Imposto de Renda CDB: saiba como funciona a tributação
Como funciona o Imposto de Renda nos Certificados de Depósito Bancário? Leia o artigo e descubra!
Artigo escrito por Marcos Moraes em 05 de Março de 2024
Por ser um dos títulos de renda fixa mais tradicionais do Brasil, é muito importante saber como funciona o Imposto de Renda nos CDBs.
Afinal, dessa forma, é possível saber exatamente qual será a rentabilidade líquida do seu investimento e, assim, tomar decisões mais conscientes.
Nesse artigo, conheceremos um pouco mais sobre os CDBs e como funciona sua tributação. Então, vamos nessa?
VEJA TAMBÉM: O que é CDI? Saiba a diferença entre Selic e a taxa DI!
Como funciona o Imposto de Renda nos CDBs?
O Imposto de Renda nos CDBs segue a Tabela Regressiva dos títulos de renda fixa. Ou seja, quanto mais tempo você ficar com o título, menor será a alíquota a pagar.
Veja a seguir como se dá essa dinâmica de acordo com a Tabela Regressiva:
Tempo com o título | Alíquota |
Até 180 dias | 22,5% |
De 181 a 360 dias | 20% |
De 361 a 720 dias | 17,5% |
A partir de 721 dias | 15% |
Por isso, se você quiser ter uma rentabilidade líquida maior, deve ficar com o título o máximo de tempo possível.
E qual é a base de cálculo do Imposto de Renda CDB? O rendimento da operação, que é o ganho de capital pelo investimento.
Contudo, a tributação dos Certificados Depósito Bancário não se baseia apenas no Imposto de Renda, pois também pode haver incidência do IOF.
IOF nos CDBs
O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um tributo cobrado em várias situações, inclusive nos investimentos em renda fixa.
Nesse caso, o investidor vai pagar uma taxa, cuja alíquota decresce com o tempo, se ele permanecer menos de 30 dias com o título.
A seguir, você pode conferir como funciona a alíquota do IOF decresce ao longo do tempo.
Como você pode ver, no 30º dia, a alíquota é zero. Ou seja, o IOF só é cobrado caso fiquemos menos de 30 dias com o título, como dissemos.
E sobre que valor incide o IOF? Da mesma forma que o Imposto de Renda, somente sobre o rendimento.
Importante: o IR CDB e o IOF são retidos na fonte, ou seja, o valor que o investidor recebe ao resgatar seu investimento já é líquido de imposto.
O que é CDB?
O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um título de renda fixa cujo emissor é uma instituição financeira e que consiste em uma operação de empréstimo.
Portanto, ao investir nesse título, você emprestará dinheiro para um banco que te promete devolver o valor acrescido de juros no vencimento.
Dentre os ativos de renda fixa, o CDB é um dos mais tradicionais, pois existem grandes e sólidas instituições financeiras no Brasil.
Dessa forma, o Certificado de Depósito Bancário é uma opção muito interessante para quem busca diversificar o portfólio.
Características do CDB
No que diz respeito à rentabilidade, os CDBs costumam ser pós fixados atrelados à taxa DI, mas também podem ser prefixados ou com retorno misto.
Além disso, a liquidez vai depender de acordo com cada título, pois existem CDBs com liquidez diária e outros com uma carência maior. Então, escolha um título que seja adequado às suas necessidades.
Da mesma forma, o risco de cada Certificado de Depósito Bancário vai depender da instituição emissora.
Isso porque, quanto mais sólida for a instituição, menor é a chance de calote, que é o maior risco dos títulos de renda fixa.
De todo modo, os CDBs são cobertos pelo FGC, ou seja, você será coberto em até R$ 250.000,00 para caso instituição que você investe venha à falência.
Como investir em CDB
Para investir em um CDB, você precisa ter conta em uma corretora de valores, pois são essas instituições que ofertam os títulos de renda fixa.
Contudo, o ideal é que você através das melhores corretoras, pois elas contam com uma maior variedade de títulos em sua plataforma.
Dessa forma, quanto mais opções você tiver acesso, mais fácil será encontrar um título que seja adequado às suas necessidades.
Dentre as principais corretoras taxa zero, a Toro Investimentos é uma das melhores e mais completas do Brasil.
Simulador de CDB
Se você quiser saber quanto irá receber em um investimento em CDB, você pode utilizar o Simulador de Investimentos da Mobills.
Dessa forma, você saberá quanto pagará de Imposto de Renda pelo período do investimento e qual será seu rendimento líquido.
Vale a pena investir em CDB?
Como foi dito, os CDBs estão entre os principais títulos de renda fixa do Brasil, por isso eles são interessantes para compor uma carteira de investimentos.
Contudo, é muito importante que você escolha um título que seja adequado aos seus objetivos.
Por exemplo, se você quiser juntar dinheiro para viajar em seis meses, não pode investir em um CDB cuja liquidez seja superior a esse período.
Além disso, verifique o risco da instituição emissora para que você não tenha prejuízo em seu investimento.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)