Uma das principais formas de investir nas melhores empresas da bolsa de valores é através de um fundo de ações.
Isso porque os fundos contam com um gestor profissional à sua frente que busca selecionar as melhores companhias de acordo com uma estratégia.
Nesse artigo, conheceremos melhor o que é um fundo de ações, como funciona e como podemos investir nele. Então, vamos nessa?
VEJA TAMBÉM: Fundos de Investimento: Como Investir [Guia Completo]
Um fundo de ações é uma classe de fundo de investimento em que o gestor tem a obrigação de investir pelo menos 67% do patrimônio do fundo em:
- Ações;
- Bônus ou recibos de subscrição;
- Cotas de fundos de ações; e
- BDRs.
Os outros 33% podem ser aplicados em quaisquer outras classes de ativos, como renda fixa, câmbio, derivativos etc.
Ou seja, ao investir em um Fundo de Ações o investidor está adquirindo uma parte de um fundo que investe em várias ações de empresas listadas na bolsa.
É importante saber, também, que um fundo de ações pode ter dois tipos de objetivos diferentes: superar ou acompanhar um índice de referência.
A gestão de um fundo de investimento em ações pode ser ativa ou passiva. E é isso que você descobrirá a seguir.
Todo fundo de investimento precisa ter um benchmark, que é um índice de referência que servirá como parâmetro de comparação do desempenho do fundo.
No caso de um fundo de ações, o benchmark é o índice Ibovespa, que é uma carteira teórica com as ações mais líquidas do Brasil.
Nesse sentido, um gestor pode adotar uma gestão ativa para superar o índice ou uma gestão passiva para acompanhar o índice.
Os fundos de ações de gestão passiva são chamados de ETFs de ações e são ideias para o investidor mais conservador.
Por outro lado, os fundos de gestão ativa adotarão estratégias para superar o desempenho médio do mercado.
Dentre essas estratégias, existem aquelas de investir em empresas de determinado setor promissor, empresas com baixo valor de mercado etc.
Os fundos de ações funcionam como qualquer outro fundo de investimento. Eles são a reunião de vários investidores que compram cotas do fundo que são somados ao valor das demais cotas e o montante aplicado em ativos de acordo com a estratégia do gestor.
O gestor é o responsável pelo cumprimento da estratégia do fundo, aplicações, realocações e análises.
Por isso, ele precisa ser experiente e ter conhecimento do mercado para encontrar as melhores oportunidades de investimentos.
Por isso, os fundos de ações são uma boa alternativa para quem quer praticidade e não tem tempo nem conhecimento para ficar acompanhando o mercado de maneira constante.
Antes de decidir por investir ou não em um fundo de ações é importante conhecer quais os cuidados necessários para escolher um fundo e quais os riscos que esse investimento apresenta.
Além desses riscos inerentes ao investir em fundos de ações, é importante que o investidor ainda tenha consciência do seu perfil de investidor e tolerância ao risco.
Isso porque o investimento em fundo de ações é considerado de risco. Sendo assim, é importante que a sua carteira de investimentos esteja balanceada e adequada ao seu perfil de investidor.
Para investir em um fundo de ações, você pode abrir conta em uma corretora, como a Toro Investimentos, e escolher o fundo da sua preferência.
Contudo, esse método exige um esforço a mais, pois você terá que acompanhar sua carteira e se preocupar em adequar seus investimentos aos seus objetivos.
Por isso, uma alternativa é investir através da Mobills Investimentos, pois ela faz a gestão do seu dinheiro e aplica nos fundos mais adequados às suas necessidades.