Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
anual

Descubra o que é a transação TEV e como ela funciona

Você conhece a transação TEV? Entenda o que é e como funciona esse tipo de transação.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 27 de Fevereiro de 2024

É bem provável que você já tenha feito transferências bancárias por meio de TED e DOC, mas você sabia que também existe o TEV?

Esse tipo de transação é um pouco menos conhecida, mas com ela você também consegue realizar transferências.

Vale frisar que o TEV é diferente das outras duas formas de transferências permitidas pelos bancos.

Mas o que ele é e como funciona? Você vai descobrir lendo este artigo!

O que é o TEV? 

TEV é a sigla usada para Transferência Eletrônica de Valores. Esse tipo de transação é uma forma de você transferir dinheiro entre contas de diferentes titularidades.

Mas diferentemente do TED e DOC, o tempo para realizar essa transferência é menor. Sendo assim mais rápido.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que esse tipo de transferência só pode ser realizado entre os mesmos bancos, como por exemplo de Bradesco para Bradesco.

Dessa forma, a instituição financeira consegue fazer a transação com rapidez.

Ao realizar a transação o valor é descontado na mesma hora da sua conta e cai na do destinatário em até 10 minutos.

Sendo assim, sempre que constar no extrato da sua conta a sigla TEV você já sabe que a operação foi realizada pelo mesmo banco.

Qual a diferença entre TEV, DOC e TED?

Agora que você já sabe o que é o TEV, deve estar se perguntando qual é a diferença entre essa transação, o DOC e o TED.

Apesar de não parecer, existe diferença entre eles e ela é bem sutil. 

Mas é fundamental que você conheça melhor cada um deles para saber qual é a melhor transação a ser feita no momento. 

  • DOC:  era a transferência de valores realizada entre duas contas de titularidades independentes e com prazo de compensação de até 48 horas. Hoje, ela não existe mais em virtude do Pix.
  • TED: essa era a transferência de valores realizada entre duas contas independentes, ou depósito realizado na boca do caixa em que o valor é creditado em até 10 minutos na conta do beneficiário;
  • TEV: é a transferência de valores entre duas contas distintas, mas obrigatoriamente dentro da mesma instituição financeira. Os valores também são creditados em até 10 minutos na conta do beneficiário.

Leia também: O que é Pix, Como Fazer e Como Funciona Esse Método de Pagamento?

Como fazer um TEV?

Fazer uma transferência por TEV é bem simples e fácil. E o melhor é que você pode fazer de conta poupança para corrente ou vice-versa e também entre duas contas poupanças.

O importante é que as contas sejam da mesma instituição financeira. E como fazer a transação?

Você precisa ter em mãos o número da agência e da conta corrente ou conta poupança do beneficiário. Vale ressaltar que não é necessário ter nenhum outro dado da pessoa.

Depois é só você informar o valor e finalizar a transação. Pronto, o dinheiro já deverá ter sido descontado da sua conta e em breve aparecerá na do beneficiário.

Outro ponto importante é que essa transação pode ser feita nos caixas eletrônicos do banco, pelo aplicativo, internet banking e até mesmo pelo telefone.

Há custo ao fazer uma transferência TEV?

As pessoas sabem que toda transferência por meio de DOC e TED possuía um custo e é preciso pagar uma taxa por cada uma delas. Mas e o TEV será que também tem?

A resposta é não. Você não precisa pagar nenhuma taxa na hora e nem depois que realiza o TEV. Isso porque a transação é realizada pelo mesmo banco.

E isso vale tanto para pessoa física quanto jurídica. Caso você seja cobrado qualquer tipo de valor, procure o Procon da sua cidade para ter os seus direitos garantidos.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.

Você também vai gostar

.
.