Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

O que é dividendo? Entenda o pagamento de dividendos!

Quer entender o que é dividendos? Leia o artigo e entenda como funciona o pagamento de dividendos.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 15 de Janeiro de 2025

Dividendo é um tipo de remuneração do investidor e uma forma de construir renda passiva, por isso é tão importante conhecê-lo. 

Nesse artigo, entenderemos o que é dividendo e como funciona o seu pagamento. Confira!

VEJA TAMBÉM: Como escolher as melhores empresas de dividendos? Saiba agora!

O que é dividendo? 

Dividendo é o lucro de uma empresa que é distribuído aos acionistas. Como estes são sócios da companhia, eles têm direito a uma parte do lucro líquido. 

Contudo, cada empresa tem sua política própria de pagamento de dividendos, algumas pagando mais, outras menos; há também algumas que pagam anual, trimestral e até mensalmente. 

Por um lado, empresas que estão em fase de crescimento tendem a reinvestir uma maior parcela do lucro no negócio ao invés de distribuir aos acionistas. 

Por outro lado, empresas mais consolidadas e com pouca margem de crescimento, têm a tendência a distribuir mais e reinvestir menos. 

Afinal, o que é pagamento de dividendos? 

O pagamento de dividendos é o ato de distribuir parte do seu lucro líquido aos acionistas na forma de dividendos. 

Pela legislação, o percentual a ser distribuído do lucro deve ser definido no Estatuto Social da empresa. Quando não for definido, a empresa deve distribuir 50% do lucro aos acionistas. 

Essa porcentagem se refere ao lucro líquido do exercício social, que tem duração de um ano, ou seja, não diz sobre a frequência nem a data dessa distribuição, apenas que o lucro de um ano deve ser distribuído no ano seguinte, de acordo com a porcentagem definida.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.

Você também vai gostar

.
.