O Fundo DI (ou Fundo de Renda Fixa Referenciado DI) é um tipo de Fundo de Investimento que aplica a maior parte de seus recursos em títulos de Renda Fixa, com o objetivo de acompanhar o desempenho da taxa DI (Depósito Interbancário), que é uma taxa de juros usada como referência no mercado financeiro brasileiro.
Porém, apesar de sua popularidade, poucos realmente entendem o conceito, as regras, vantagens e riscos desse investimento.
Neste artigo, entenderemos o que são Fundos DI, como funcionam e como investir neles. Acompanhe a leitura!
VEJA TAMBÉM: Fundos de Investimento: Como Investir [Guia Completo]
Os Fundos DI são Fundos de Investimento de Renda Fixa referenciado cujo objetivo é acompanhar o desempenho da taxa CDI.
Por isso, são ideais para quem deseja se expor à variação da taxa de juros ao mesmo tempo que diversifica seus ativos.
Isso porque, dentro de um Fundo DI, há vários títulos de Renda Fixa ou cotas de outros Fundos, o que traz uma diversificação de baixo custo.
Além disso, há um gestor profissional à frente do Fundo, então o risco desse produto é considerado muito baixo.
A taxa DI, também conhecida como CDI, é aquela que remunera os títulos de Renda Fixa privados negociados no mercado interbancário.
Esses títulos são usados pelas instituições financeiras para manter a solvência do seu balanço contábil e têm o prazo de um dia útil.
Por conta da sua importância para o sistema financeiro, essa se tornou a taxa utilizada em muitos outros títulos e Fundos de Renda Fixa.
Por serem referenciados, eles têm obrigação de aplicar pelo menos 80% do patrimônio líquido em títulos de baixo risco e pelo menos 95% em títulos indexados ao benchmark.
Nesse sentido, benchmark é um índice de referência no qual o gestor vai se basear para traçar sua estratégia de acompanhar ou ultrapassar esse índice.
No caso dos Fundos DI, o gestor vai adotar uma estratégia passiva que tem como meta ter um desempenho muito próximo ao CDI.
Por conta disso, esse tipo de produto tende a ter uma taxa de administração mais baixa, sendo zerada em alguns casos.
Ademais, esses Fundos costumam ter uma liquidez altíssima, podendo ser resgatados em até 1 dia útil.
Desse modo, com uma rentabilidade interessante, baixo custo e alta liquidez, os Fundos DI são um dos melhores investimentos para quem tem objetivos de curto prazo.
Os Fundos DI, bem como qualquer outro Fundo de Investimento, são negociados por meio das plataformas das corretoras de valores.
As melhores corretoras são aquelas que oferecem uma maior variedade de Fundos por um baixo custo.
Dentre essas instituições, a Toro Investimentos se destaca, pois, além de ter vários produtos em sua plataforma, ela ainda dá cashback da taxa de administração dos Fundos.
Clique abaixo para abrir sua conta grátis e saber mais sobre como investir em Fundos DI:
Também é possível investir em outros produtos com taxa zero, como ações, ETFs, títulos de Renda Fixa e muito mais.
No caso dos Fundos DI, basta seguir os seguintes passos:
- Faça o seu cadastro clicando em ABRIR CONTA.
- Na página inicial, clique em Investir.
- Selecione os Fundos de Investimento.
- Aplique os filtros para encontrar o Fundo ideal.
- Invista.
Como vimos, os Fundos DI têm muitas vantagens, como bom rendimento, alta liquidez e baixo risco, mas será que valem a pena?
Para responder, precisamos entender se nossos objetivos são de curto, médio ou longo prazo. Caso sejam de curto, os Fundos DI valem a pena sim.
Por exemplo, se o objetivo é juntar dinheiro para a reserva de emergência ou para fazer uma viagem em cerca de 1 ano, esse produto é ideal.
Por outro lado, quem tem objetivos de longo prazo pode estar deixando de ganhar um retorno a mais ao investir nesse tipo de Fundo.
Por fim, vale ressaltar que este artigo não tem como objetivo fazer recomendações de compra, mas apenas trazer exemplos dos produtos mais procurados no mercado. Lembre-se que a decisão final de onde investir é sempre sua.
CONTINUE LENDO