Juros Futuros: conceito e funcionamento
O que são os juros futuros? Diante da sua importância, é fundamental que você conheça seu funcionamento. Saiba mais!
Artigo escrito por Marcos Moraes em 08 de Agosto de 2023
Os juros futuros são um importante instrumento para balizar as expectativas do mercado e auxiliar os investidores a protegerem seus investimentos.
Contudo, apesar de sua relevância, esse é um conceito pouco compreendido e utilizado. Por isso, vamos conhecer mais sobre o que são os juros futuros e como funcionam.
VEJA TAMBÉM: Qual o valor da taxa Selic hoje? Saiba agora e entenda os impactos! || Taxa CDI: Conceito, Funcionamento e Como Investir
O que são juros futuros?
Os juros futuros, ou contrato de futuro DI, são um contrato derivativo cujo ativo objetivo é a taxa DI, proveniente do CDI (Certificado de Depósito Bancário).
Um derivativo é um contrato feito entre dois investidores onde se define um pagamento futuro baseado no comportamento de determinado ativo.
No caso dos contratos de futuro DI, os investidores especulam a respeito do futuro da taxa DI, que é um importante referencial das taxas de mercado e que anda muito próximo da taxa Selic.
Nesse sentido, eles podem negociar taxas de um, cinco, dez e até quinze anos, formando assim a curva de juros.
O que é a curva de juros?
Existem vários contratos derivativos com várias datas, então, quando colocamos esses contratos em um gráfico, nasce a curva de juros.
Além disso, a expectativa do mercado pode mudar ao longo dos meses, por isso os investidores podem negociar contratos para a mesma data em períodos diferentes com taxas diferentes.
Por exemplo, se hoje o mercado acredita que em 2030 a taxa de juros estará em 10%, mas há um mês ele acreditava que estaria em 8%, a curva de juros de hoje será diferente da do mês passado.
Como funcionam os juros futuros
Como foi dito, os juros futuros são um instrumento financeiro que os investidores utilizam para estimar a taxa de juros de longo prazo.
Se eles acreditam que a taxa de juros vai subir nos próximos 5 anos, eles podem negociar um contrato derivativo hoje em que a taxa esteja acima da atual.
Para fazer essa estimativa, eles se baseiam em alguns indicadores econômicos e políticos que nos dão noção sobre para onde o país está caminhando.
Dentre esses indicadores, podemos citar inflação, dívida pública, cenário político, expectativa do PIB, entre outros.
Por exemplo, se, por algum motivo, os investidores acreditam que a inflação dos próximos anos estará alta e/ou que o ritmo da economia está muito acelerado, é natural que eles esperem um aumento da taxa de juros. Dessa forma, eles investirão em contratos futuros de DI cuja taxa subjacente esteja de acordo com essa realidade.
Como investir em juros futuros
O investir pode comprar ou vender no ambiente da bolsa de valores contratos derivativos de juros futuros.
Nesses contratos, é estabelecida uma data para que o comprador e o vendedor possam encerrar a operação e pagar ou receber o valor devido.
Esses contratos podem ser com taxas prefixadas ou pós-fixadas. Portanto, é possível apostar na subida ou na queda da taxa.
Para fazer essa operação, é preciso ter conta em uma corretora de valores, de preferência uma que não cobre taxa de corretagem, como a Toro Investimentos.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)