As debêntures são títulos de Renda Fixa emitidos por empresas não financeiras como forma de captar recursos para financiar suas atividades.
Nesse sentido, o investidor (chamado de debenturista) empresta dinheiro para a empresa em troca de uma taxa de juros.
Além disso, esses títulos são emitidos no médio e longo prazo, por isso costumam ter rentabilidades maiores que outros produtos de renda fixa.
Como funcionam as debêntures
Uma empresa pode se financiar de duas formas: com capital próprio (dos acionistas) ou com capital de terceiros.
Portanto, é muito comum uma empresa ir ao banco para captar recursos. Contudo, ela também pode fazer isso emitindo dívidas para investidores individuais.
Desta forma, ela pode conseguir taxas menores, tendo em vista que os investidores aceitam emprestar seu dinheiro por uma taxa menor que os bancos cobram.
Por fim, existem as debêntures conversíveis, que são aquelas que podem ser convertidas em Ações da empresa emissora.
Riscos das debêntures
Como é uma operação de empréstimo, o maior risco das debêntures é o risco de crédito, que é o risco de calote.
Isso pode acontecer pelo fato de que a empresa que pegou dinheiro emprestado ter problemas em suas operações ao tal ponto de não conseguir te pagar.
Para minimizar esse risco, é muito importante que você observe bastante a solidez da empresa e do setor que ela se encontra antes de investir em um título emitido por ela.
Imposto de renda nas debêntures
Você terá que pagar imposto de renda referente a seu lucro com debêntures. Assim, a alíquota a pagar varia de acordo com o tempo que você ficou com o título e segue a Tabela Regressiva:
TEMPO COM O TÍTULO
ALÍQUOTA
Até 180 dias
22,5%
De 181 a 360 dias
20%
De 361 a 720 dias
17,5%
A partir de 721 dias
15%
Tabela Regressiva da Renda Fixa
Contudo, as debêntures incentivadas são isentas de imposto de renda.
O que são debêntures incentivas?
As debêntures incentivadas são aquelas emitidas por empresas de infraestrutura, como construção civil, produção intensiva em pesquisa e inovação.
O governo faz isso para incentivar essas atividades, promover formas alternativas de financiamento e desenvolver o mercado de capitais.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.