um dos maiores sites de recrutamento e seleção, o salário médio de um profissional Freelancer no Brasil é de R$2.012.
Porém, esse valor pode ser variável, pois como dito anteriormente pode depender do tanto de demandas e tempo disponíveis para exercer a profissão.
Quais os sites para quem quer ser freelancer?
Após compreender o que é ser freelancer e continuar com o desejo de trabalhar nesse tipo de trabalho, é necessário também saber de plataformas que podem facilitar a contratação dos seus serviços.
Por isso, confira a seguir uma lista de sites de freelancer:
- 99Freelas;
- Workana;
- UpWork;
- Freelancer.com;
- Rock Content; e muito mais!
Afinal, vale a pena trabalhar como freelancer?
Se você tem um tempo extra, seja para ganhar dinheiro aos fins de semana ou após o expediente, ou mesmo quer fazer do trabalho freelancer sua principal fonte de renda, saiba que trabalhar como freelancer vale muito a pena.
No entanto, escolha bem o nicho em que você quer trabalhar e algo que você realmente goste e entenda do assunto. Além disso, divulgue o seu trabalho!
Afinal, quanto mais pessoas souberem, mais trabalho disponível para você, se é o desejo atual!
VEJA TAMBÉM: Upwork: trabalho freelancer com pagamento em dólar ao seu alcance
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo
Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.
- Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.